quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Waffles de Arroz


Sabe bolinho de arroz? Aquele que é deliciosamente frito? Pois é, acabei de achar um substituto à altura, só que sem a gordice da fritura. Não foi pra usar o resto do arroz, vejam bem, a curiosidade foi tanta que o arroz a mais foi feito somente pra virar waffle. E não tem coisa melhor nesse mundo que waffle de arroz com um estrogonofe de legumes na segunda-feira. Se você não tiver uma máquina de waffle, imagino que deva ficar delicioso também como uma panquequinha pequena!

Waffle de Arroz

Waffle de arroz

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de arroz cozido
2 ovos
Salsinha e cebolinha picados à gosto

Modo de Preparo:

Bata todos ingredientes no liquidificador exceto o fermento em pó. Retire a massa do aparelho coloque num recipiente grande e some o fermento misturando delicadamente. Aqueça seu aparelho de waffle untado com óleo, coloque o tanto de massa suficiente para cobrir o aparelho e feche o mesmo e espere assar e dourar. Eu servi com um estrogonofe de legumes, receita disponível aqui (apenas troquei o palmito por 2 cenouras, 1 abobrinha, 7 buquês de couve-flor, 1 chuchu e 1 copinho de champignon em conserva).

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Torta de Cebola, Queijo e Tomate Cereja


Um dia desses eu vi um post do Marcel, do Sabor Sonoro, de um picnic que ele tinha feito no quintal. Eu achei as fotos lindas, tudo maravilhoso, mas o que me saltou mesmo aos olhos foi essa torta que ele fez com tomatinhos por cima. Para improvisar um jantar em casa, resolvi usar a ideia dele e fazer uma torta. Só o meu recheio que foi diferente: usei cebola e queijo prato. A torta ficou tão boa que até os meninos, que torcem o nariz pra cebola, experimentaram e repetiram! Muito gostosa mesmo!

Torta de Cebola, Queijo e Tomate Cereja
inspirada nessa torta

Ingredientes:

Massa:

3 xíc. de farinha de trigo
150g de manteiga
Água gelada

Recheio:

1 caixa de creme de leite
1 cebola cortada em meia-lua
1 xíc. de queijo prato ralado
1/2 xíc. de queijo parmesão ralado
200g de tomate cereja cortado ao meio
Tomilho a gosto
Sal e pimenta
Modo de Preparo:

Massa - No processador, coloque a farinha e a manteiga. Bata até virar uma farofa grossa. Acrescente a água, pouco a pouco, até dar o ponto. Abra a massa em uma fôrma e leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos, só pra secar um pouco. Reserve. (A massa também pode ser feita à mão: Amasse a manteiga e a farinha e vá acrescentando a água até que dê o ponto.)

Recheio - Misture todos os ingredientes, exceto o tomate. Recheie a massa com o creme e coloque os tomatinhos para decorar. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que a torta fique dourada na superfície.

domingo, 28 de agosto de 2011

Tabule


Quando eu era adolescente, estudava em uma escola que ficava perto da casa da minha avó. Na verdade, mais perto da casa dela do que da minha. Invariavelmente, saía da escola, pegava um ônibus e ia almoçar lá mais de 3 vezes por semana. Lembro que toda vez que falava pra ela que ia começar uma dieta ela fazia esse tabule pro almoço. Nesses dias, meu almoço era só tabule com pão sírio, nem a carne eu fazia questão de comer. Encontrei na feira, na semana passada, por acaso, um maço de hortelã tão bonito que comprei me lembrando dessa receita. Fiz pro almoço do domingo, comi sem o pão sírio mas relembrando os almoços dos dias de semana na casa da minha avó!

Tabule

Ingredientes:

1 xíc. de trigo para kibe, lavado
1 xíc. de água fervente
1/2 cebola
1 tomate
Hortelã a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o trigo de molho na água fervente até que o trigo absorva toda a água. Pique as folhas de hortelã e misture com o tomate e a cebola picados. Misture tudo com o trigo e tempere com azeite e sal. Sirva com pão sírio - ou com o almoço mesmo!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mousse de Chocolate com Avelã


Eu sempre que vou fazer mousse de chocolate uso essa receita que já postei aqui. Primeiro porque é hiper fácil, segundo porque sempre sai do jeito que eu quero. Isso até experimentar essa mousse do meu digníssimo livro, que, nas horas de ócio, tem me servido para passar o tempo e decidir qual vai ser a próxima receita. Até meu marido, que não curte muito chocolate, comeu - e repetiu mais de uma vez! Não tem como juntar chocolate e avelã e não dar certo!

Mousse de Chocolate com Avelã
do Livro Cook Step by Step

Ingredientes:

60g de avelãs
250g de chocolate ao leite
65 ml de água
15g de manteiga sem sal
3 ovos (claras e gemas separadas)
2 colheres (chá) de whisky
50g de açúcar de confeiteiro
60 ml de água

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Disponha as avelãs em uma fôrma e leve ao forno até que fiquem levemente douradas. Retire do forno e coloque-as em um pano de prato. Esfregue as avelãs com o pano até que saia toda a casca. Em um processador, moa as avelãs até que fiquem na consistência de uma farinha grossa. Reserve algumas para decorar. Em uma panela, coloque o chocolate picado e os 65 ml de água. Leve ao fogo baixo e mexa sempre, até que derreta completamente. Retire o chocolate do fogo e junte a manteiga. Misture até incorporar bem. Junte, então, as gemas, uma de cada vez, mexendo bem após cada adição. Leve a fogo novamente para cozinhar as gemas, mexendo sempre por aproximadamente 4 minutos. Retire do fogo, junte o whisky e as avelãs moídas. Reserve. Enquanto a mistura de chocolate esfria, bata as claras em neve e leve os 60 ml de água e o açúcar ao fogo baixo, até que atinja uma temperatura de 120oC, ou fique no ponto de uma calda fina. Junte a calda às claras em neve e continue batendo. Com uma colher de pau, incorpore as claras ao chocolate, sempre com cuidado para não misturar muito. Coloque nos copinhos de servir e leve para gelar por 1 hora.

domingo, 21 de agosto de 2011

Arancini Milanês


Como eu tinha falado no post anterior, com o resto do risoto que ficou na geladeira, resolvi improvisar um arancini milanês. E olha, apesar de ser fritura, não deu nem tempo de dar peso na consciência! Não tem muita receita não: peguei o que restou do risoto, moldei pequenas bolinhas, recheei com um queijo branco, passei na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca (no meu caso alguns biscoitos integrais triturados). Fritei em óleo quente e voilà!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Risoto Milanês


Há muito tempo, pedi por telefone em um mercado um arroz pra risoto. Eis que chega na minha casa um arroz pra risoto milanês, que até então ignorei totalmente o que era e fiz uma receita qualquer - de funghi, eu acho. Depois, descobri que o risoto milanês á aquele que leva pistilos de açafrão, por isso aqueles fiapinhos dourados que foram veementemente desconsiderados na minha receita de risoto com o dito arroz. Acontece que bateu aquele curiosidade, misturada com a vontade irresistível de comer um risoto. O resultado foi esse risoto super perfumado, com essa cor linda, que acabou virando um arancini não menos delicioso no dia seguinte. Fala se risoto não é demais?

Risoto Milanês

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de caldo de galinha

2g de pistilos de açafrão
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz para risoto (arbório, carnaroli, etc)

4 colheres (sopa) de vinho branco seco
Sal a gosto

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça a água com o caldo de galinha e o açafrão. Esquente, em fogo médio, uma frigideira grande com a manteiga cuidando para não queimar e refogue a cebola por 3 minutos ou até murchar. Adicione o arroz e mexa por 3 minutos para todos os grãos incorporarem a manteiga. Acrescente o vinho, mexendo até evaporar. Despeje o caldo, aos poucos, aproximadamente 1/2 concha por vez, mexendo sem parar até o caldo secar ou até ficar al dente e cremoso. Polvilhe com o parmesão e sirva em seguida.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bolo de Chocolate com Nozes (Sem Farinha)


Como havia prometido, aqui está a receita do bolo de chocolate com nozes do picnic. O detalhe é que ele é um bolo sem farinha, e achamos o sabor e a textura bem similares a de um brownie. E é delicioso. Muito mesmo!

Bolo de Chocolate com Nozes (Sem Farinha)
do Livro Cook Step by Step

Ingredientes:

125g de manteiga sem sal
30g de farinha de trigo (só para untar a fôrma)
375g de chocolate ao leite
250g de nozes trituradas
4 ovos
200g de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 160oC. Em um processador, triture o chocolate e as nozes. Separe os ovos (claras e gemas). Com uma colher de pau, misture a manteiga até que vire um creme. Adicione 3/4 do açúcare bata por mais 2-3 minutos, até que a massa fique leve e clara. Adicione as gemas de ovo, uma de cada vez, misturando bem após cada adição. Junte o chocolate e as nozes. Adicione as claras batidas em neve, com o restante do açúcar, à mistura, e misture cuidadosamente para não quebrar as bolhas de ar.  Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno baixo por cerca de 1 hora, ou até que passe no teste do palito. Eu servi a minha torta gelada, mas aposto que fica ótima recém-saída do forno, com um sorvetinho de crocante!

PS: A sugestão do meu livro é servir com um chantilly por cima, nozes trituradas e uma calda de chocolate!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Picnic no Parque


Pelo menos uma vez por mês temos que fazer um picnic no parque. É divertido acordar um pouco mais cedo no domingo pra aproveitar um solzinho da manhã na beira do laguinho que tem aqui no Parque da Cidade. Tem dias que levamos a bola, tem dias que lanchamos e vamos ao kart, ou ao parque de diversões, enfim, tem dias que só queremos estender nossa toalha mesmo e tomar um café da manhã reforçado no domingo. Semana passada fomos fazer um picnic com a minha amiga Carol e a filhota linda dela, a Mariah! Nos divertimos bastante, as crianças adoraram a nova companhia. E, para o café da manhã, resolvi preparar algumas coisinhas diferentes:


Tivemos sanduichinhos de pão australiano com queijo branco e peito de peru, pão branco com mortadela e queijo e pão multigrãos com hommus.



Tivemos salada de frutas no potinho (banana, abacaxi, mamão, uva e morango com suco de laranja).


E um bolo de chocolate com nozes super denso e delicioso (depois posto a receita). Além disso também teve suco, biscoitos e pão de queijo!

E, claro, a delícia das companhias e de curtir um domingo de sol no parque!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pasta Primavera


Por sugestão do meu lindo livro, resolvi fazer esse macarrão com umas verduras que tinham sobrado do almoço. Não falei aqui antes, mas tenho usado demais uma dupla de temperos que agora se tornou a minha preferida: cebola e alho em pó. O sabor é mais concentrado e delicioso, e ainda com a maior vantagem de não precisar chorar para cortar uma cebola durante o preparo. A massa ficou bem temperadinha, muito parecida com uma que costumamos comer em um certo restaurante de comida australiana!

Pasta Primavera

Ingredientes:

300g de espaguete
2 cenouras picadas, cozidas
1 abobrinha picada, cozida e refogada com azeite
3/4 xíc. de ervilhascozidas
1/2 buquê de brócolis cozido, separadas as florzinhas
1 caixa de creme de leite
1/2 xíc. de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de cebola em pó
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o espaguete al dente e reserve. Em uma outra panela, derreta a manteiga e junte o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Coloque o creme de leite e a metade do leite e deixe pegar fervura. - não deixe ferver muito, ou o creme irá talhar Acrescente os legumes e o queijo parmesão. Misture com o macarrão, prove o sal e, se necessário, coloque mais leite.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Batatas Rústicas


Já vi essas batatas pipocando em vários blogs aqui pela internet. E vou contar uma coisa: são mesmo deliciosas. Fiz a receita com 3 batatas enormes, que acabaram em menos de 10 minutos. O detalhe: somos apenas 4 aqui em casa! Loucura de boa, e rapidinha de fazer!

Batatas Rústicas


Ingredientes:

3 batatas (usei asterix, aquelas roxinhas por fora)
1 colher (chá) de cebola em pó
1 colher (chá) de alho em pó
Azeite
Folhas de sálvia
Sal e pimenta

Modo de Preparo:

Corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento. Vá cortando em fatias (que não precisam ser muito finas). Cozinhe as batatas em água com sal até que fiquem al dente - cuidado para não cozinhar demais! Escorra a água e coloque em uma fôrma grande. Tempere com o alho, a cebola, o azeite, o sal, a pimenta e as folhas de sálvia inteiras. Leve ao forno médio-alto até que fiquem coradas (30 a 40 minutos). Por incrível que pareça, as batatas que ficaram na parte de cima do forno ficaram mais coradas aqui em casa.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Frango com Curry e Leite de Coco


Curry é o tipo do tempero que demorei a descobrir. Demorei tanto que agora não posso sentir o cheiro que me vem uma vontade irresistível de preparar alguma receita com ele. Almocinho de sábado, esse frango quebrou o maior galho, além de as crianças terem comido tudinho - e adorado! Por mim colocaria curry e leite de coco em tudo!

Frango com Curry e Leite de Coco

Ingredientes:

600g de peito de frango em cubinhos, lavados com 1 limão espremido
1 colher (sopa) de cebola em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de azeite
100 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de curry
Sal e Pimenta

Modo de Preparo:

Aqueça o azeite na panela. Acrescente o frango, temperado com a cebola, o alho, sal e pimenta. Deixe dourar bem e junte o curry e o leite de coco. Misture até ficar um molho encorpado e transfira para uma tigela. Decore com cebolinha picada e sirva com legumes cozidos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Calda de Caramelo


Não sei quanto a vocês, mas sempre que estou em algum lugar sentada pego o celular e me ponho a procurar receitas. Segunda-feira, na fila do banco, a lombriga atacou: banana split, isso, era isso que eu queria comer! Fui procurar na internet uma receita de calda de caramelo, minha calda preferida. Quando encontrei a receita confesso que não botei muita fé. Na verdade não quis acreditar que era só açúcar, água e creme de leite. Tinha visto uma vez a Nigella fazer uma calda com açúcar mascavo, mel, manteiga, enfim, tudo diferente. Mas como tinha os ingredientes em casa, resolvi testar. Pela foto já dá pra ver que deu certíssimo! Amei a calda, é uma delícia, muito mais gostosa do que aqueles potinhos xexxelentos que compramos no supermercado! Valeu demais!

Calda de Caramelo

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
200 g de creme de leite de caixinha

Modo de Preparo:

Numa panela junte o açúcar com a água. Misture com o dedo indicador até que o açúcar tenha dissolvido e não deixe grudar nas laterais da panela. Leve ao fogo médio (não coloque mais o dedo!) e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, ou até que fique com uma coloração âmbar. Reduza o fogo para baixo e acrescente o creme de leite aos poucos. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos, até que a calda esteja homogênea. Sirva quente ou fria.

Minha banana split fiz com sorvete de morango, creme e chocolate, a calda de caramelo, marshmallow, farofa de amendoim e cereja.

PS: Ganhei um selinho super fofo das meninas do Entre Les Pots, esse blog que eu adoro, cheinho de bolos perfumadinhos! Lari e Jê, obrigada pelo carinho!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...