Zapeando os canais na televisão, peguei a temporada nova do programa da Rita Lobo passando. Eu gosto bastante dela, das dicas e das receitas, acho tudo bem prático e, vamos dizer, "fazível", porque vamos combinar, aqueles pratos com mil passos e mil anos de espera não são pra todos os dias. Vi que ela estava fazendo uma galinhada - que parecia ótima! - e essa tortinha de abacaxi com massa folhada. Obviamente que, no dia seguinte, na volta da academia, passei no supermercado e comprei um abacaxi para fazer a sobremesa, aproveitando que já tinha uma massa folhada congelada aqui em casa. As tortinhas foram a sobremesa do domingo, e ficaram mesmo deliciosas! A massa crocante, o abacaxi azedinho e o caramelo maravilhoso fazem uma combinação perfeita!
Tarte Tatin de Abacaxi com Calda de Caramelo
Ingredientes:
Tarte Tatin de Abacaxi
1/2 abacaxi pérola
200 g de massa folhada congelada
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Calda de Caramelo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 colher (sopa) de manteiga
Modo de Preparo:
Tarte Tatin - Retire a massa folhada do congelador 2 horas antes de começar o preparo e deixe em temperatura ambiente (se preferir, retire do congelador na noite anterior e deixe na geladeira). Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular com manteiga. Atenção: mesmo se sua assadeira for antiaderente é necessário untar. Descarte a coroa e descasque o abacaxi. Passe uma faca de legumes bem rente a superfície para eliminar os "olhinhos" do abacaxi. Corte 4 rodelas de cerca de 2 cm de espessura cada - corte as fatias na parte central da fruta para que todas fiquem uniformes. Reserve as pontas na geladeira para outra receita. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, acrescente a manteiga e deixe derreter. Polvilhe com 1 colher (sopa) de açúcar e coloque as fatias de abacaxi uma ao lado da outra. Polvilhe o restante do açúcar sobre as fatias e deixe por cerca de 7 minutos até começar a dourar - não precisa mexer. Se sua frigideira for pequena, doure o abacaxi em duas etapas. Enquanto o abacaxi doura, polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo. Com o rolo, abra a massa apenas para afinar - cerca de 0,3 cm de espessura. Utilize a boca de um ramequin (ou cortador) como molde e corte 4 círculos, com diâmetro 1 cm maior que as rodelas de abacaxi - se preferir você pode cortar 4 quadrados. Reserve. Com uma espátula, vire as fatias de abacaxi e deixe por mais 2 minutos - não deixe cozinhar demais, elas terminam de dourar no forno. Transfira as fatias para a assadeira untada, com o lado mais dourado voltado para baixo. Deixe cerca de 3 cm entre cada uma. Cubra cada fatia de abacaxi com um círculo (ou quadrado) de massa - pressione levemente a massa na lateral de cada fatia para formar as tortinhas. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até a massa estufar e dourar. Enquanto as tortinhas assam prepare a calda de caramelo.
Calda de Caramelo - Numa jarra de vidro, coloque o leite e leve para rodar no micro-ondas por cerca de 1 minuto, até aquecer - o leite deve estar quente ao ser misturado com o caramelo. Reserve. Coloque o açúcar na mesma frigideira usada para dourar as rodelas de abacaxi (nem precisa lavar). Leve ao fogo médio para derreter até formar um caramelo dourado e liso - mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar. Desligue o fogo e adicione a manteiga. Mexa bem com a espátula até derreter. Acrescente o leite quente em fio, mexendo com a espátula, até formar uma calda - se o caramelo endurecer, volte a frigideira ao fogo baixo e mexa até dissolver. Transfira a calda para uma molheira e reserve.
Montagem - Assim que estiverem assadas, retire as tortinhas do forno e deixe amornar por alguns minutos. Com uma espátula, retire uma tortinha da assadeira, cubra com um prato de sobremesa e vire de uma só vez - assim o lado com o abacaxi fica virado para cima. Repita com o restante e sirva a seguir com a calda de caramelo.