sábado, 31 de dezembro de 2011

O Melhor Pão de 2011


2011 foi um ano em que me aventurei no ramo da panificação. Inventei moda, segui receitas, fiz, dei pra minha família, meus amigos comeram, enfim, muita gente sentiu o cheirinho do pão assando aqui em casa. E isso não é comum. Eu não gostava de fazer pão, não sabia sovar a massa, não tinha paciência para deixá-la descansando. Mas aconteceu que tomei gosto pela coisa. Agora adoro sovar uma massa, ou mesmo tirá-la só para dar uma sovadinha depois que sai da máquina de pão. Formar as bolinhas, ou abrir o disco da pizza viraram a minha diversão de final de semana. E, para ilustrar a minha alegria de preparar essas fofuras, coloco aqui essa receita desse pão de leite que, sem dúvida, foi a estrela do ano. Um pão adocicado, fofinho, aromático e delicioso. Ótimo para um dia preguiçoso de férias, ou pra deixar pronto e ir comendo durante a semana.

Não posso esquecer de agradecer o carinho de todos que passam por aqui! Obrigada por terem me acompanhado em 2011, e vamos em frente que 2012 está chegando com momentos ainda mais deliciosos! Beijos a todos e um Feliz Ano Novo!

Pão de Leite

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
50g de açúcar
50g de manteiga
250g de leite morno
20g de fermento fresco ou 1 colher (sobremesa) de fermento seco
1 pitada de sal
1 gema, para pincelar

Modo de Preparo:

Dissolva o fermento fresco no leite morno. Coloque os restantes ingredientes numa bacia. Junte o leite aos pouquinho e vá amassando com a batedeira elétrica, com as pás de amassar. Cubra a massa com dois panos e deixe levedar durante 40 minutos ou até a massa ter dobrado de tamanho. Faça pequenas bolinhas ou pequenos rolos e coloque no tabuleiro, deixando espaço entre elas. Deixe levedar mais um pouco, até as bolinhas terem dobrado o seu tamanho. Pincele com a gema e leve a forno quente durante 20 minutos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Biscoito de Amêndoa


O melhor dessa massa é que ela pode ser usada como base para fazer vários tipos de biscoito. Quando fui fazer os biscoitinhos bicolores, ao invés de fazer uma receita daquela massa, fiz duas. Aí peguei a outra  metade pra fazer esses biscoitinhos. Mais simples, impossível. E repito: ainda dá tempo de preparar algumas fornadas dele para presentear no Natal! O Marcelo gamou, toda hora que ia na cozinha voltava com as mãozinhas cheias de estrelinhas!

Biscoito de Amêndoa
da Revista Cláudia Comida & Bebida

Ingredientes:

1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
150g de manteiga gelada, picada
2 gemas
4 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/3 xíc. de amêndoas sem pele bem picadas
Farinha de trigo para polvilhar
1 clara ligeiramente batida
1 xícara de amêndoas em lascas

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, junte a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e a manteiga e misture com as pontas dos dedos, até obter uma farofa granulosa. Faça uma depressão no meio e junte as gemas, a água e a essência. Misture bem, incorpore as amêndoas picadas e amasse até obter uma bola. Em uma superfície lisa e polvilhada com farinha, abra a massa até atingir 3mm de espessura. Com um cortador, recorte os biscoitos. Junte as aparas e repita a operaçao até acabar toda a massa. Arrume os biscoitos em uma assadeira e pincele-os com a clara. Decore com as lascas de amêndoa. Leve ao forno moderado (180oC) preaquecido, por 10 minutos ou até começar a dourar a parte de baixo dos biscoitos. Espere 5 minutos e transfira para uma grade.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Espaguetini com Tomate Uva, Mussarela de Búfala e Manjericão


Para um dia de muito cansaço, uma receitinha que é uma carta na manga. A única coisa a fazer é cozinhar o macarrão. O resto é rusticamente incorporado à massa. Com um bom parmesão, faz a alegria de um jantar!

Espaguetini com Tomate Uva, Mussarela de Búfala e Manjericão

Ingredientes:

500g de espaguetini
400g de tomate uva (sweet grape)
200g de mussarela de búfala
3 maços de manjericão fresco
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o espaguetini em água e sal. Escorra e reserve. Corte os tomatinhos ao meio, rasgue as folhas de manjericão e corte a mussarela em pedaços médios, mais ou menos do tamanho de cada metade do tomatinho. Incorpore os ingredientes à massa, regue com bastante azeite e sirva com queijo parmesão ralado.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Biscoito Bicolor


Ainda dá tempo de fazer esses biscoitos para presentear os amigos e familiares no Natal. Fiz esses, que resgatei de uma revista que está há anos na minha revisteira, para dar de presente para as professoras das crianças. E devo confessar, ficaram melhores do que imaginei. E ainda arrisco dizer: mais bonitos do que os da revista! =P

Biscoito Bicolor
da Revista Cláudia Comida & Bebida

Ingredientes:

1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
150g de manteiga gelada, picada
2 gemas
4 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, junte a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e a manteiga e misture com as pontas dos dedos, até obter uma farofa granulosa. Faça uma depressão no meio e junte as gemas e a água. Misture bem e amasse até obter uma bola. Divida-a em duas porções. Acrescente o chocolate em pó a uma delas e amasse bem até ficar homogênea. Em uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, abra separadamente as duas porções de massa com um rolo até obter dois retângulos de 22x29 cm. Disponha a massa de chocolate sobre a massa branca e enrole-as juntas pelo lado maior, pressionando ligeiramente. Leve para gelar, embrulhado em um papel-alumínio, por uma hora. Retire o papel e corte o rolo em fatias de 3 mm. Arrume-as em assadeiras e leve ao forno (180oC) preaquecido por 15 minutos, ou até que comecem a dourar. Espere cinco minutos e retire com uma espátula, com cuidado. Deixe esfriar em uma grade. Sirva os biscoitos ou embale-os para presente.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tortinhas de Massa Folhada com Espinafre e Roquefort


Agora aprendi: toda vez que vou ao supermercado, compro um pacotinho de massa folhada. Isso porque a massa folhada anda quebrando muitos galhos nos dias que não tenho tempo de preparar muito para o jantar. Um dia desses foi uma torta deliciosa de abobrinhas com a massa folhada - faço de novo para postar, não deu tempo de tirar as fotos -, e semana passada saíram essas tortinhas deliciosas: metade fiz de tomatinho com creme de ricota e a outra metade essas delicinhas de espinafre com roquefort. Ah sim, na hora de comprar a massa, dêem preferência à folhada laminada. Fiz a besteira de comprar a semi-laminada, que tive que abrir com o rolo antes de usar!

Tortinhas de Massa Folhada com Espinafre e Roquefort
Inspiradas nessas tortinhas

Ingredientes:

1/2 pacote de massa folhada
1/2 maço de espinafre
400g de queijo roquefort
6 colheres (sopa) de creme de ricota

Modo de Preparo:

Lave as folhas de espinafre e cozinhe até que fiquem al dente. Escorra e pique bem o espinafre. Reserve. Abra a massa folhada pequenos cícrulos e forre 6 forminhas de muffins com a massa. Coloque um pedaço de roquefort, uma colher do creme de ricota e espinafre suficiente para rechear a tortinha. Leve ao forno médio pré-aquecido até que a massa comece a ficar dourada, aproximadamente 25 minutos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sopa de Tomate Apimentada com Queijo-Quente Crocante


Logo que vi essa sopinha no TK, fiquei tentada a fazê-la. Falei pro Bernardo que tinha visto uma sopa de tomate, mas ele não ficou muito empolgado. Até que, essa semana, consegui juntar os ingredientes para fazer a sopa. Para os meninos, macarrão com molho - no caso, a sopa antes de ir pro liquidificador. E, pra gente, essa sopinha deliciosa e apimentada com esse queijo quente, que é realmente a estrela do prato. Nota 10!


Sopa de Tomate Apimentada com Queijo-quente Crocante
da Pat

Sopa:

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena, bem picadinha
½ colher (chá) de pimenta calabresa (ou a gosto)
2 x 400g de tomates pelados
pitada generosa de açúcar
7-8 galhinhos de tomilho fresco
1 ¼ xícaras (300ml) de água fervente
punhado bem generoso de manjericão fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa)s de crème fraîche ou creme azedo (sour cream), para servir
orégano seco, para servir

Queijo quente:

½ baguette (como não tinha, fiz com pão de forma mesmo)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de orégano seco + e um pouquinho mais para servir
1 xícara de um queijo que derreta bem, como Fontina ou Gruyère, ralado no ralador grosso

Modo de Preparo:

Comece preparando a sopa: aqueça o azeite em uma panela grande, de fundo grosso, em fogo médio. Junte a cebola e a pimenta calabresa e refogue, mexendo ocasionalmente, até a cebola amaciar. Junte os tomates, cortando-os com a colher, seguidos do açúcar, o tomilho e a água e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 30 minutos. Acrescente o manjericão, tempere levemente com sal e pimenta do reino e deixe esfriar um pouquinho antes de processar ou bater a sopa no liquidificador (faça isso em etapas se necessário). Passe a sopa por uma peneira fina, pressionando os sólidos com a concha para extrair o máximo de líquido possível. Mantenha a sopa em fogo baixo enquanto prepara o queijo quente.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Separe duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, de maneira que uma possa ser posicionada sobre a outra. Forre uma delas com papel manteiga.
Com o auxílio de uma faca serrilhada, corte a baguette em fatias de pouco mais de 5mm de espessura (leve o pão ao freezer por alguns minutos para facilitar o corte). Coloque as fatias na forma forrada com papel manteiga.
Derreta a manteiga em uma panelinha e salpique com o orégano. Pincele metade das fatias de pão com a manteiga e coloque- as de volta na forma forrada com o lado pincelado com manteiga virado para baixo (em contato com o papel). Divida o queijo igualmente entre estas fatias de pão e cubra com as fatias restantes, formando pequenos sanduíches. Pincele o lado de cima dos sanduíches com a manteiga restante. Cubra todos os lanchinhos com um pedaço grande de papel manteiga e coloque a outra assadeira por cima dele. Leve ao forno até que os sanduichinhos dourem bem, fiquem crocantes e o queijo derreta, cerca de 15 minutos. Retire do forno e remova-os do papel manteiga.
Transfira a sopa para tigelas e cobra com um pouco de crême fraîche e uma pitada de orégano. Sirva com os sanduichinhos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Madeleines de Chocolate


Na segunda-feira fui ao médico com o Bernardo. Acabou a consulta já era quase hora de buscar as crianças. Estávamos indo buscar o Marcelo quando passamos por uma loja de utensílios que anunciava uma promoção. Aí claro que não resisti. Pedi pra ele parar, falei que passaríamos só 5 minutinhos, pra ver a liquidação. O resultado: ISSO e uma forminha de silicone para madeleines. Tem como não amar esse marido?
Sobre as madeleines, ficaram como devem ser: super úmidas e delicadas, com um gostinho bem marcante do chocolate. Marcelo, meu ajudante, adorou, quis até levar pra escola! :D

Madeleines de Chocolate
da Gina

Ingredientes:

1/4 xícara (chá) de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de essência de bauninha
1 pitada de sal
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de chocolate em pó

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga e deixe esfriar.
Na batedeira, bata os ovos,  a baunilha e o sal até clarear. Adicione, sem parar, o açúcar em velocidade alta até engrossar, entre 5 e 7 minutos. Peneire a farinha com o chocolate. Com a velocidade baixa, coloque farinha e chocolate aos poucos. Por último, adicione a manteiga derretida.
Unte e enfarinhe as forminhas de madeleines, preencha com a massa e leve ao forno preaquecido a 180°, por 15 minutos aproximadamente ou até que, pressionada com o dedo, a madeleine volte ao normal. Deixe esfriar sobre uma grade. 
Essa massa me rendeu 2 forminhas, com capacidade para 15 mini madeleines.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lasanha Vegetariana


Primeiramente eu queria agradecer a vocês pelo carinho com o aniversário do blog. Adoro a ideia de compartilhar minhas receitas e - algumas vezes - inspirar quem quer que esteja na cozinha, sei bem como é recorrer aos meus blogs queridos para pegar uma receitinha pra dar uma variada no cardápio! Obrigada mesmo! Sobre a receita de hoje, a ideia eu peguei, mais uma vez, do Sabor Sonoro. E posso dizer que foi outro sucesso! Além de super fácil de fazer, a lasanha agradou até mesmo aos meninos, mesmo com os legumes misturados! Bom demais!


Lasanha Vegetariana
adaptada daqui

Ingredientes:

300g de massa para lasanha
1 abobrinha média
1 berinjela média
2 latas de tomates sem pele
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Folhas de orégano fresco (ou manjericão)
Sal, pimenta e açúcar a gosto
300g de ricota fresca
1 colher (sopa) de cebola em pó
Parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Primeiro, faça o molho: Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Junte os tomates, com o suco. Amasse bem os tomates com uma colher para que se partam bem. Adicione o sal, a pimenta e o açúcar, que serve para diminuir a acidez no molho. Acrescente as ervas e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, em fogo baixo, mexendo sempre. Enquanto isso, corte a berinjela e a abobrinha em fatias (a minha berinjela era enorme, por isso cortei em meia-lua). Amasse a ricota e tempere com o sal, a pimenta e a cebola em pó. Reserve. Agora a montagem: Comece com uma camada de molho no fundo da assadeira. Depois coloque, verticalmente, a massa, fatias de berinjela, fatias de abobrinha e a ricota. Repita a operação até que acabem os ingredientes. Por cima, coloque mais uma porção generosa do molho e polvilhe com o parmesão ralado. Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos com o papel alumínio, retirando o papel nos 5 minutos restantes para gratinar.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

2 Anos do Blog e um Bolo de Chocolate com Coca-Cola


Dia 5 de novembro meu blog fez 2 anos, mas a data passou despercebida pra mim. Precisamente no dia 5, Bernardo e eu estávamos em São Paulo para ir a um festival que contou com uma das minhas bandas preferidas. Por isso, deixei passar a data, assim como fiz no ano passado. Mas, como que para me desculpar, resolvi fazer um bolo essa semana somente com a intenção de postar aqui. Mas o tiro saiu pela culatra. O bolo é maravilhoso, fiz ontem e o que sobrou não cabe nem em uma xícara de café, tanto foi o sucesso. A massa, com a adição da canela, fica super aromática e o bolo molhadinho, nem precisa de calda para umedecer. Uma surpresa muito boa mesmo!


Bolo de Chocolate com Coca-Cola e Recheio de Doce de Leite, Coco e Amêndoas
da Pat

Ingredientes:

Bolo:

42g de chocolate amargo picado – usei 72% de cacau
2/3 xícara (160ml) de buttermilk (em uma xícara, coloque uma colher de vinagre e complete com leite)
3 ovos
1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) de óleo – use um que não tenha sabor marcante, como o de canola
1 ½ colheres (chá) de baunilha
2 xícaras (400g) de açúcar
2 ¾ xícaras de farinha especial para bolos (cake flour) - para cada 7/8 de xíc. de farinha, adicione 2 colheres (sopa) de maizena
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de canela em pó
2/3 xícara (160ml) de Coca-Cola

Recheio:

1 xícara (90g) de coco em flocos adoçado – usei coco ralado comum
1 xícara (112g) de amêndoas em lâminas
1 lata de leite condensado (395g) cozida na pressão por 40 minutos

Cobertura:

1 xícara de creme de leite fresco batido em ponto de chantily

Modo de Preparo:
 
Para o bolo: pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte uma fôrma de 17 cm com manteiga ou cooking spray; forre o fundo de cada forma com papel manteiga e unte o papel também.
Leve o chocolate e o buttermilk juntos ao banho-maria e aqueça, mexendo com freqüência, até que o chocolate derreta (aprox. 7 minutos); não deixe o buttermilk ferver ou pode talhar. Retire do fogo e misture bem até obter um líquido homogêneo.
Na tigela grande da batedeira, bata ligeiramente os ovos. Acrescente o óleo e a baunilha, bata, e vá adicionando gradualmente o açúcar, até incorporar bem. Junte a mistura de chocolate e bata até homogeneizar tudo.
Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e a canela. Em duas ou três adições, batendo bem entre uma e outra e alternando ingredientes secos e líquidos, coloque a mistura peneirada e a coca-cola na massa de bolo. Coloque 2/3 da mistura na fôrma.
Asse por aproximadamente 40 minutos e faça o teste do palito. Retire do forno e deixe o bolo esfriar na forma por 10 minutos; depois disso, inverta-o sobre gradinhas para que esfrie completamente, por pelo menos 1 hora.
Junte o coco e as amêndoas ao doce de leite. Deixe esfriar um pouco, cubra com filme PVC, pressionando-o diretamente sobre o doce e leve à geladeira para que esfrie completamente, mas sem firmar demais (1 a 1 hora e meia).
Para montar: Corte o bolo em 3 camadas. Coloque um dos bolos em um prato ou suporte, com o lado plano para cima. Cubra com ¾ xícara de recheio, espalhando bem. Faça o mesmo com o segundo bolo e mais ¾ xícara de recheio. Finalize com o chantily e decore com algumas amêndoas.

*No meu caso, fiz a receita inteira e me rendeu esse bolo de 17cm e mais uma fôrma com 12 mini-cupcakes.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jantar de Micro-ondas: Batatas Assadas com Brócolis e Requeijão


Em dias de despensa vazia e geladeira igualmente deserta, improvisei um jantarzinho inspirado nessa batata linda que vi no blog da Tamy. Para as crianças, fiz uma batata recheada com um frango desfiado e requeijão, e pra mim, esse luxo de batata recheada com brócolis e requeijão. E olha, ficou tão boa que tive que repetir. No final acabei comendo as duas batatas - sozinha!

Batatas Assadas com Brócolis e Requeijão
adaptada daqui

Ingredientes:

2 batatas pequenas
6 buquês pequenos de brócolis
2 colheres (sopa) de requeijão
1/2 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
Queijo minas a gosto
Sal e pimenta

Modo de Preparo:

No micro-ondas, coloque as batatas, uma de cada vez, previamente furadas com um garfo e untadas com azeite. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 4 minutos em potência alta. Se não estiver macia ao espetar com um garfo, deixe mais tempo. Retire a batata do forno e cozinhe o brócolis: em uma tigela pequena, coloque os buquês, 1 dedo de água e leve ao micro-ondas por aproximadamente 2 minutos e meio. Refogue o brócolis cozido no azeite e no alho, tempere com sal e pimenta e reserve. Abra a batata com uma faca, fazendo um corte transversal. Recheie com o requeijão e coloque os buquês de brócolis por cima. Decore com queijo minas.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quesadillas Vegetarianas


Ontem nem eu nem meu marido tivemos expediente no trabalho, nem as crianças tiveram aula. Então o que tivemos foi uma tarde de muita preguiça. Até a hora que chegou um e-mail da Better Homes and Gardens, com uma quesadilla linda estampando a capa. Aí não teve jeito: tive que ir ao supermercado para comprar queijo e tortillas para fazermos esse lanchinho, que não deu nem 10 minutos de preparo, mas que meu marido, na primeira mordida, soltou seu maior elogio culinário: "Maravilhoso!"E uma dica para quem não gosta de pimentão, que é o meu caso: faça! É muito gostosa mesmo!

Quesadillas Vegetarianas
adaptada daqui

Ingredientes:

4 tortillas (tipo rap10)
200g de queijo (usamos gouda, mas deve ficar bom com mussarela e minas também)
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
1 pimenta dedo-de-moça, sem semente
1 tomate
1 cebola
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Corte em rodelas finas a cebola, a pimenta e os pimentões. Aqueça o óleo em uma frigideira e coloque os legumes. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 4 minutos. Em outra frigideira, monte a quesadilla: coloque, em cima de uma tortilla, a metade do recheio de pimentões e cebola, meio tomate em rodelas e a metade do queijo. Feche com a outra tortilla e leve ao fogo médio na frigideira tampada. Vire a quesadilla para que toste igualmente dos dois lados. Aqui em casa servi com um sour cream feito com uma lata de creme de leite light e suco de meio limão, que deixei descansar por 10 minutos. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Salada Caprese


Hoje não tem receita, só uma sugestão de uma saladinha que com certeza vai fazer o maior sucesso na sua mesa. Fui à feira esses dias e comprei um maço de manjericão com folhas enormes. Aproveitei para fazer essa salada caprese, que já estava ensaiando há um tempão. Mussarela de búfala, tomate e o manjericão. Tempere com azeite, sal e pimenta e pronto! É só servir com uma carne, ou mesmo com uma fatia de pão italiano. Bom demais!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Coxinha de Frango


Quando eu encasqueto com uma receita, é muito difícil tirá-la da minha cabeça. E assim foi com essas coxinhas. Procurei a receita, encontrei aqui na internet e fiquei morrendo de vontade de fazer. Não tive tempo de fazer no dia da festinha da Mariah, mas, no outro dia, me internei na cozinha e só saí com mais de 60 coxinhas prontinhas, no congelador. Agora, quando bate uma vontade, é só colocar pra fritar algumas, afinal de contas, de vez em quando uma porcariazinha não faz mal a ninguém!

Coxinha de Frango
daqui, fiz meia receita e rendeu 60 coxinhas


Para a massa:

2 litros de água
1 kg de farinha de trigo peneirada
2 caldos de galinha
1 colher de margarina
1 colher rasa de sal
1 colher de colorífico

Para o recheio:

1 kg de peito de frango cozido e desfiado
2 cebolas médias picadas
1 xícara de salsinha picada
Pimenta vermelha picada a gosto
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Colorífico para dar uma cor
Óleo ou azeite de oliva

Para empanar:

2 claras
1 litro de água
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 kg de farinha de pão

Para a massa:

Em uma panela junte dois litros de água (de preferência a água que cozinhou o frango), dois caldos de galinha, uma colher de margarina, uma colher rasa de sal e uma colher de colorífico. Deixe a mistura no fogo até ferver. Após levantar fervura, junte a farinha peneirada e com o auxílio de uma colher de pau vá mexendo sem parar até que a massa desgrude da panela. Retire a do fogo e coloque sobre uma superfície lisa e besuntada de margarina. Deixe esfriar, mas vá sovando constantemente para que a massa não crie casca. Reserve.

Para o recheio:

Em uma panela com óleo ou azeite junte o alho amassado, a pimenta de vermelha picada e a cebola picada, frite tudo até dourar, junte o peito de frango cozido e desfiado e refogue por alguns minutos. Junte o sal e o colorífico. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada, misture bem e deixe esfriar.

Para a montagem:

Com as mãos previamente acrescida de manteiga (sem excesso), pegue uma porção da massa (dependendo qual seja o tamanho desejado da coxinha), faça uma bolinha e com o auxílio do dedo indicador faça uma cavidade na massa de modo que a paredes internas não fiquem muito finas. Coloque uma porção do recheio e feche pinçando a boca da cavidade com a parte interna do polegar e do indicador.

Para empanar:

Misture a água e as claras, bate com o auxílio de um garfo por alguns minutos, junte o sal a farinha de trigo e vá batendo até que as bolinhas de farinha desapareçam. Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tire o excesso e passe pela farinha de trigo, após o terminar de empanar as coxinhas repita a operação, isso fará com que elas fiquem mais sequinhas e crocantes.

Para fritar:

Em um tacho ou panela funda, coloque óleo suficiente para cobrir a coxinha, deixe esquentar bem (190º a 200º graus) e frite as coxinhas aos poucos para que o óleo não esfrie, o que pode fazer com que as coxinhas venham a rachar. Espere ficar dourar bem, retire escorra e aproveite.


domingo, 30 de outubro de 2011

Risoto de Limão Siciliano com Peito de Frango Defumado


Feito para salvar o jantar no dia da faxina em casa, esse risoto, na opinião do meu marido, foi o melhor de todos. Atribuímos o elogio ao fato de eu ter feito o prato com o caldo de legumes caseiro, e, realmente, foi notória a diferença do sabor. Incrivelmente mais suave, muito mais saudável e bem mais gostoso. E a única coisa que fiz foi deixar o caldo fervendo enquanto limpava a casa. Mais fácil, impossível!

Risoto de Limão Siciliano com Peito de Frango Defumado
adaptado daqui


Ingredientes:

1/2kg de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
2 litros de caldo de legumes (usei esse, sem o frango)
1 1/2 limão siciliano grande (rale as cascas e reserve)
100g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

1 peito de frango defumado, cortado em fatias

Modo de Preparo:

Aqueça o caldo. Em uma outra panela grande, aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar. Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Esprema 1/2 limão e vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Esprema mais 1/2 limão e mexa. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo. Esprema a última metade de limão. Cuidado pra não deixar cair nenhuma semente. Quando o arroz estiver no ponto, adicione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho. Arrume os pedaços de frango por cima do risoto e decore com as cascas do limão.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Berinjela (de Forno) à Parmegiana


Eu geralmente tenho problemas pra inventar um prato pra nossa segunda-feira sem carne. Aí, como tinha umas berinjelas perdidas na geladeira, resolvi inventar e fazê-las empanadas, com bolacha cream cracker. Qual não foi a minha surpresa quando até os meus filhos comeram! Bruno comeu 3 fatias, e Marcelo adorou, pensando que era hamburger! Pra dar uma incrementada, um molhinho de tomate e umas fatias de queijo!

Berinjela (de Forno) à Parmegiana

Ingredientes:

3 berinjelas
1 pacote de bolacha cream cracker (uso uma integral da nestlé)
2 ovos
Farinha de trigo
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Fatias de mussarela
Molho de tomate
Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Corte as berinjelas em fatias. Em uma peneira, coloque as berinjelas e salpique sal. Deixe descansar por 30 minutos, lave bem e seque com papel toalha. Enquanto isso, triture os biscoitos no liquidificador, até que vire uma farinha. Prepare 3 pratos para empanar: um com farinha de trigo, outro com ovo e o último com a farinha de bolachas. Tempere as fatias de berinjela com sal e pimenta e passe na farinha de trigo, ovo e farinha de bolachas, nessa ordem. Unte um tabuleiro com azeite e leve ao forno médio-alto até que as berinjelas fiquem douradas. Retire do forno e monte a parmegiana: uma fatia de berinjela, molho e queijo. Leve ao forno novamente para gratinar e sirva com arroz branco.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Enroladinho de Queijo e a Melhor Massa para Salgados


Não que eu seja especialista em salgados. Muito menos em panificação. No entanto, mês passado fiz uma receita com uma massa de salgado que não ficou bem do jeito que eu queria. Muito ressecada, muito dura, enfim, algo não deu certo. Isso até eu encontrar, procurando pela internet, uma receita com a cara que eu queria: salgadinhos fofos e douradinhos, e com uma massa que, mais simples, impossível. Aí fui eu pra cozinha preparar enroladinhos de salsicha para o dia das crianças: não sobrou um pra contar história. Mesma coisa com o pãozinho recheado de calabresa e queijo: meu marido gostou tanto que comeu mais de 8, só no lanche. E, finalmente, os enroladinhos de queijo, que fiz pra comemorar o aniversário de uma neném muito fofa que passou por aqui. Não vou dizer que foi rápido, mas com certeza muito fácil de fazer!

Enroladinho de Queijo


Ingredientes:

1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de óleo
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 quilo de queijo minas padrão
1 gema (para pincelar)


Modo de Preparo:

Com um garfo, misture o açúcar, o sal, o óleo, os ovos e o leite. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Aos poucos, vá juntando os ingredientes secos aos outros. Mexa com o garfo e se prepare para colocar a mão na massa. Amasse bem e vá colocando farinha aos poucos, até soltar da mão. Transfira para uma superfície limpa, seca e enfarinhada e sove bem. Depois, coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo. Deixe descansar por uns 40 minutos. Enquanto isso, corte o queijo em pequenos retângulos, ou do tamanho que desejar. Com a ajuda de um rolo, abra a massa, corte em tiras finas e enrole os pedaços de queijo. Pré-aqueça o forno a 200o e coloque os salgadinhos, já pincelados coma  gema, em uma assadeira e deixe-os descansar, aproveitando o calor do forno, por mais uns 10 minutos. Asse até que fiquem dourados (cuidado para não assar demais, a massa pode ficar ressecada).


PS: Ainda fiz uns bolinhos pra cantarmos parabéns pra princesinha Mariah, filhota da da minha querida amiga Carol, que faz os brigadeiros mais gostosos que já comi!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Filé Mignon de Forno


Há muitos anos que eu sirvo esse filé nas festas aqui de casa. E toda vez ele é elogiado, todo mundo gosta, é o tipo de carne que, mesmo quando assamos bem, fica super suculenta por dentro. E o melhor: consegui fazer essa peça de carne em menos de meia hora, para o almoço de dia de semana aqui de casa. E além do que, um filé ao forno é uma carne ideal para qualquer acompanhamento: risoto, legumes, purê de batatas, ou mesmo o arroz com feijão de todos os dias. Quer motivo melhor pra colocar logo seu filé no forno?

Filé Mignon de Forno

Ingredientes:

1 peça pequena de filé mignon (aproximadamente 700g - peça para o açougueiro limpá-la bem)
Sal grosso e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva para untar a carne

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220oC. Tempere o filé com o sal e a pimenta, com cuidado para não exagerar no sal. Coloque a carne em uma assadeira e unte-a com o azeite de oliva. Leve o filé ao forno (sem papel alumínio mesmo) e asse em forno alto por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique no ponto desejadoc. Retire a carne e, antes de cortá-la, deixe que descanse por 10 minutos. Servi com mostarda e um raminho de alecrim.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Torta Integral de Milho


Aqui em casa milho faz o maior sucesso. As crianças gostam muito, e nós também! Pro almoço da segunda-feira passada, fiz essa tortinha super básica.O diferencial dessa foi a adição de cebola em pó na massa, e olha, se vale como sugestão, a massa sozinha viraria um ótimo biscoitinho salgado!


Torta Integral de Milho

Ingredientes:

Massa:

100g de manteiga gelada, em cubinhos
1 e 1/4 xíc. de farinha de trigo
1 e 1/4 xíc. de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de cebola em pó
Água gelada para dar o ponto
Recheio:

1 lata de milho verde, escorrido
1 colher (sopa) de cebola ralada
150 ml de creme de leite fresco
3/4 xíc. de queijo parmesão ralado
2 ovos
Folhinhas de orégano fresco
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes da massa - com exceção da água. Acrescente a água até dar o ponto de desgrudar das mãos, uma massa homogênea. Leve à geladeira por 30. Enquanto isso, prepare o recheio: misture todos os ingredientes em uma tigela. Retire a massa da geladeira, abra em uma fôrma de fundo falso, despeje o recheio da torta e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, ou até que a torta fique dourada e seu interior assado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nhoque de Grão-de-Bico


Desde que vi esse nhoque no blog da Fê, vi que a receita era do tipo que eu gosto. Demorei, mas finalmente fiz. E olha, como o primeiro nhoque que já fiz que não ficou duro que nem uma pedra, posso dizer que é uma delícia, e que o sabor e a textura deliciosos do grão-de-bico se sobressaem no meio da maciez da massa. Essa é daquelas pra serem repetidas!

Nhoque de Grão-de-Bico

Ingredientes:

1 xícara (chá) de grão-de-bico 
1 ovo 
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (chá) de sal 
3 l de água com uma pitada de sal


Modo de Preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro.  Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos numa panela grande e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora. Escorra a água. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga derretida, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea. Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Para o molho, usei o mesmo de sempre.

sábado, 15 de outubro de 2011

Brigadeiro de Leite em Pó


Marcelo teve uma festinha para comemorar o dia das crianças na escola. Aí lá fui eu pra cozinha preparar bolinhos de chocolate com cobertura de marshmallow pra ele levar. Isso até perceber que a massa não tinha dado certo, os bolinhos solaram completamente, além de não assarem direito. E, vejam bem, isso já era mais de 8 da noite do dia anterior à escola. Aí veio aquela dúvida de sempre: o que vou fazer pra ele levar? Sem nenhum ingrediente, sem ovos, sem manteiga, enfim, sem nada na despensa fui para o computador procurar uma receita de brigadeiro de leite em pó, já que era a única coisa que tinha em casa. E eis que encontrei essa receita, que ficou muito parecida com o brigadeiro de leite condensado, além de ter ficado com um ponto que eu, particularmente, nunca tinha conseguido com um brigadeiro comum. Receita mais que aprovada, tanto que no dia que o Marcelo levou fiquei morrendo de vontade de comer o docinho depois do almoço.

Brigadeiro de Leite em Pó

Ingredientes:

10 colheres (sopa) de leite em pó
8 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, leve ao fogo baixo todos os ingredientes. Mexa bem até que adquira uma consistência pastosa grossa e solte do fundo da panela. Deixe esfriar, unte as mãos com manteiga e enrole as bolinhas. Passe nos confeitos para enfeitar.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tempurá

 
Aqui em casa estamos a todo o vapor com a cozinha oriental. Já teve yakisoba, frango xadrez, e o sushi, que meu marido viciou - literalmente! Todo final de semana ele quer que eu faça comida japonesa. Pra complementar o sushi da semana passada, resolvi fazer um tempurá. E aí que eu me esbaldei na fritura, que acompanhou o melhor sushi que já fizemos até hoje, na minha modesta opinião!

Tempurá
do Livro Cook Step by Step

Ingredientes:

1/2 brócolis japonês, separado em pequenas flores
1/2 couve-flor, também em flores
1 cenoura, cortada em rodelas
6 talos de cebolinha, cortadas as pontas
2 ovos
300g de farinha de trigo
600 ml de água gelada
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, coloque os ovos, a farinha e a água. Misture bem até incorporar. Coloque os legumes dentro da mistura e mexa bem. Com um pegador de massas, vá retirando os vegetais, retire o excesso da massa e coloque para fritar em óleo quente, em fogo baixo. Deixe fritar por 6 minutos, virando na metade do tempo. Escorra em bastante papel toalha e sirva com molho de soja.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bolinhos de Espinafre e Ervas


Só posso falar uma coisa sobre esses bolinhos: são mais do que deliciosos! A mistura das ervas e do espinafre é sensacional, e a receita ainda é super rápida de preparar, perfeita para nossos almoços super corridos de dia de semana. Ficou tão, mas tão gostoso que até o Bruno comeu!

Bolinhos de espinafre e ervas


Ingredientes:


1 xícara (140g) de farinha de trigo com fermento
2 ovos

1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, derretida
¼ xícara (60ml) de leite
sal e pimenta do reino moída na hora
¼ xícara de cebolinha picada, somente a parte verde
½ xícara de manjericão picado
½ xícara de salsinha picada
1 xícara de espinafre, só as folhas (retire os talinhos), rasgadas ou picadas – aperte-as na xícara na hora de medir
óleo vegetal, para fritar – cerca de 4 colheres (sopa)



Modo de Preparo:


Junte a farinha, os ovos, a manteiga, o leite, o sal e a pimenta numa tigela grande e misture bem até obter uma massa homogênea. Junte a cebolinha, o manjericão, a salsinha e o espinafre e misture bem. 

Coloque 2 colheres (sopa) de óleo numa frigideira grande e aqueça em fogo médio. Coloque colheradas (sopa) de massa no óleo e frite por 1-2 minutos, ou até bolhinhas aparecerem na parte superior; vire e doure do outro lado – evite fazer bolinhos muito grandes ou “gorduchos”, pois a massa pode não cozinhar completamente por dentro.

Retire do óleo e escorra sobre papel absorvente.
Coloque mais 2 colheres (sopa) de óleo na frigideira e frite o restante da massa.

Servi com um molhinho simples que levou 1 copo de iogurte natural, 1/2 xícara de hortelã picada, 1 colher (sopa) de maionese e 1 alho picado.

domingo, 9 de outubro de 2011

Ratatouille


Primeiro eu assisti o filme. Depois fiquei super curiosa pra fazer a receita. Passado algum tempo, a receita esquecida, veio essa criatura e começou a falar super bem do ratatouille. Aí minha curiosidade ficou aguçada de vez. Semana passada decidi fazer o prato, como acompanhamento do almoço. Resultado: comi só isso no almoço, com um pedaço de pão! A receita foi inventada depois que vi algumas pela internet!

Ratatouille

Ingredientes:

1 berinjela média
1 abobrinha média
1 pimentão amarelo
2 tomates (usei italiano)
1 xícara de molho de tomate (usei esse)
Azeite a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Corte as berinjelas e abobrinhas em formato de meia-lua, os tomates em rodelas e o pimentão em rodelas também, cortados na metade. Forre uma frigideira com o molho de tomate e arrume os legumes, alternando em camadas iguais. Tempere com sal e pimenta e coloque bastante azeite. Cozinhe em fogo baixo, até que os legumes amoleçam bem (o que levou cerca de 20 minutos). Retire do forno e sirva com mais azeite. Decorei com algumas folhinhas de orégano.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Frango Xadrez


Sabe aquela receita que você faz em 10 minutos? Pois essa é uma delas. Fui à feira no sábado e encontrei lindos pimentões coloridos. Comprei um amarelo e um vermelho, já pensando que eles virariam uma deliciosa comida chinesa. Comprei também um pacotão de amendoim, que agora está todinho no armário me servindo de inspiração para outros pratos!

Frango Xadrez

Ingredientes:

400g de peito de frango desossado
1 dente de alho
1 pimentão vermelho
1 cebola
3/4 xíc. de molho de soja (shoyu)
1/4 de xíc. de água
1 colher (sopa) cheia de maizena
1 xíc. de amendoim sem pele, torrado e salgado
Óleo de gergelim
Sal e pimenta

Modo de Preparo:

Lave bem o frango com o suco de um limão, tempere com alho, sal e pimenta e reserve. Corte o pimentão em quadrados médios e a cebola em pétalas, de forma que fiquem os dois ingredientes praticamente do mesmo tamanho. Reserve. Aqueça em uma panela o óleo de gergelim. Adicione o frango e refogue até que fique levemente dourado. Acrescente a cebola e o pimentão, e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos. Coloque o molho, já misturado com a água e a maizena e abaixe o fogo, fervendo até engrossar. Por último, coloque o amendoim.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Torta Alemã


Há muito tempo, quando almoçávamos em um restaurante embaixo do nosso apartamento antigo, sempre que eu queria comer um docinho depois do almoço eu ia de torta alemã. Esse creme delicioso, junto com o biscoito e a cobertura sempre me fascinaram. Isso até o dia em que eu descobri que a torta era feita com manteiga e creme de leite. Me lembro de ter pensado: 'Isso é um infarto no pote', e parei de pedir a sobremesa entupidora de artérias. Mas, o tempo passou e me deu uma vontade insana de preparar essa torta. Muita manteiga depois, eis o resultado, com um creme delicioso e aveludado, alternado com as camadas de bolacha meio amolecidas. Bom demais!

Torta Alemã
adaptada daqui

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 caixas de creme de leite
1 xíc. de açúcar
1/2 pacote de biscoito maizena
1 xíc. de leite
1 pacote de biscoito com cobertura de chocolate
80g de chocolate meio amargo
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Acrescente o creme de leite e bata rapidamente, só mesmo para incorporar. * Forre a lateral do refratário com o biscoito com cobertura de chocolate. Umedeça os biscoitos com o leite e forre o fundo de um refratário. Alterne camadas de creme e biscoito, termine com uma camada de biscoitos e leve à geladeira. Prepare a ganache: Aqueça, no micro-ondas, o creme de leite com o chocolate. Despeje a mistura por cima da torta e volte à geladeira para endurecer.

* Pra variar, o meu creme talhou. Peguei a mistura, talhada mesmo, e levei ao liquidificador, batendo por uns 2 minutos, até que o creme fique completamente incorporado. Utilize a mistura conforme a receita.


domingo, 2 de outubro de 2011

Rocambole de Mussarela de Búfala, Rúcula e Tomate Seco


Outra receita inspirada no lindo Sabor Sonoro, do Marcel. Vi a ideia lá e logo associei com uma manta de mussarela de búfala que comprei - super barato - em um supermercado por aqui. Amei a dica, ontem nosso jantar foi só esse rocambole com pão. Tivemos que comer com pão normal, mas aposto que ficaria muito mais delicioso com uma ciabatta. Bom demais, e, o melhor, super simples!


Rocambole de Mussarela de Búfala, Rúcula e Tomate Seco
adaptada daqui

Ingredientes:

1 manta de mussarela de búfala
500g de tomate seco
1 maço de rúcula
Gergelim e orégano fresco para decorar

Modo de Preparo:

Abra, cuidadosamente, a folha da mussarela em uma superfície limpa. Faça uma camada de tomate seco (não precisa cobrir toda a extensão do queijo, eu fiz 4 fileiras) e uma camada de rúcula. Feche a folha de queijo, como se fosse um rocambole. Decore com mais folhas de rúcula e polvilhe o gergelim e o orégano fresco. Sirva com pão italiano.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Abobrinha Recheada


Essa receita é simples demais! Fiz em um desses almoços de correria durante a semana. Como não queria colocar carne, optei por um recheio de ricota, cebolinha, alho e creme de ricota, uma combinação simples mas super saborosa, o alho e a cebolinha dão um toque muito especial. Meu marido gostou tanto que comeu 3 no almoço e pediu pra eu fazer mais pro jantar!

Abobrinha Recheada

Ingredientes:

2 abobrinhas médias
100g de ricota
1 colher (sopa) de creme de ricota
1 dente de alho espremido
Cebolinha picada a gosto
Sal e pimenta
Molho de tomate (faço esse)
Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Lave as abobrinhas e corte-as no sentido do comprimento, tirando as pontas. Com uma colher, retire delicadamente as sementes. Reserve. Prepare um creme misturando a ricota, o creme de ricota, o alho, a cebolinha, o sal e a pimenta. Recheie as abobrinhas com o creme e forre o fundo de uma assadeira com o molho de tomate. Arrume as abobrinhas recheadas na assadeira e cubra com uma porção generosa de queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos, ou até gratinar o queijo.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Salmão Assado com Limão e Alecrim


Nem eu nem meu marido somos fãs incondicionais de alecrim. Tem alguma coisinha nessa erva que não nos apegamos, como aconteceu com o delicioso e agora inseparável tomilho. Na minha hortinha da janela tenho um pé de alecrim que é enorme. Tem o de tomilho, que não cresceu, e o de alecrim, que está quase virando uma árvore. Resolvi pegar um galhinho dele e colocar hoje no peixe, junto com um limão siciliano que comprei naqueles siricuticos que dão na gente, mas que até agora não tinha usado. O resultado foi esse peixe macio e saboroso, com o gostinho do limão e o aroma do alecrim que, por incrível que pareça, agradou a todos. E é daquelas receitinhas pá-pum, coloca na travessa, vai ao forno e pronto!

Salmão Assado com Limão e Alecrim
adaptada daqui

Ingredientes:

500g de salmão fresco, sem pele
Suco de 1 limão
2 limões sicilianos
4 raminhos de alecrim
Azeite para regar
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Lave o peixe com o suco de limão e tempere com o sal. Regue uma travessa, forrada com papel alumínio, com azeite de oliva, e disponha o filé na travessa (o meu eu cortei em 4 porções individuais). Arrume as fatias de limão por cima do peixe, coloque os raminhos de alecrim, regue com mais azeite, cubra com o papel alumínio e leve ao forno alto por 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar mais 10 minutos. Servi em uma cama de espinafres refogados no azeite e no alho.

PS: Da próxima vez, vou experimentar colocar uma colher de mel em cada porção, por cima das fatias de limão.


Update: Agora sim, com a fonte!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mousse de Chocolate


Eu sei, outra mousse. Mas essa realmente me surpreendeu, tanto pelo sabor quanto pela rapidez da preparação. No final de semana passado, recebemos minha querida amiga Tamy e seu respectivo marido para um jantar. A Tamy ficou responsável pela sobremesa e trouxe o creme de leite, o chocolate e uma caixinha de morangos. Qual não foi a minha surpresa da praticidade - e delícia dessa mousse. Adorei, e já anotei para fazer mais vezes!

Mousse de Chocolate

Ingredientes:

350g de creme de leite fresco
350g de chocolate - usamos um blend de ao leite com meio amargo
1 caixa de morangos cortados

Modo de Preparo:

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria e misture, delicadamente, com o creme de leite batido. Monte, nas tacinhas, uma camada de morangos e uma camada da mousse. Assei uns cookies para enfeitar. Bom demais!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...