segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolo de Chocolate com Cupuaçu


Tem dias em que eu fico com umas vontades fora do normal. Semana passada, na quarta-feira, já era mais de 10 da noite quando me deu a maior vontade de fazer um bolo. Lembrei que tinha um doce de cupuaçu delicioso e intacto no armário, presente da minha tia que foi ao Pará. Aí lembrei também dessa receita de bolo do meu livro, que volta e meia eu folheio nas horas que não tenho nada pra fazer. Tinha também umas bananas congeladas e pronto: tudo certo pra fazer o bolo. No dia seguinte, recheio e cobertura. Rápido e delicioso! A combinação do bolo, molhadinho e suculento, com o recheio de doce de cupuaçu é a pura perfeição!


Bolo de Chocolate com Cupuaçu
do Livro Comidinhas Vegetarianas

Ingredientes:

Massa

4 bananas-nanicas maduras
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
4 colheres (sopa) de cacau
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (café) de gengibre em pó
1 pitada de sal
4 colheres (chá) de fermento químico

Recheio

450g de geleia ou doce de cupuaçu

Cobertura

200g de creme de leite fresco
400g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

Bolo - Bata as bananas, os ovos e o óleo no liquidificador até obter uma consistência cremosa. Adicione os outros ingredientes peneirados e misture bem. Coloque a massa em uma fôrma untada e asse em forno médio, até que passe no teste do palito.

Cobertura - Pique bem o chocolate e reserve. Aqueça o creme de leite em uma frigideira. Quando ferver, desligue o fogo e acrescente o chocolate. Mexa até ficar homogêneo. Reserve.

Montagem: Corte o bolo em duas camadas. Recheie com uma camada generosa de geleia. Monte o bolo e cubra com a ganache. Leve à geladeira para que a cobertura fique firme.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Brioche


Uma das coisas que queria fazer em Londres era um picnic. Sempre fazemos no parque aqui em Brasília, vocês sabem disso, e eu queria muito fazer um lá também. Em um dia de visitas a alguns museus, que ficavam na proximidade do parque, passamos em uma confeitaria e compramos algumas coisas, entre elas deliciosos brioches. Amanteigados e com aquele formato típico, com as bordas caneladas e uma bolinha por cima, foram a estrela do picnic. E aí eu cheguei em casa louca de vontade de experimentar uma receita. Abri meu livro novo e tcharam: lá estava a receita, linda e pronta pra ser preparada. O que eu fui saber depois que planejei fazer a receita para levar para o lanche da tarde era que ela precisaria de 7 horas na geladeira. O resultado: foi apreciado como um delicioso café-da-manhã na segunda-feira!

Brioche
do encantador How to Bake, do Paul Hollywood

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
7g de sal
50g de açúcar refinado
10g de fermento biológico seco
140 ml de leite integral morno
5 ovos médios
250g de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a farinha e, de um lado, o sal e o açúcar. Coloque o fermento do lado oposto. Adicione o leite e os ovos e, com o batedor de massas, bata em velocidade baixa por dois minutos, depois aumente a velocidade para média e bata por mais 6-8 minutos, até que se forme uma massa elástica e firme. Adicione a manteiga e bata por mais 4-5 minutos, raspando as laterais da tigela para assegurar que toda a massa foi sovada. A massa deverá ficar com uma consistência mais mole. Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e leve à geladeira por, no mínimo, 7 horas. Unte uma fôrma de bolo de 25 cm. Após o tempo de descanso, retire a massa da tigela e amasse-a novamente, para retirar o ar. Forme 9 bolas de tamanhos iguais e disponha 8 delas nas laterais da fôrma e uma no centro. Cubra novamente e deixe crescer por mais 2-3 horas. Após esse tempo, leve os brioches ao forno pré-aquecido a 190oC até que os pãezinhos fiquem dourados (20-30 minutos). Insira um palito no meio para ver se estão assados, pois, por conta do açúcar e da manteiga, eles podem corar antes de estarem completamente assados no centro. Retire do forno e sirva em temperatura ambiente.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Bolo de Morango


Não sosseguei enquanto não fiz esse bolo lindo, que vi lá no blog da Tina. Já tinha comprado uns morangos para um naked cake, que por sinal despencou na minha geladeira, mas corri no mercado de novo pra comprar uma nova leva das frutas para preparar esse bolo. Só semana passada preparei-o duas vezes: a primeira para um lanche com a família e a segunda para um picnic que fizemos no Jardim Botânico. O resultado: maravilhoso, das duas vezes, apesar do temperamento do meu forno, que já não anda lá essas coisas, já que não quer assar bolos nem pães nem carnes com a precisão que eu queria. Mas o importante aqui é: faça logo o bolo, antes que acabe a deliciosa época dos morangos!

Bolo de Morango
da Tina

Ingredientes:

100g de manteiga com sal, em temperatura ambiente
200g de açúcar granulado, mais duas colheres (sopa)
1 ovo grande
120 ml de leite desnatado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200g de farinha de trigo com fermento
300g de morangos

Modo de Preparo:

Unte e forre o fundo de uma fôrma de 23 cm. Reserve. Na batedeira, coloque o açúcar e a manteiga e bata bem até ficar com uma mistura esbranquiçada.  Vai demorar um pouquinho pois o açúcar granulado demora a se integrar com a manteiga. Acrescente os ovos e o leite, e bata mais. Esta adição deve ser gradual. Você vai precisar dar uma raspada nas laterais da vasilha algumas vezes. Depois acrescente a baunilha e bata um pouco; depois acrescente a farinha de trigo e bata um pouco em baixa velocidade para que os ingredientes se integrem. Transfira a massa para a fôrma reservada. Espalhe os morangos por cima da massa. Não é necessário empurrar os morangos na massa. Basta colocá-los firmes e eles assarão bem. Uma vez que os morangos estejam espalhados por cima da massa, salpique açúcar granulado por cima de tudo e asse por uns 50 a 55 minutos. Quando o bolo ficar pronto, retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos antes de tirar da forma. Transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.  

terça-feira, 23 de julho de 2013

Caldo Verde


Semana passada fui com a minha avó no shopping comprar a mesa de jantar da casinha nova dela, que agora, finalmente, vai ser bem do ladinho da minha! Paramos em um restaurante para tomar um café e ficamos sabendo que a sopa do dia era caldo verde. Eu, pessoa que nunca nem tinha experimentado a iguaria, amei de paixão! Fomos à chácara no domingo e colhi algumas folhas de couve para prepará-la. Além de deliciosa, essa sopinha é uma ótima opção para aplacar o frio de inverno que resolveu aparecer. Nada é mais reconfortante do que um caldo quentinho de batata, calabresa e couve. Só de lembrar dá vontade de fazer de novo!

Caldo Verde

Ingredientes:

5 batatas
4 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 e 1/2 xíc. (chá) de calabresa em rodelas finas
1 e 1/2 xíc. (chá) de couve picada
Sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:

Na panela de pressão, coloque as batatas, já descascadas e cortadas em 4, e o caldo de legumes. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, ou até que as batatas cozinhem bem. Bata as batatas com o caldo no liquidificador. Despeje o creme em uma panela e adicione a calabresa. Ferva por uns 5 minutos. Apague o fogo, acrescente a couve e tampe. Tempere com o sal e a pimenta e sirva.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pãezinhos de Presunto e Queijo (Breakfast Rolls)


Imaginem uma massa fofinha e molhadinha, recheada com fatias generosas de presunto e queijo. Agora acompanhem essas belezinhas com um bom chocolate quente e uma saladinha de frutas bem fresquinha. Que tal esse menu para o café-da-manhã bem caprichado no final de semana?! Por aqui tivemos esse pãozinho em duplicata, para o picnic de sexta à tarde e para o café de sábado de manhã. A massa é ótima de trabalhar, e quase sem nenhum esforço, resulta em um salgado super saboroso!

Pãezinhos de Presunto e Queijo
do maravilhoso How to Bake, do Paul Hollywood

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
10g de sal
20g de açúcar refinado
10g de fermento biológico seco
30g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 ovos, levemente batidos
250 ml de água gelada
Azeite para sovar

Recheio:

Fatias de presunto e queijo mussarela
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a farinha e, de um lado, o sal e o açúcar. Coloque o fermento do outro lado da farinha, adicionando os ovos, a manteiga e 3/4 da água gelada. Com o batedor de gancho, vá sovando a massa e adicionando o restante da água, o necessário para que a massa fique homogênea. Sove por aproximadamente 10 minutos, até que a massa fique elástica e macia. Unte uma tigela e coloque a massa para descansar até dobrar de volume - 2 a 3 horas. Após o descanso, sove mais um pouco a massa para retirar o ar e abra-a com um rolo, em um retângulo grande. Unte a parte de dentro com a manteiga reservada e disponha as fatias de queijo e presunto por dentro. Feche a massa, como se fosse um rocambole, e vá cortando as fatias, de mais ou menos 2,5 cm de espessura. Achate o centro dos pãezinhos e disponha em uma assadeira untada com manteiga, um ao lado do outro. Deixe crescer por mais 30 minutos, pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 220oC até que os pãezinhos fiquem coradinhos por cima.

domingo, 21 de julho de 2013

Bala de Coco


As balinhas não ficaram tão bonitas quanto eu gostaria, mas eu achei o resultado tão gostoso que quis compartilhar por aqui. Apesar de ter queimado o caramelo e quase incendiado a casa, a segunda tentativa foi um sucesso! É daquelas balinhas de festa que derretem na boca! Adorei!

Bala de Coco
daqui

Ingredientes (fiz 1/4 da receita):

250g de açúcar
50 ml de leite de coco
50 ml de água

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, precisa ser uma panela alta, pois essa calda sobe muito. Mexa até que comece abrir fervura, quando então deve parar de mexer. Tome cuidado e mantenha as bordas limpas, pois o risco de açucarar é muito grande. Deixe essa calda ferver em fogo alto por mais ou menos 20 minutos. Ela começa a engrossar um pouco, nesse ponto pegue uma colherada da massa e coloque em um pires com água fria. Se a calda endurecer é hora de apagar o fogo, caso ainda não esteja firme, deixe ferver mais um pouco e refaça o mesmo teste com uma colherada da calda em água. Após desligar o fogo, despeje o conteúdo da calda em uma bancada de granito untada com um pouco de manteiga sem sal e deixe resfriar, mas não por muito tempo. Apenas até que tenha condições de manipulá-la sem queimar as mãos. Forme um rolo com a massa, em seguida dobre a massa várias vezes até que ela comece a ficar esbranquiçada.  Retire pequenas tiras da massa como se fossem fios e corte com o auxílio de uma tesoura. Tente fazer o trabalho com uma pessoa te auxiliando. Quanto mais tempo demoramos, maior o risco de se açucarar a massa. Deixe as balas secarem ao tempo, a fim de que fiquem bem macias, em seguida coloque em um recipiente fechado para conservá-las.

sábado, 20 de julho de 2013

Macarrão de Panela de Pressão


Hoje não tem muita receita não, é mais um quebra-galho pra dias super corridos. Peguei 500g de carne moída e refoguei com uma cebola picada na panela de pressão. Esperei a carne secar bem e coloquei 1 lata de extrato de tomate - não tinha molho pronto - e 500g de massa tipo penne. Temperei com bastante sal e pimenta e coloquei água até mais ou menos dois dedos acima do nível do macarrão. Fechei a panela e, assim que pegou pressão, desliguei. Abri e saiu uma massa com um molho bem encorpado, ótimo para esses dias frios. Caso sua massa não cozinhe, deixe mais tempo no fogo depois de abrir a panela. Ótima ideia para quando temos pouco tempo disponível para aventuras culinárias!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Waffles de Chocolate


Esse waffle foi o café-da-manhã perfeito para uma quinta-feira de férias. Essa semana conseguimos curtir todos juntos, Bernardo está de folga do trabalho e os meninos ainda estão de férias da escola. Nada melhor do que comemorar essa turma toda reunida com um waffle bem gostoso, com a casquinha crocante por fora e, por dentro, macio e com o sabor irresistível das gotas de chocolate. Como a receita é grande, consegui assar alguns para congelar. Já estão esperando o próximo café caprichado!

Waffles de Chocolate

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 ovos grande, ligeiramente batidos
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras de buttermilk*
3/4 xíc. (chá) de gotas de chocolate
Óleo para untar a máquina de waffle

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó, fermento, sal e bicarbonato). Misture e reserve. Em outra tigela, bata os ovos com a manteiga, a baunilha e o buttermilk. Junte a mistura líquida aos ingredientes secos, e mexa somente até incorporar. Acrescente as gotas de chocolate e deixe a mistura descansar por 5 minutos. Unte a máquina de waffle, despeje a mistura e asse até que fique crocante por fora.

*Para o buttermilk: para cada xícara de leite (que deve ser integral), adicione 1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco. Mexa e deixe descansar por 10 minutos antes de utilizar na receita.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Pot Pie de Legumes


Só uma sugestão do que eu fiz para aproveitar a massa folhada que sobrou da receita aí embaixo. Deliciosas pot pies, com o recheio cremoso e quentinho e por cima uma camada caprichada de massa folhada bem crocante. Não tem muita receita: fiz um molho branco (1 colher (sopa) de cebola, a mesma medida de manteiga e farinha e 1 xícara de leite) Deixei apurar e juntei alguns legumes pré-cozidos: brócolis, cenoura e abobrinha. Adicionei 1 colher (sopa) de creme de cebola e temperei com sal e pimenta. Enchi dois ramequins com o creme e, por cima, forrei com a massa. Pincelei com uma gema de ovo e levei ao forno pré-aquecido a 200o.C até que a massa ficasse dourada e crocante.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Beef Wellington


Eu já falei por aqui o quanto eu adoro o The Great British Bakeoff, aquele programa inglês fofo, que toda vez que eu assisto me dá vontade de voltar direto pra lá! Em um desses programas, que passa todos os dias, eu e meu marido vimos esse Beef Wellington. Claro que deu a maior vontade de experimentar, massa folhada, filé, etc, tudo uma delícia. Fiz a massa folhada, limpamos um filé suculento mas, devo confessar que o resultado não foi tão impressionante. A massa era uma delícia, sim, mas o sabor do filé cozido dentro da massa não agradou muito. Não sei se foi porque eu não usei o patê de fígado de frango e sim um creme de queijo, mas não ficou do jeito que deveria. Já em Londres, experimentamos o beef wellington da Tina e, devo confessar, que era bem melhor que o nosso e ainda era acompanhado por um molhinho maravilhoso. Valeu a pena porque usei o restante da massa para fazer uma pot pie de legumes ótima, posto depois por aqui! E, claro, valeu a experiência! =D



Beef Wellington

Ingredientes:

Massa Folhada:

300g de farinha de trigo, um pouco extra para polvilhar
2 ovos levemente batidos
100 ml de água gelada
160g de manteiga sem sal, bem gelada

Recheio:

750g de filé mignon
Azeite de oliva
Sal a gosto
100g de patê de fígado de frango
Ovo, para pincelar

Modo de Preparo:

Massa - Comece colocando a farinha, os ovos e a água em uma tigela. Misture bem até que a massa fique homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por aproximadamente 10 minutos. Forme uma bola com a massa e leve à geladeira por 7 horas ou de um dia para o outro. Com o auxílio de um rolo, amasse o tablete de manteiga até que ele fique com uma forma retangular, de 40x20cm, e leve-o de volta à geladeira. Retire a massa da geladeira e abra-a com aproximadamente 20cm de largura e 60cm de comprimento. Coloque a manteiga, já aberta, na parte de cima, de forma que ela cubra 2/3 da massa. Assegure que a manteiga será totalmente coberta pela massa, depois que dobrá-la. Dobre a massa em 3, como um envelope, - o vídeo explica bem direitinho - Vire a massa, dobre novamente do mesmo jeito, enrole em um plástico filme e leve à geladeira por mais uma hora. Retire a massa da geladeira e abra-a em um retângulo novamente. Dessa vez, dobre 1/4 da massa para cima e 1/4 da massa para baixo, de forma que as duas pontas se encontrem no centro. Depois dobre a massa ao meio. Enrole novamente com o filme e leve à geladeira por mais uma hora. Retire da geladeira, abra a massa e repita o primeiro procedimento, dobrando-a como um envelope. Volte à geladeira por mais uma hora. Repita o processo após uma hora e leve a massa à geladeira, novamente, por mais uma noite. Após esse passo, a massa já está pronta para ser usada em qualquer receita.

Montagem - Limpe bem a peça de filé e corte as extremidades, de forma que ele fique com o formato bem homogêneo. Tempere a carne com o sal e passe o azeite de oliva por cima, esfregando bem por toda a peça. Em uma frigideira grande e em fogo alto, leve o filé para selar bem, virando quando os lados já estiverem dourados. Retire a carne do fogo e reserve para escorrer o sumo e esfriar. Enquanto isso, abra a massa em um retângulo, de um tamanho que consiga envolver totalmente o seu filé. Passe uma camada generosa de patê por cima da massa. Coloque o filé por cima do patê e enrole a massa, selando bem todos os lados, para não escorrer o sumo da carne durante o cozimento. Coloque na assadeira e pincele com o ovo inteiro, com uma pitada de sal. Refrigere por mais uma hora e leve ao forno pré-aquecido a 220oC até que a massa fique dourada por fora. Deixe descansar por 20 minutos antes de servir.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Polenta Grelhada


Quando éramos pequenos, meu irmão adorava um doce que existia, acho que existe até hoje, de mocotó. Era uma gelatina fosca, com um cheiro terrível. Embora eu detestasse o cheiro, eu achava até gostoso comer, às vezes. A mesma coisa acontece com a polenta. Por mais que eu não goste do cheiro na hora do preparo, amo comê-la, especialmente grelhada e, claro, frita. Essa versão substitui muito bem aqueles palitinhos fritinhos, ela fica super crocante, ótima para o acompanhamento de alguma carne no almoço e super fácil de fazer! Nota 10!

Polenta Grelhada

Ingredientes:

250g de farinha de milho - usei a polenta instantânea da Divella
1 l de água
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto, para temperar
Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Prepare a polenta de acordo com a embalagem. Aqui em casa usei um litro de água fervente, juntei a polenta e misturei por 2 minutos. No final acrescentei o queijo parmesão, o sal e a pimenta, dei mais uma boa misturada e despejei em uma assadeira média (30x20cm). Espere esfriar e corte-a em retângulos médios. Passe uma camada generosa de azeite nos retângulos e leve à frigideira - eu levei ao grill - até que fiquem crocantes dos dois lados. Retire do fogo e sirva na hora.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Churros Assados


Finalmente de volta! As últimas semanas foram muito emocionantes por aqui. Há algum tempo estivemos planejando uma viagem com a turminha para Londres, o que finalmente se concretizou há algumas semanas. Passamos 10 dias na cidade mais linda e cosmopolita que já vi. Além de todas as belezas óbvias e turísticas, conseguimos ainda um tempo para explorar coisas nativas e muito interessantes, além de dar um pulinho no interior. Bom, a regalia culinária foi certamente a visita ao Fifteen, restaurante do queridinho Jamie Oliver. Fomos também ao Jamie's Italian, mas com certeza o primeiro ganhou o nosso coração. Comida e atendimento perfeitos coroaram a nossa visita. Saímos de barriga cheia e muito contentes com a escolha. Chegamos em casa faz uma semana, mas não posso esconder o meu desejo de voltar o mais breve possível!

Para completar a felicidade de coisas boas acontecendo, finalmente conheci a Tina, dona do queridíssimo TremBom, um dos maiores inspiradores desse humilde bloguinho!

E agora, pra melhorar, uma receita de churros assados, que eu peguei lá do blog da Sandra! Amei a receita, os churros ficaram deliciosos e molhadinhos, ainda mais quando acompanhados de um ótimo doce de leite e um chocolate quente!

Churros Assados
reproduzida fielmente daqui

Ingredientes:

Massa:

2 colheres (sopa) compactadas de açúcar mascavo claro
1 colher (café) de sal
1 xícara (chá) de água
60 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos ligeiramente batidos

Para polvilhar:

1/4 xícara (chá) de açúcar branco
1 colher (chá) de canela em pó - ou a gosto

Para acompanhar:
Doce de leite 

Modo de Preparo: 

Preaqueça o forno a 220 graus. Unte e forre duas assadeiras médias com papel manteiga. Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso o açúcar mascavo, o sal, a água, a manteiga e a baunilha. Espere a manteiga derreter e a mistura começar a ferver. Apague o fogo e adicione a farinha, mexendo vigorosamente com uma colher de pau. Acrescente os ovos batidos e misture tudo até a consistência ficar parecida a de um purê de batatas (usei um fouet /batedor de arames nessa etapa). Transfira a massa para um saco de confeitar com bico frisado. Desenhe os churros sobre o papel manteiga, deixando um espaço de uns 2 centímetros entre eles.  Leve para assar na temperatura de 220 graus entre 10 a 15 minutos. Aumente a temperatura para 240 graus e deixe assando até que fiquem com a superfície crocante, mais durinha e dourados. Nota da Sandra: use a opção gratinar se o seu forno tiver esse recurso. O meu não tem. Retire do forno e passe pela mistura de canela e açúcar. Como os churros não são fritos e não são gordurosos, a superfície não dá muita aderência para o açúcar, portanto, se eles esfriarem ficará mais difícil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...