Eu não comentei aqui, mas enquanto estivemos ausentes, passamos também por uma reforma em casa. Reformamos os banheiros e a cozinha, que agora estão lindos, brancos e, finalmente, do meu jeito. Depois da reforma eu fiquei muito mais cuidadosa, principalmente com a minha cozinha. Morro de ciúmes do meu piso novo, dos meus utensílios e de todo o conjunto lindo e limpo. Agora, toda vez que eu faço uma comida, já imediatamente lavo as louças e limpo tudinho. O que não foi difícil de fazer depois de preparar esse bolo: o gosto delicioso dos cookies combinado com a praticidade de um bolo. Muito prático, super rápido de fazer e ainda delicioso. Ótimo para visitinhas em casa, rendem para um batalhão!
Bolo-Cookie com Gotas de Chocolate
Ingredientes:
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
2/3 xícara (133g) de açúcar granulado
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (340g) de gotas de chocolate meio-amargo
1 xícara (115g) de pecãs, picadas
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de 32x22cm, forre com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel alumínio também.
Na tigela grande da batedeira, misture a farinha, os açúcares, o sal, a canela e o bicarbonato de sódio e, usando o batedor em formato de pá, misture em velocidade baixa até combiná-los bem. Junte a manteiga e continue a misturar em velocidade baixa, somente até que gruminhos pequenos e úmidos se formem, cerca de 1 minuto – a mistura vai parecer cobertura streusel, aquela farofinha que vai sobre alguns bolos e cucas. Junte o ovo e a baunilha e bata em velocidade baixa somente até a mistura se tornar uma massa coesa. Aumente para a velocidade média enquanto adiciona as gotas de chocolate e as pecãs, 22-30 segundos. Espalhe colheradas de massa na forma preparada e espalhe com uma espátula de silicone. Cubra toda a massa com um pedaço de filme plástico e alise com as mãos, distribuindo a massa por todos os cantinhos da forma. Asse até que o bolo doure e pareça mais sólido do que macio quando pressionado no centro, 37-40 minutos – não asse demais, pois o bolo vai firmar enquanto esfria. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Com jeitinho, usando as alças de papel alumínio como auxílio, solte o bolo das laterais da fora. Inverta-o sobre a gradinha e remova todo o papel alumínio. Inverta-o novamente sobre uma tábua e corte em quadradinhos ou barrinhas para servir.
- Mudei algumas coisinhas: não tinha pecãs, usei nozes normais. Ao invés do papel alumínio, usei uma folha de papel manteiga, e não untei. O meu bolo ficou mais ou menos 30 minutos no forno.