domingo, 30 de outubro de 2016

Pipoca Caramelada - com Pimenta Caiena


Quando eu vi a foto dessa pipoca no Facebook me apaixonei. Fiquei pensando em como deveria ser deliciosa a combinação do caramelo com a pimenta. Salvei o link e esqueci dele. Dias depois, em um raro momento de descanso, assistindo um filme com o Bernardo, lembrei da pipoca. Paramos o filme no meio e fomos prepará-la. Em poucos minutos tínhamos na nossa frente uma tigela enorme de pipoca caramelada, super deliciosa, crocante e levemente apimentada. Um sábado de filme, pipoca e a companhia do Bernardo. O que mais eu posso querer?

Pipoca Caramelada - com Pimenta Caiena

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de óleo
1/2 xíc. (chá) de milho para pipoca
1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher (chá) de pimenta caiena
3 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de água
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 e 1/2 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Unte duas espátulas e uma tigela grande com um pouco de óleo e reserve. Em uma pipoqueira - ou panela grande - aqueça o óleo e o milho. Mexa sempre para estourar todos os grãos. Depois da pipoca pronta, despeje-a na tigela previamente untada, retirando os milhos que não tiverem estourado. Em uma tigela pequena, misture o bicarbonato e a pimenta e reserve. Leve o açúcar, a água e a manteiga para ferver em uma panela média, em fogo médio-alto, sem mexer, por cerca de 10-14 minutos, até que o caramelo atinja uma cor dourada. Retire do fogo e adicione a mistura de bicarbonato com pimenta, mexendo com cuidado. Imediatamente jogue o caramelo sobre a pipoca, misturando para que a calda cubra todas as pipocas. Mexa com as espátulas untadas para que o caramelo fique uniformemente distribuído. Espalhe a pipoca sobre uma assadeira grande e deixe esfriar em temperatura ambiente.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Sanduíche de Queijo com Espinafre


Eu adoro espinafre, e sempre tem um restinho dele cozido aqui na geladeira da minha casa. Naquela hora da fome insana da tarde, decidi preparar um sanduíche de queijo com espinafre, super simples e super delicioso. Peguei meia xícara de espinafre cozido e sem tempero e triturei com meia xícara de queijo muçarela, duas colheres de sopa de parmesão ralado e 1 dente de alho. Coloquei o creme sobre uma fatia de pão integral fechei o sanduíche com outra fatia de pão. Passei manteiga dos dois lados do pão e grelhei na frigideira até dourar!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Pannacotta com Calda de Framboesa


Pannacotta sem dúvida virou um dos meus doces preferidos dos últimos tempos. É cremosa, docinha e combina perfeitamente com a calda mais azedinha. Eu sempre como quando eu e o Bernardo tomamos café da manhã em uma padaria francesa aqui da cidade. Ele fica com a salada de frutas, e eu com a pannacotta. Preparei essa para receber uma amiga muito querida na minha casa, que também adora a sobremesa! E a calda de framboesa, deliciosa, fica perfeita também com um pãozinho na chapa ou biscoitinhos amanteigados! =)

Pannacotta com Calda de Framboesa
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

400ml de creme de leite fresco
250ml de leite integral
100g de açúcar refinado
4 folhas de gelatina incolor
1 colher (sopa) de óleo vegetal

Calda

1 xíc. (chá) de framboesas - usei congeladas
1/4 xíc. (chá) de açúcar refinado

Modo de Preparo:

Pannacotta - Em uma panela, aqueça o creme de leite e o leite. Assim que esquentar - sem ferver -, despeje sobre uma tigela e misture o açúcar, até dissolver completamente. Enquanto isso, hidrate a gelatina em uma tigela com bastante água gelada por 5 minutos. Esprema a gelatina e junte ao creme, misturando bem. Se necessário, aqueça a mistura novamente, para que a gelatina dissolva completamente. Retire do fogo e peneire sobre uma tigela. Unte com óleo 4 ramequins de 150ml. Despeje o creme nos potinhos, cubra e deixe esfriar. Assim que estiverem completamente frios, leve-os à geladeira por cerca de 4 horas, ou até que o creme esteja totalmente firme.

Calda - Em uma panela, coloque as framboesas e o açúcar. Misture bem até que todo o açúcar derreta e a calda fique ligeiramente encorpada, cerca de 7 minutos. Retire do fogo e peneire. Reserve.

Montagem - Encha uma tigela com água quente. Passe o fundo dos ramequins na água, para que a pannacotta desgrude mais facilmente (o maçarico também pode ser utilizado para soltar a pannacotta). Coloque a pannacotta em um prato e cubra com a calda. Decore com framboesas.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Espaguete à Carbonara


Aproveitando que hoje é o Dia Mundial da Massa, vou postar essa receita maravilhosa de espaguete à carbonara, um clássico italiano cremoso e cheio de sabor. Afinal, não tem erro a combinação perfeita que bacon, ovos, queijo e creme de leite. A turminha aqui em casa adora, e devorou essa panela rapidinho!

Espaguete à Carbonara
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

200g de bacon em cubos
Sal e pimenta a gosto
400g de espaguete
200ml de creme de leite
4 ovos, levemente batidos
40g de queijo parmesão, extra para servir
Salsinha picada para servir - opcional

Modo de Preparo:

Aqueça uma panela e frite o bacon, mexendo sempre para não grudar, até que fique crocante. Retire da panela e coloque sobre folhas de papel absorvente. Reserve. Enquanto isso, cozinhe a massa em bastante água com sal, por cerca de 7 minutos, ou até que fique al dente. Coloque em uma tigela o creme de leite, os ovos, o parmesão e a pimenta a gosto. Adicione os cubos de bacon e reserve. Escorra a massa e volte à panela. Despeje o creme sobre a massa quente, misturando bem por cerca de 2 minutos, ou até que o creme cubra totalmente a massa. Retire do fogo e sirva com salsinha e parmesão ralado.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Financier


Eu não sei como funciona para os outros blogueiros. Mas eu geralmente posto uma receita, óbvio, para entreter meus leitores, mas, principalmente, para guardá-la na internet. Isso porque não é raro eu repetir as minhas próprias receitas, e eu acho terrível quando tenho que lembrar onde devo procurá-la. Isso aconteceu com esses bolinhos. Alguns dias atrás, folheei todo o meu caderno do curso de confeitaria e nada de encontrar a receita. Ontem, olhando o caderno mais uma vez para procurar outra coisa, me deparei com a receita. Decidi então, para comemorar, preparar as macias e deliciosas belezinhas francesas. Meus financiers ficaram lindos, fofinhos e perfeitos para serem devorados degustados com uma xícara de chá. Agora não terei mais que me preocupar em revirar meus cadernos quando quiser assar essas fofurinhas!

Financier

Ingredientes:

55g de açúcar impalpável
25g de farinha de amêndoas
50g de claras - aproximadamente duas claras de ovos médios
18g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 170oC. Prepare a manteiga noisette, de acordo com as instruções do link acima. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes e, por último, adicione a manteiga. Misture bem. Unte com manteiga e enfarinhe 8 forminhas próprias para financier ou tarteletes. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno, desenforme e sirva em temperatura ambiente. Ficam ainda melhores se consumidas no dia seguinte.

domingo, 23 de outubro de 2016

Empadinhas de Frango


Ontem minha avó veio aqui em casa e trouxe para a gente comer uma bandeja de empadinhas que ela comprou em uma lojinha especializada nos quitutes, aqui perto de casa. Naturalmente, sou desconfiada com coisas da rua, só porque sou cheia de opinião e acho que, se é pra comer, melhor que a gente faça então. Mas ontem, varada de fome, fui experimentar uma das empadinhas da vovó. Qual a minha alegria de descobrir que eram maravilhosas! Massa amanteigada e recheio super saboroso, o que mais queremos de um salgadinho? Enfim, hoje acordei com crise de abstinência das empadinhas e decidi preparar a minha versão caseira, eleita pela Talita como a melhor empadinha que ela já fez! E ficou tão deliciosa quanto as que a vovó trouxe! Talvez amanhã tenha até repeteco..

Empadinhas de Frango

Ingredientes:

Massa

600g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
300g de manteiga com sal ou sem, cortada em cubinhos
3 gemas
50ml de água gelada

Recheio de Frango

1 cebola picadinha
2 peitos de frango, cozidos e desfiados
2 tomates picados
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
150ml da água em que o frango foi cozido
Salsinha picada
Gema para pincelar


Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e desfaça os cubos esfregando na farinha com a ponta dos dedos. Quando todos os pedaços de manteiga estiverem misturados a farinha, junte as gemas e água e junte tudo em uma bola de massa. Se o dia estiver muito quente, deixe a massa na geladeira por 30-60 minutos.

Recheio - Se preferir, antes de fazer a massa da empada, faça o recheio, que deve estar completamente frio antes de rechear a massa. Frite a cebola em um fio de óleo, junte o frango desfiado e os tomates. Polvilhe a farinha de trigo e frite mais um pouco. Junte a água e deixe engrossar o caldo. Assim que desligar o fogo, misture a salsinha picada. 

Montagem - Abra a massa de empadinha entre dois plásticos com um rolo. Corte a massa em círculos, um maior para fazer a massa e outro menor para a tampa. Use forminhas de alumínio descartáveis para facilitar o trabalho depois. Cubra a forminha com um disco de massa, recheie com o frango completamente frio e cubra com outro círculo de massa. Pincele as empadinhas com gema e leve para assar em forno pré aquecido 190ºC por cerca de 40 minutos. 

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sorvete de Chocolate


Eu acho incrível como às vezes poucos ingredientes podem resultar em comidinhas tão incríveis. E esse é o caso desse sorvete. Zapeando pelo Facebook, vi que a página do New York Times tinha postado um sorvete de chocolate. Por acaso tinha uma garrafa de creme de leite fresco na geladeira - coisa que quase nunca tenho -, coloquei a sorveteira no freezer e preparei - rapidamente - a massa do sorvete. Hoje de tarde finalizei o preparo e comprovei: é o sorvete de chocolate mais delicioso e mais rápido do mundo! Façam que vocês não vão se arrepender!

Sorvete de Chocolate

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de creme de leite fresco
1 xíc. (chá) de leite
1/2 xíc. (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
240g de chocolate meio amargo, picado
1/2 colher de sopa de rum ou conhaque

Modo de Preparo:

Em uma panela, leve à fervura o creme de leite, o leite, o açúcar e o sal. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o chocolate picado. Misture bem até que o chocolate derreta completamente. Acrescente o conhaque e leve a mistura à geladeira por pelo menos 4 horas. Coloque a mistura na sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante.

domingo, 16 de outubro de 2016

Pão Integral Sem Sova


Toda vez que eu vou dar aula na NutriChef, a turminha pergunta se eu vou trazer comida para casa. Eu nunca trago, e sinto que eles ficam um pouco decepcionados. A aula de pães é das preferidas deles, já que às vezes consigo trazer algum exemplar para eles experimentarem. No entanto, nunca consigo trazer nenhum pedaço do pão sem sova, que os alunos se engalfinham para levar até as migalhas! Aproveitando para participar do World Bread Day, organizado pela Zorra, do blog Kochtopf, decidi preparar a versão integral desse queridinho, que, apesar da demora, fica idêntico aos melhores pães das padarias da cidade. E o integral é perfeito do mesmo jeito! Eu e Caio devoramos fatias e mais fatias ontem no jantar!


Pão Integral Sem Sova

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. (chá) de água
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 e 1/4 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture as farinhas, o fermento, o sal e a água. Mexa bem com uma colher até que a mistura fique homogênea. Cubra a tigela com um plástico filme e deixe descansar por 12-18 horas em temperatura ambiente. A massa estará pronta quando sua superfície estiver cheia de bolhas de ar. Polvilhe uma superfície com farinha e retire a massa da tigela. Dobre a massa duas vezes sobre ela mesma e deixe descansar por 15 minutos. Após o descanso, forme uma bola com a massa e deixe-a descansar, coberta por um pano de prato seco e limpo, por cerca de 2 horas. 30 minutos antes de finalizar o tempo de descanso da massa, pré-aqueça o forno a 220oC e coloque uma panela de cerca de 20cm de diâmetro - e que possa ir ao forno - dentro do forno. Após os 30 minutos, retire a panela com cuidado, coloque a massa dentro e tampe. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, retire a tampe e asse por mais 15-20 minutos, ou até que a casca esteja dourada. Retire do forno e transfira o pão para uma grade para esfriar.

World Bread Day 2016 (October 16)

sábado, 15 de outubro de 2016

Peito de Frango Recheado em Rodelas


No meu aniversário, ganhei do Bernardo um livro lindo com técnicas de culinária do Le Cordon Bleu. Já li e reli o livro várias vezes, aliás ele é meu mais novo queridinho para consultas de última hora. Vi essa receita e, como nunca tinha feito nada parecido, aceitei o desafio e preparei para o almoço de domingo. A carne do frango fica super macia e suculenta, e deve ficar ótima com o recheio proposto pelo livro - de espinafre com queijo de cabra. 

Peito de Frango Recheado em Rodelas
do livro Todas as Técnicas Culinárias do Le Cordon Bleu

Ingredientes:

2 filés de peito de frango
100g de queijo muçarela, ralado
4 talos de cebolinha, finamente picados
1 dente de alho ralado
Sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes do recheio e reserve. Corte através de um lado do peito de frango, deixando-o preso do outro lado. Abra e achate o filé, com o lado cortado para cima. Coloque-o entre duas folhas de papel manteiga e bata com um rolo ou batedor de carne para esticar e achatar. Retire a folha, tempere com sal e pimenta dos dois lados do frango e espalhe metade do recheio, deixando as bordas livres para enrolar. Enrole o peito, formando um cilindro. Enrole um pedaço de papel manteiga em volta do rolinho, apertando firme, e torça as pontas para fechar. Embrulhe em papel alumínio e torça as pontas novamente. Ferva uma panela de água e coloque o rolo. Cozinhe, com a panela tampada, em fogo baixo, por 15 minutos, ou até que um espetinho de metal fique quente ao ser retirado do centro. Tire o rolo, desembrulhe e fatie. 

domingo, 2 de outubro de 2016

Waffles de Buttermilk - Sem Ovos


A história é sempre a mesma - final de semana, os meninos pedem waffles/panquecas e não tenho alguns dos ingredientes principais. No caso desses, estava zerada de ovos - e leite, dois dos principais ingredientes da guloseima. Por sorte tinha dois potinhos de iogurte natural perdidos na geladeira. Procurei uma receita de waffles - que são os favoritos da turminha - que não levassem ovos e encontrei várias. Muitas veganas e essa. Aí decidi preparar, afinal de contas, mesmo que ficasse ruim eles iriam adorar, especialmente acompanhados pelo maravilhoso xarope de bordo 100% que meu primo trouxe do Canadá para a gente. No entanto, os waffles superaram mil por cento as minhas expectativas. Não acreditei quando tirei da máquina waffles incrivelmente crocantes por fora e super fofinhos por dentro. Ontem, mesmo com uma dúzia de ovos na geladeira, repeti a receita!

Waffles de Buttermilk - Sem Ovos

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
2 xíc. (chá) de buttermilk* - usei iogurte e ficou perfeito
90g de manteiga sem sal, derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga derretida, para untar a máquina de waffle
Frutas e xarope, para servir

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha, Junte o restante dos ingredientes e misture bem para incorporar. Coloque cerca de 1/2 xícara da mistura na máquina de waffle e repita a operação até que toda a massa esteja assada. Sirva imediatamente com o xarope e as frutas.

*Para o buttermilk caseiro, misture 1 colher (sopa) de vinagre para cada xícara de leite integral. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...