terça-feira, 23 de outubro de 2018

Tiramisù


Fui ao supermercado com o Bernardo e avistei o que mais parecia uma miragem: 200g de mascarpone por menos de 10 pratas. Me apressei e peguei logo alguns potinhos, pensando no maravilhoso tiramisù que eles virariam. Tinha já o biscoito champagne e o café em casa. Voltei toda serelepe, pronta para preparar a minha sobremesa quando me lembrei: não comprei creme de leite fresco para incorporar no creme. De última hora, procurei uma receita na internet e achei essa, bradando que era o tiramisù "original" italiano. Bom, se é original ou não eu não sei, mas que ficou maravilhoso - e, arrisco dizer, melhor do que o que leva o creme de leite batido -, isso ficou! 


Tiramisù

Ingredientes:

150g de açúcar
4 colheres (chá) de Marsala
6 gemas
500g de queijo mascarpone
300g de biscoito champagne
250ml de café espresso frio
Cacau em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela que possa ir em banho-maria, coloque o açúcar, o Marsala e as gemas. Leve ao banho-maria mexendo sempre, até que atinja a temperatura de 82oC. Retire do fogo e leve para bater na batedeira até que a mistura alcance a temperatura ambiente. Junte, com o auxílio de uma espátula, e com cuidado para não retirar muito ar, o queijo mascarpone. Reserve. Para a montagem, molhe os biscoitos no café. Faça uma camada de biscoitos na travessa, seguida do creme. Repita as camadas e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Polvilhe com cacau pouco antes de servir.

domingo, 21 de outubro de 2018

Polvo à Lagareiro


Eu já tinha comido polvo antes. Mas nunca tão delicioso quanto o polvo à lagareiro que a tia Marília preparou para a gente em Portugal. Tudo ali era perfeito: o polvo cozido no ponto certo, o azeite português maravilhoso, o vinho que tomamos para acompanhar e, obviamente, a companhia da tia Marília, que não poupou esforços para nos agradar enquanto estivemos na terrinha. Logo peguei a receita e, assim que cheguei, fui atrás de um polvo - item de luxo aqui em terras brasilienses. O modo de preparo é super fácil, e o resultado é incrível! Todos os dias eu sonho em chegar em casa e ter uma frigideira dessa me esperando com um pedaço de pão para molhar no azeite!

Polvo à Lagareiro

Ingredientes:

800 gr de polvo limpo
4 a 5 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
Coentros
1 cebola com casca
Batatinhas para assar
Sal grosso q.b.

Modo de Preparo:

Cozinhe o polvo na panela de pressão por 15 ou 20 minutos, juntando 1/2 xíc. (chá) de água e uma cebola com casca, para que o polvo não fique duro. Lave muito bem as batatas com casca, salpique-as com sal grosso e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC. Quando o polvo estiver cozido, ponha-o num tabuleiro de barro com os dentes de alho esmagados, 1 folha de louro, coentros picados grosseiramente e azeite até quase cobrir o polvo. Leve ao forno durante 30 minutos. Quando as batatas já estiverem assadas dê um murro em cada uma e disponha-as à volta do polvo, regando-as com o azeite quente.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ambrosia


Estava morrendo de vontade de comer uma ambrosia. Depois de um teste falido com uma receita que não deu certo, achei essa receita nesse site, que desde o tempo da invenção da internet sempre tem um monte de coisas que servem pra todos os gostos. Organizei os ingredientes, peguei um pau de canela emprestado com a minha sogra, cheguei em casa e fiz. E só sosseguei quando raspei esse pratinho que aparece aí na foto. Sem brincadeira, se você gosta de ambrosia, faça. Sem dúvidas, essa foi a melhor que eu comi até hoje! Delícia e super fácil!

Ambrosia

Ingredientes:

1 l de leite
2 xícaras de açúcar
6 ovos inteiros
1 pau de canela
4 cravos da índia
Suco de 1 limão pequeno

Modo de Preparo:

Coloque, em uma panela média, 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos da índia. Deixe ferver até dourar o açúcar (cor de caramelo). Acrescente o leite, o suco do limão o restante do açúcar e os ovos (misture os ovos antes para estourar as gemas). Mexa de vez em quando, com cuidado. Deixe ferver até que fique quase seca, mas ainda com um pouco da calda. 

*Fiz a receita com 1 ovo, respeitando a proporção dos outros ingredientes.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Brownies Básicos da Pat


Se tem uma receita que ficou rolando por dias na minha aba do Chrome, foi essa. Todos os dias eu queria preparar esse brownie, só que nunca conseguia. Falta de tempo, de algum ingrediente ou qualquer outra coisa eram desculpas para deixar para o dia seguinte. Mas confesso que foram dias babando na frente da tela do computador enquanto via a textura perfeita e molhadinha desses brownies. No domingo, depois de um dia de descanso na chácara com a turma, voltamos para casa e decidi preparar os brownies. A Pat diz que são básicos, mas para mim foram uma maravilhosa descoberta de um dos melhores - e mais fáceis - brownies que já comi. Entrou invicto em primeiro lugar para o ranking dos melhores da vida! Façam e comprovem!

Brownies Básicos da Pat

Ingredientes:

½ xícara (113g) de manteiga sem sal, picada
2/3 xícara (60g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara (93g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (85g) de gotas de chocolate meio-amargo ou chocolate em barra picadinho

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar papel em dois lados opostos. Unte o papel com manteiga. Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo médio. Retire do fogo e adicione o cacau, mexendo bem para dissolvê-lo. Misture o açúcar e deixe esfriar. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a baunilha. Adicione a farinha, o fermento e o sal e misture até a farinha sumir. Incorpore as gotas de chocolate. Espalhe a massa na forma preparada e leve ao forno por 20 minutos ou até que a superfície do brownie pareça seca e um palito enfiado no centro saia com um pouquinho de massa grudado nele. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Creme de Abóbora com Leite em Pó


Já falei aqui que a minha sogra é uma cozinheira de mão cheia. Vivemos dividindo receitas, e esse creme é adaptado de uma delas. Um dia minha sogra fez um purê de abóboras que ficou maravilhoso e ultra cremoso. Perguntei o que ela havia colocado, e ela me disse que foi leite Ninho e manteiga, e só. Fiquei maravilhada com aquilo e decidi preparar uma sopa creme de abóbora com os ingredientes. Adicionei caldo de legumes para saborizar e pronto: faço logo uma panela cheia e vou tomando no jantar durante a semana. Fica cremosa e maravilhosa, e o leite ainda dá um gostinho meio adocicado à preparação! 

Creme de Abóbora com Leite em Pó

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa, lavada, cortada em cubos (com a casca)
2 litros de caldo de legumes
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a abóbora no caldo de legumes, temperando com sal e pimenta. Assim que a abóbora estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador, acrescentando o caldo aos poucos para que não fique muito líquida. Continue batendo e adicione o leite em pó e a manteiga. Tempere novamente e sirva.

domingo, 16 de setembro de 2018

Pêssegos Grelhados com Mel


Por aqui já está começando a época dos pêssegos: já aparecem nos mercados e feiras, lindos e cheirosos, prontos para qualquer coisa deliciosa, ou mesmo serem devorados puros, como é o caso da minha casa, já que as crianças caíram de amores pela fruta. Escondido deles, peguei 1 pêssego e preparei grelhado, para ver como ficaria. E fiquei impressionada: a textura fica quase como a do pêssego em calda, porém mantendo o sabor delicioso dele fresco! Servi com um fio de mel e iogurte natural! Perfeito para o lanche da tarde!

Pêssegos Grelhados com Mel

Ingredientes:

1 pêssego maduro
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de mel para servir
1/4 xíc. (chá) de iogurte natural, para servir

Modo de Preparo:

Corte o pêssego ao meio, retirando o caroço. Espalhe o açúcar em um prato e passe a parte da polpa do pêssego sobre ele, pressionando para grudar o açúcar na fruta. Aqueça uma grelha em fogo baixo. Coloque os pêssegos, com a parte da polpa virada para baixo, e tampe. Deixe grelhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que o pêssego esteja dourado. Retire com cuidado e sirva em temperatura ambiente com o fio de mel e o iogurte.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Torradinhas com Pasta de Avocado Temperada


Como abacates desde que me entendo por gente. Lá na chácara do meu pai tem inúmeros pés da fruta, e sempre que era época,  minha casa ficava cheinha de abacates. Só que não comíamos o abacate em pratos salgados, como comemos hoje. Tomávamos litros de abacate batido com leite e açúcar, as abacatadas do meu pai, ou comíamos as frutas com limão espremido e açúcar, quando estavam bem maduras. Saí da casa dos meus pais e nunca mais comi, até o dia que encontrei lindos avocados. Aquela texturinha amanteigada, o saborzinho menos intenso do que o abacate da chácara e as receitas da internet transformaram meu café da manhã de abacatada em lindas torradinhas e guacamoles. Essa receita não chega a ser uma receita: peguei algumas fatias de pão de fermentação natural e aqueci na torradeira. Enquanto isso, amassei meio avocado e misturei 1/4 colher (chá) de cebola e alho em pó, sumo de meio limão, sal e pimenta do reino moída. Passei pelas torradinhas e coloquei lindos e azedinhos tomatinhos tipo cereja por cima, e uma pitada de pimenta calabresa. Um fio generoso de azeite e pronto. Café da manhã prontinho para servir, junto com esse suquinho maravilhoso de laranja com cenoura e gengibre! Delicinha!

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sangria Portuguesa


Uma receita simples para uma bebida incrível! Eu não era muito de beber, até passar algumas semanas em Portugal no último mês. Conheci lá os melhores vinhos e bebidas que já tinha tomado, e fiquei viciada nas sangrias, disponíveis em quase todas as esquinas de Lisboa. Voltei pra casa com sede para testar uma receita, o que foi bem fácil, já que a maioria lá tem sempre esses mesmos ingredientes. O resultado? Uma jarra dessa belezinha para o almoço de domingo! Sangria para português nenhum botar defeito!

Sangria Portuguesa

Ingredientes:

750ml de vinho branco seco
750ml de refrigerante de limão
2 laranjas tipo Bahia, cortadas em meia-lua
200g de morangos, sem folhas, cortados em rodelas
Cubos de gelo para servir

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Ovos Turcos com Iogurte


Que eu amo ovos vocês já estão carecas de saber. É um ingrediente que sempre aparece aqui no blog: cozido, assado, frito, omelete, enfim, eu gosto dele de todos os possíveis jeitos. E essa receita combina muitas coisas que eu adoro para um café da manhã reforçado: ovos, manteiga, iogurte e um pãozinho de fermentação natural. A gema molinha do ovo com o iogurte temperadinho fazem um combo perfeito para passar na torradinha! Ingredientes simples e um resultado digno de restaurante!

Ovos Turcos com Iogurte

Ingredientes:

1 dente de alho amassado
300g de iogurte grego sem açúcar
50ml de azeite
50g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de pimenta calabresa
2 talos de cebolinha picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Fatias de pão torradas, para servir

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o alho com o iogurte grego e a metade do azeite. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, deixando que ela fique dourada, até o ponto noisette, quando ela fica escura e com aroma de castanhas. Junte a pimenta calabresa, o restante do azeite e reserve. Divida o iogurte grego em 4 tigelas coloque dois ovos por cima de cada uma. Por último acrescente a manteiga noisette e tempere com sal e pimenta. Decore com a cebolinha e sirva com fatias de pão torradas.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Abobrinha em Conserva


Uma conserva divina e ótima para quando você não tem quase nenhum ingrediente em casa! Comemos no almoço, como acompanhamento para o frango grelhado, e no jantar, por cima de uma torradinha. Perfeita e super rápida de fazer, ótima como aperitivo para as festas em casa!

Abobrinha em Conserva
daqui

Ingredientes:

1kg de abobrinhas, cortada em fatias finas
4 dentes de alho, fatiados
1 xíc. (chá) de vinagre
Sal e pimenta calabresa a gosto
Orégano a gosto
1 xíc. (chá) de azeite

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte as abobrinhas, o alho e o vinagre. Cozinhe até que as abobrinhas fiquem macias. Escorra o vinagre e transfira para um pote grande. Cubra com azeite (coloque mais, se necessário) tempere com sal, pimenta e orégano. Misture bem e deixe na geladeira tampado até que fique completamente gelado. 

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Waffles de Queijo com Batata


Se tem uma coisa que eu amo comer é batata. Pode ser assada, frita, purê, gnocchi, amassada, refogada, enfim, sem sombra de dúvidas é uma das minhas comidas preferidas na vida. Tinha visto no Pinterest alguns anos atrás uma receita de hash browns - aquelas batatas fritas que os americanos comem no café da manhã - feitas na máquina de waffle, sem fritar. Acordei com vontade de comer e fui pesquisar uma receita. Achei essa e amei! Com certeza comeria todos os dias! Acompanhei com pedacinhos de bacon frito, folhas de manjericão e creme azedo! Maravilhoso!

Waffles de Queijo com Batata

Ingredientes:

600g de batata, ralada no ralo grosso
3 ovos, levemente batidos
1/4 xíc. (chá) de leite
1 xíc. (chá) de queijo cheddar ralado - usei muçarela
1/4 xíc. (chá) de cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto
Creme azedo (sour cream) para servir
Óleo, para untar a máquina de waffle

Modo de Preparo:

Aqueça e unte com óleo sua máquina de waffles. Em uma tigela, misture a batata, os ovos, o leite, o queijo e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque cerca de 1/2 xíc. (chá) da mistura na sua máquina, deixando cozinhar até que fique bem dourado. Repita o processo com o restante da receita. Sirva com o creme azedo e cubos de bacon.

domingo, 24 de junho de 2018

Petit Gâteau de Chocolate Branco com Limão Siciliano


Sobraram algumas casquinhas de ovo de Páscoa da lojinha (até hoje!) e ainda não consegui usá-las para nada, já que chocolate branco não é algo que uso muito nas minhas receitas. Aí pensei que poderia fazer um petit gatêau diferente, utilizando o chocolate e um limãozão siciliano que tinha em casa. Vi dois tipos de receita: uma que separava o recheio do bolinho e essa que eu fiz, que é igual a de um petit gatêau normal, é só misturar todos os ingredientes, colocar na forminha e pronto! O bolinho é macio, e o recheio parece um curd, delicioso e com um sabor azedinho do limão!

Petit Gâteau de Chocolate Branco com Limão Siciliano

Ingredientes:

200g de chocolate branco
110g de farinha de trigo
160g de manteiga
160g de açúcar
3 ovos
4 gemas
Raspas de 2 limões sicilianos
Suco de 1 e 1/2 limão siciliano

Modo de Preparo:

Pre-aqueça o forno a 200oC. Unte 12 forminhas de petit gatêau com manteiga e farinha de trigo. Derreta o chocolate branco com a manteiga e separe. Coloque num recipiente os ovos, as gemas, o açúcar, a farinha e, por último, o chocolate previamente derretido com a manteiga. Bata bem. Adicione o limão siciliano espremido e as raspas. Coloque a mistura nas forminhas e asse por 7 a 8 minutos. Sirva imediatamente.

domingo, 17 de junho de 2018

Frango Empanado na Airfryer


Se tem uma coisa que minha família ama é esse frango. Posso prepará-lo todos os dias da semana e tenho certeza de que eles comeriam felizes! O modo de preparo é super fácil, ele só demora mesmo porque colocar aos poucos 1kg de frango na Airfryer pode ser algo que leve algum tempinho. Mas se você puder, faça. Já fiz com filé mignon, peixe e camarão, e sempre sai super gostoso! A carne por dentro fica macia e suculenta, enquanto o exterior fica crocante e douradinho!

Frango Empanado na Airfryer

Ingredientes:

1kg de filé de peito de frango, cortado em bifes
1 colher (sopa) de cebola em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de óleo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 ovos grandes, levemente batidos
3 xíc. (chá) de panko
Azeite para fritar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, disponha os bifes de frango. Tempere com a cebola, alho, óleo, sal e pimenta. Misture bem com as mãos para que o tempero incorpore bem em todos os bifes. Separe 2 pratos rasos e 1 fundo: coloque a farinha de trigo em um prato raso, o ovo em um prato fundo e o panko no outro prato raso. Passe o frango pela farinha de trigo, bata para retirar o excesso, em seguida passe pelo ovo e por último pelo panko, pressionando para que fique bem aderido ao bife. Repita a operação até que todo o frango esteja empanado. Pré-aqueça a Airfryer por 10 minutos a 200oC. Coloque 2 ou 3 bifes no cesto da Airfryer, de forma que fiquem em uma única camada. Coloque um fio grande de azeite e leve para assar na Airfryer em 200oC, até que os empanados fiquem dourados. Repita a operação com o restante. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Quindim


Quando o Bruno era bebê, ele apresentou uma alergia estranhíssima, que o médico suspeitava que fosse a algum alimento que eu estava consumindo. Por alguns meses, deixei de comer glúten, lácteos e soja. Durante esse período duro e faminto, minha avó me salvou diversas vezes com as suas ideias maravilhosas de receitas sem os ingredientes proibidos. Ela fazia uma torta de legumes sensacional, e também os meus queridíssimos quindins de maracujá. Aqueles dois pratos viraram os meus favoritos por alguns meses, uma luz no fim do túnel para a viciada em glúten e leite. A receita que trago hoje não é a do quindim de maracujá da vovó, mas de um quindim igualmente delicioso, que faço de noite para comer no dia seguinte de manhã geladinho! Anotem essa!

Quindim

Ingredientes:

15 gemas
100ml de água filtrada
300g de açúcar
150g de coco ralado
Sumo de 1 limão
30g de manteiga derretida
Manteiga e açúcar para untar as forminhas

Modo de Preparo:

Unte com manteiga 12 forminhas de petit gateau e reserve. Em uma tigela, coloque as gemas e junte a água. Bata com um fouet e reserve. Em outra tigela, junte o açúcar, o coco ralado, o sumo de limão e a manteiga e misture. Peneire a mistura de ovos sobre os secos, mexendo para incorporar. Encha as forminhas de petit gateau até a metade. Coloque para assar em banho-maria por cerca de 15 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar para desenformar.

terça-feira, 5 de junho de 2018

Salada de Ovo


Com certeza a melhor salada de ovos que você vai comer na vida! Fiz ontem à noite para jantarmos e confesso que estou pensando seriamente em repetir o cardápio hoje também! O ovo, cozido no tempo certo, fica perfeito com a acidez do limão e da mostarda, junto com a cremosidade da maionese! 

Salada de Ovo
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

6 ovos
6 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de suco de limão
1 talo de salsão pequeno, picado em cubinhos
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
Sal e pimenta a gosto
Páprica a gosto
Fatias de pão integral torradas, para servir.

Modo de Preparo:

Cozinhe o ovo por 8 minutos. Retire da panela, coloque em água gelada, descasque e reserve. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes. Pique os ovos cuidadosamente em 6 pedaços e junte ao creme. Tempere a gosto e sirva sobre as torradas.

domingo, 3 de junho de 2018

Sorvete de Café, Doce de Leite e Chocolate


Apesar de muito raro, às vezes me sobra um pouco de creme de leite fresco na geladeira. Por essas ocasiões espetaculares, mantenho sempre a minha sorveteira no freezer destinado aos preparos da loja, já que o daqui de casa vive cheio de pacotes de frango e pão de queijo. Encasquetei que queria fazer um sorvete de café, já que nunca tinha preparado um desse sabor que eu tanto adoro! Acabei encontrando essa receita do muso dos sorvetes na internet e preparei. Eu e o Bernardo - e também o Caio, coitado, que só comeu algumas colheradas - concordamos que foi um dos melhores sorvetes que já comemos. Já saiu da máquina cremosíssimo e cheio de sabor, e vamos dizer que essa combinação de café, doce de leite e chocolate não tem como dar errado de jeito nenhum!

Sorvete de Café, Doce de Leite e Chocolate

Ingredientes:

250ml de leite integral
500ml de creme de leite fresco
150g de açúcar
20g de café solúvel
1/4 colher (chá) de sal
6 gemas

Para adicionar depois:

150g de doce de leite
150g de raspas grossas de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte o leite integral, a metade do creme de leite fresco, metade do açúcar, o café e o sal. Aqueça até levantar fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar por 15 minutos. Em uma tigela, bata as gemas com o restante do açúcar. Coloque, em outra tigela, o restante do creme de leite fresco e posicione a tigela sobre um banho-maria invertido, ou seja, sobre uma tigela maior com pedras de gelo e água gelada. Junte a mistura quente do leite com café à mistura de gemas, mexa bem e devolva à panela, cozinhando em fogo baixo até o ponto napê, quando passando o dedo pela mistura ela esteja grossa o suficiente para cobrir a espátula e deixar um rastro homogêneo (82oC). Imediatamente peneire o creme sobre o creme de leite fresco gelado, misturando bem. Transfira para um pote com tampa e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas. Coloque a mistura na sorveteira de acordo com as instruções. Quando o sorvete estiver pronto, adicione o chocolate picado e colheradas de doce de leite. Leve ao freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Bolo de Chocolate Denso


Um bolo denso e incrível, maravilhoso com uma xícara de café no meio da tarde! Receita infalível da Nigella, que servi com uma cobertura de brigadeiro que tinha sobrado aqui na lojinha!

Bolo de Chocolate Denso
do livro Delícias Divinas, da Nigella

Ingredientes:

225g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
375g de açúcar mascavo
2 ovos grandes batidos
1 colher (chá) de essência de baunilha
100g de chocolate amargo (70% de cacau)
200g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
250ml de água fervente

Modo de Preparo:

Unte uma assadeira quadrada de 20x20cm com manteiga e farinha e forre o fundo com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 190oC. Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme. Adicione os ovos e a baunilha, misturando bem. Junte o chocolate derretido e frio, tomando cuidado de bater bem, mas não demais. Os ingredientes precisam ser combinados, mas a massa não deve ficar leve e aerada. Então, alterne colheradas de farinha, já com o bicarbonato acrescido, com a água fervente, até obter uma massa lisa e líquida. Despeje-a na forma e asse por 30 minutos. Baixe a temperatura para 170oC e asse por mais 15 minutos. O bolo ainda estará um pouco mole no interior. Coloque o bolo sobre uma grelha de metal e deixe ficar completamente frio antes de desenformar. Não se preocupe se afundar no meio: na verdade isso acontece por ser um bolo denso e úmido.


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Ricota Caseira com Leite Pasteurizado


Eu tenho feito bastante ricota aqui em casa. No momento, a minha preferida é essa daqui, temperadinha e deliciosa para passar no pão de manhã. Nas últimas semanas, no entanto, não estou achando meu leite favorito para preparar a minha ricotinha matinal. Tive então que recorrer a um leite pasteurizado que achei na parte gelada do supermercado.  O que eu nunca poderia imaginar era a diferença que isso daria na minha ricota. No geral ela rende cerca de 1 xícara, e fica com a consistência bem arenosa. Fiz com o leite pasteurizado e ela ficou completamente diferente. Além de ter rendido cerca de 1/2 xícara, ela sai da panela com uma consistência de queijo, com bastante liga. Deixei a minha escorrer no paninho, coloquei em uma vasilha e levei para a geladeira. No dia seguinte, um queijinho perfeito, nem parecia a minha ricotinha de sempre. Da próxima vez faço com 3 litros de leite, aí teremos queijo para uma semana inteira!

Ricota Caseira com Leite Pasteurizado

Ingredientes:

1 litro de leite pasteurizado
4 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o leite, o vinagre e o sal. Misture e deixe levantar fervura em fogo baixo, até que todo o soro tenha se separado da gordura do leite. Caso isso não aconteça, coloque um pouco mais de vinagre e deixe decantar. Retire a panela do fogo e verta sobre um coador de tecido. Deixe escorrer por cerca de 30 minutos, ou até que o queijo fique com pouco soro. Coloque em um ramequin untado com óleo e leve à geladeira. Retire 10 minutos antes de comer.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Patê de Azeitona


Eu sou completamente apaixonada por azeitonas. Raras são as semanas que eu não abro um vidro delas para comer assim, normalmente, a qualquer hora do dia. Por isso, quando bati os olhos nesses biscoitinhos da foto, que eu AMAVA quando era criança, logo pensei que ficaria perfeito com um bom patê de azeitonas. Mas eu não queria aqueles patês leitosos, com requeijão ou creme. Queria um que fosse concentrado, só azeitonas. Daí achei essa receita que era exatamente o que eu queria! O único problema é que comi biscoitos com patê do café ao jantar!

Patê de Azeitona

Ingredientes:

250g de azeitonas pretas
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma frigideira. Deixe que aqueça levemente, por cerca de 2 minutos, sem fritar, apenas para que os sabores se intensifiquem. Retire do fogo e bata tudo no processador até que fique homogêneo. Sirva com mais azeite de oliva. 

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Bolo de Amêndoas com Laranjas


Fui à feira orgânica da minha quadra no último sábado e, vendo o rapaz do caixa comendo uma linda laranja sanguínea, perguntei pra ele onde estava o pacote fechado. Como ninguém na feira sabia dizer, ele acabou pegando um pacote qualquer e abrindo uma das laranjas, que, infelizmente, não eram das vermelhas que eu estava à procura. Como ele já tinha aberto o pacote, me deu de presente as outras que restaram. Trouxe para casa e, arrumando o armário dos mantimentos, achei um pacote intocado de amêndoas vencidas. Achei uma boa oportunidade para testar uma receita de bolo de amêndoas com laranjas. Encontrei a melhor receita de todos os tempo, que utilizava pouquíssimos ingredientes, e estava super bem recomendada. E o resultado não poderia ser melhor: um bolo extremamente úmido e delicioso, com um gostinho da laranja que me lembrou das maravilhosas marmeladas inglesas!

Bolo de Amêndoas com Laranjas

Ingredientes:

2 laranjas grandes
6 ovos
225g de açúcar
225g de amêndoas em lascas, extra para polvilhar
1 colher (chá) de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190oC. Unte com manteiga e forre com papel manteiga uma forma de 20cm de diâmetroCorte as laranjas, com casca, em pedaços grandes. Retire as sementes e deixe-as ferver em água por cerca de 30-40, ou até que fiquem macias e cozidas. Retire do fogo e reserve. Coloque, no copo do liquidificador, as laranjas, os ovos, o açúcar e as amêndoas. Bata bem até que vire uma mistura homogênea. Junte o fermento, despeje a massa na forma preparada, polvilhe com algumas amêndoas e leve para assar por cerca de 25 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e passe no teste do palito. Deixe esfriar, retire da forma e decore com o açúcar de confeiteiro.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Tikka Masala de Couve-Flor


Eu diria que couve-flor pura assim, só cozida, não entra no rol dos meus vegetais preferidos. Mas ela cremosinha, gratinada, com queijo, com molho, como suflê, como cuscuz, aí sim, posso dizer que gosto muito! Procurando uma receita para usar um lindo buquê do vegetal novinho e orgânico que comprei na feira, encontrei essa. Fiz um dia de noite e devorei uma panela inteira, sozinha. Depois, preparei novamente para tirar a foto. Aprovadíssima como jantar ou como acompanhamento para o almoço!

Tikka Masala de Couve-Flor
adaptada daqui

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo
1 cebola média, picada
6 dentes de alho picados
2cm de gengibre fresco, ralado
3/4 colher (chá) de Garam Masala
1/2 colher (chá) de coentro em pó
1/4 colher (chá) de açafrão em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
Uma pitada de chilli em pó
1 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de passata de tomate - ou tomate pelado picado
3/4 xíc. (chá) de leite de coco
1 couve-flor média, cortada em floretes
1/2 xíc. (chá) de coentro picado
Iogurte natural, para servir

Modo de Preparo:

Em uma panela em fogo alto, refogue a cebola, o alho e o gengibre com o óleo e os temperos em pó, até que comece a dourar. Acrescente o molho de tomate e o leite de coco, em seguida a couve-flor. Deixe levantar fervura e então abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que a couve-flor fique macia - se necessário, acrescente água para que a couve-flor cozinhe completamente e o molho não queime. Acerte o sal e sirva com o coentro picado e uma porção de iogurte natural.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Creme de Limão (Lime Posset)


É quase uma mousse de limão, mas é tão simples de preparar que eu achei inacreditável, nunca pensei que esses poucos ingredientes me dariam um resultado tão cremoso e equilibrado. Se por acaso você tiver um tantinho de creme de leite fresco sobrando em casa, faça esse creminho. Fica com uma consistência incrível e é delicioso, além de super fresquinho para uma sobremesa rápida depois do almoço!

Creme de Limão (Lime Posset)

Ingredientes:

Sumo e raspas de 2 limões
85g de açúcar
600ml de creme de leite fresco
Raspas de limão para decorar

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o sumo e as raspas do limão e o açúcar. Aqueça e deixe ferver até que o açúcar tenha dissolvido completamente. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, aqueça o creme de leite fresco até que levante fervura. Adicione a calda de limão com açúcar e mexa bem. Retire do fogo, passe por uma peneira e coloque em ramequins. Leve para gelar por pelo menos 4 horas. 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Pan Tomaca


Eu amo quando quero preparar alguma receita e já tenho todos os ingredientes em casa. Ando achando tomates vermelhíssimos na feirinha orgânica que frequento, e não raro trago pra casa mais de 1kg, pensando nos maravilhosos molhos que posso fazer com eles. Folheando o livro da Paola de novo, encontrei essa receita. Peguei algumas fatias de um pão de fermentação natural que compro na padaria perto de casa e pronto: um lanchinho maravilhoso em 5 minutos!

Pan Tomaca
do livro Todas as Sextas, da Paola Carosella

Ingredientes:

2 ou 3 tomates bem maduros
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino moída na hora
4 fatias de pão amanhecido
Orégano fresco

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio. Apoie um ralador grosso na borda de uma tigela e segure as metades de tomate pela pele e rale, deixando que o suco e a polpa se acumulem. No final, você estará segurando apenas a pele do tomate, que deverá ser descartada. Rale o alho e misture ao tomate. Tempere com o vinagre, o sal, o azeite e a pimenta. Aqueça uma frigideira de fundo grosso. Espete uma fatia do pão com um garfo, mergulhe-a no caldo dos tomates, virando de um lado e do outro até ela ficar inteiramente empapada no líquido. Faça isso com as outras três fatias de pão. O importante é que o pão fique muito úmido, mas sem quebrar e sem perder a forma. Retire do caldo. Despeje um fio de azeite na frigideira, coloque o pão e deixe tostar por cerca de 3 minutos, ou até perceber que está dourando. Com uma espátula, vire do outro lado. A fatia deve ficar com uma cor morena, quase queimada. Arrume o pão em um prato e sirva com folhas frescas de orégano.

*Sobrou um pouco do meu molho de tomate, então levei à outra frigideira em fogo alto, deixei reduzir e coloquei por cima dos meus pães!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Smoothie de Banana, Chocolate e Café


Essa semana foi aniversário da Luiza, e, de presente, demos para ela o livro da Simone Izumi, chocolateira de primeira, cujo blog eu adorava desde muito tempo. Folheamos o livro juntas e, dentre as inúmeras receitas, fiquei de olho nesse smoothie, especialmente porque tinha todos os ingredientes em casa. Pedi que ela me mandasse um print da receita e preparei ontem mesmo esse da foto. Tomei um pouco, Bernardo tomou outro pouco e hoje de manhã decidi repetir a receita para o café. Esse smoothie é perfeito, junta o docinho da banana com o sabor pungente do café e o chocolate maravilhoso! E fica super geladinho, quase um milk shake!

Smoothie de Banana, Chocolate e Café
do livro Loucuras de Chocolate

Ingredientes:

1 banana média madura
120 ml de leite
1 colher (chá) de café em pó solúvel
10g de chocolate em pó - 50% de cacau
15g de açúcar refinado
Chantilly, grãos de café e raspas de chocolate para decorar

Modo de Preparo:

Fatie a banana e congele. Disponha a banana congelada e o restante dos ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva a seguir ou conserve na geladeira.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Massa de Crepe


Essa, sem sombra de dúvidas, é a melhor massa de crepe que eu já fiz! Fica pronta em um segundo e pode ser recheada de diversas maneiras! Aqui em casa usamos queijos, frango desfiado e legumes, depois dobramos e colocamos para aquecer na panela elétrica, direto na mesa! Fica uma graça de apresentação e ainda é uma super ideia para uma festinha!

Massa de Crepe
do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

175g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
350ml de leite integral
4 ovos
50g de manteiga sem sal, derretida, extra para untar a frigideira

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha e o sal. Em um copo medidor, coloque o leite e os ovos e bata até que fique homogêneo. Junte a mistura de líquidos aos secos e adicione a manteiga. Misture bem, cubra com plástico e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio, unte com manteiga e coloque cerca de 1/3 xíc. de massa, virando a frigideira até que a massa fique fina e cubra totalmente o fundo da frigideira. Assim que começar a levantar bolhas, vire o crepe com cuidado e deixe dourar do outro lado. Reserve. Para rechear, basta colocar o recheio escolhido em uma metade do crepe. Dobre-o ao meio, depois dobre-o ao meio novamente e leve de volta para a frigideira para aquecer o recheio. Sirva imediatamente.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Cheesecake com Figos e Redução de Balsâmico


A minha receita de cheesecake favorita de todo o mundo vocês já estão carecas de saber qual é. O que vocês não sabem - e que nem eu imaginava - é como ela pode combinar com sabores que não são nada ordinários. Fiz pequenas porções de cheesecake para servir com calda de frutas vermelhas e sobraram algumas na geladeira que não foram servidas. Eu e o Bernardo tínhamos comprado alguns figos para fazer tartines de figo com ricota, que ficaram ótimas, porém não usaram nem um terço dos figos que tínhamos em casa. Decidi então fazer essa calda de balsâmico que já tinha visto na internet e experimentar como acompanhamento para as cheesecakes, juntos com os dulcíssimos figos. E posso dizer que ficou surpreendentemente delicioso! O ácido da redução de balsâmico balanceou lindamente com o queijo da cheesecake e os figos madurinhos! De quebra, a redução ainda sobrou e me rendeu um ótimo molho para comer com salada, carnes ou qualquer outra coisa!

Cheesecake com Figos e Redução de Balsâmico
receita da redução de balsâmico daqui

Ingredientes:

480ml de vinagre balsâmico
1/2 xíc. (chá) de açúcar refinado
Uma pitada de sal
Figos maduros cortados em 4, para servir

Modo de Preparo:

Calda - Em uma panela, coloque o vinagre, o açúcar e a pitada de sal. Misture e leve ao fogo médio e deixe cozinhar, mexendo constantemente, até que o líquido tenha reduzido à metade. Deixe esfriar e utilize como calda para as cheesecakes. Decore com os figos.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Talharim Alfredo


Eu particularmente adoro macarrão. Pelo menos uma vez na semana cozinho um quilo de massa para as crianças - e nós, claro - comermos no jantar. Pode ser com molho de tomate, à bolonhesa, com molho branco ou esse alfredo incrível, macarrão é sempre motivo de alegria aqui em casa! Essa receita do livro da Paola Carosella é uma delícia e, além de ser super fácil, ainda aproveita as folhinhas de sálvia verdinhas da minha hortinha!

Talharim Alfredo
do livro Todas as Sextas, da Paola Carosella

Ingredientes:

240g de talharim
100g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite 
20 folhas de sálvia
Sal
150g de queijo parmesão ralado
1 concha de água do cozimento da massa
Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão em bastante água com sal. Enquanto isso, prepare o molho. Escolha uma frigideira em que caibam o molho e depois a massa. Aqueça a frigideira e junte a manteiga e o azeite. Assim que estiverem quentes, acrescente a sálvia, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Quando a sálvia começar a liberar o seu perfume, acrescente uma concha da água da massa, retire do fogo e reserve. Escorra a massa, reservando um pouco da água, e despeje-a sobre a frigideira com o molho. Agite a massa e o molho, com cuidado para não quebrar os fios do talharim. Junte metade do queijo e continue mexendo. Se achar necessário, acrescente um pouco mais da água do cozimento para obter um molho mais emulsionado. Polvilhe com o restante do queijo ralado e sirva imediatamente.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Bolinhos de Limão com Iogurte


Estávamos planejando um piquenique para hoje de manhã aqui embaixo do prédio com as crianças. Aproveitei alguns minutos de calmaria na noite de ontem e resolvi preparar um bolo para levar. Folheando o livro da Nigella, encontrei essa receita desses bolinhos lindinhos de limão. Como limão é uma coisa que não falta mais aqui em casa, pelo vício que estamos passando em ginger beer, aproveitei a fartura do ingrediente e fui para a cozinha. O resultado não poderia ter ficado mais maravilhoso: bolinhos fofíssimos e cítricos, perfeitos para curtir o carnaval com a turminha na calmaria da manhã. Se eu fosse você faria esse hoje mesmo para comer amanhã no café!

Bolinhos de Limão com Iogurte
do livro Delícias Divinas, da Nigella

Ingredientes:

125ml de iogurte natural
75g de manteiga derretida
2 ovos grandes
Raspas de 1 limão
150g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
125g de açúcar refinado

Glacê:

200g de açúcar impalpável
Suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe 12 mini forminhas de bundt cake. Preaqueça o forno a 170oC. Em uma jarra medidora, misture o iogurte, a manteiga derretida, os ovos e as raspas de limão. Coloque a farinha, o bicarbonato, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Adicione os ingredientes úmidos à tigela, misturando bem. Encha as forminhas e asse por 25 a 30 minutos, ou até que passem no teste do palito. Quando saírem do forno, deixe-os esfriar um pouco antes de desenformar. Deixe que esfriem sobre uma grade. Para o glacê, misture o açúcar com suco de limão suficiente para criar um glacê grosso. Cubra os bolinhos e deixe secar.

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Trufas de Chocolate com Amarula


Essas trufas ficam incríveis, tanto para acompanhar um cafezinho quanto para presentear pessoas queridas. Eu particularmente amo o sabor da amarula, e acho que a mistura com o chocolate fica ainda mais perfeita! Testei a receita com 100% chocolate meio amargo, mas confesso que preferi essa que leva metade meio amargo e metade ao leite! 

Trufas de Chocolate com Amarula

Ingredientes:

150g de chocolate meio amargo picado
150g de chocolate ao leite picado
60g de creme de leite
40g de amarula
Cacau em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, derreta os chocolates no micro-ondas. Quando já estiverem derretidos e a mistura estiver homogênea, acrescente o creme de leite e a amarula. Deixe na geladeira para esfriar e endurecer, cerca de 20 minutos. Retire da geladeira, enrole as bolinhas e passe pelo cacau em pó. Conserve na geladeira e retire 10 minutos antes de servir. 

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cinnamon Rolls


Mesmo tendo uma receita favorita de todos os tempos de cinnamon rolls, não resisti à receita da Raiza Costa que vi enquanto folheava meu lindo livro. Voltando de um passeio com as crianças, combinei com o Caio que faríamos pãozinho de canela para o café. Peguei a receita e, mesmo notando algumas coisas, digamos, estranhas na receita, fui com tudo. Acabei tendo que fazer algumas modificações, e, apesar do meu recheio de canela ter escorrido dos rolinhos, meus pãezinhos ficaram super fofinhos! Aqui deixo a receita dela e, ao lado, as minhas adaptações!

Cinnamon Rolls
do livro Cozinha Escalafobética

Ingredientes:

12g de fermento biológico seco instantâneo
120ml de leite morno - acrescentei mais 90ml, minha massa tinha ficado seca
600g de farinha de trigo
50g de açúcar
5g de sal
2 ovos - use grandes. Usei 3 pequenos
225g de manteiga - usei 200g

Recheio (esse recheio para mim não funcionou. O iogurte perdeu consistência e escorreu totalmente da massa. Usaria o recheio dos outros cinnamon rolls que postei aqui. Vale a pena!)

120g de iogurte natural
110g de açúcar mascavo
50g de açúcar
3 colheres (sopa) de canela em pó

Cobertura

100g de açúcar impalpável
Água para dar o ponto de glacê fluido

Modo de Preparo:

Misture o fermento e o leite morno em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Em outra vasilha, misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione o leite com o fermento, os ovos e misture até formar uma massa homogênea. Em um balcão enfarinhado, vá sovando a massa e adicionando manteiga aos poucos, sempre esperando ela ser absorvida completamente antes de adicionar mais. Não polvilhe farinha demais para a massa não ressecar; no início ela é pegajosa mesmo. Coloque a massa em uma vasilha coberta e leve para gelar durante a noite ou por no mínimo 8 horas. Tire a massa da geladeira e abra um retângulo de 22x30cm (o meu ficou bem maior). Em uma vasilha, misture o iogurte, os açúcares e a canela e espalhe sobre o retângulo de massa. Enrole a massa no sentido do comprimento, como um rocambole, mas sem pressionar muito. Leve para gelar mais 15 minutos. Tire a massa da geladeira e corte fatias de 4cm. Coloque-os dentro da forma de muffins, cubra com filme plástico e deixe descansando em temperatura ambiente até que dobrem de volume, aproximadamente 20 minutos. Preaqueça o forno a 160oC e asse os pãezinhos por cerca de 30 minutos, ou até que estejam dourados na borda. Tire-os do forno e deixe esfriar na própria forma por 5 minutos antes de desenformá-los. Misture o açúcar impalpável com a água até obter um creme espesso. Passe uma camada sobre os rolinhos.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Frango Cordon Bleu


Uma das melhores coisas do Facebook é a quantidade de receitas legais que passam enquanto a gente arrasta nosso feed. Vi essa receita tempos atrás, depois perdi ela de vista e nunca mais encontrei. Até que uma pessoa compartilhou, aí me lembrei que queria muito prepará-la. Os ingredientes são básicos, e o modo de preparo também. O resultado é delicioso, e, apesar de render bastante frango, não sobrou um pedacinho para contar história! A receita peguei daqui, junto com o modo de preparo super explicadinho!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Bolo de Chocolate sem Farinha


Apesar de não ser meu aniversário e do Natal já ter passado há quase um mês, ganhei um monte de presentes na última semana. Na segunda-feira ganhei da minha mãe esses ramequins de coração apaixonantes! Na quinta passada, enquanto o Bernardo estava fora, chegou um pacote dos Correios. Na inocência, perguntei pra ele se era algum livro dos meninos. Aí ele disse pra eu abrir pra ver. Abri e era o livro a Raiza Costa, lindo e novinho, todinho pra mim! Resolvi então juntar os dois presentes em uma única foto: o bolo molhadinho, incrível e chocolatudo dentro dos ramequins fofíssimos de coração! Não sei por qual dos dois fiquei mais apaixonada!

Bolo de Chocolate Sem Farinha
do livro Confeitaria Escalafobética

Ingredientes:

580g de chocolate meio amargo
400g de manteiga sem sal
10 ovos
400g de açúcar
15g de cacau em pó para untar

Modo de Preparo:

Unte os ramequins com manteiga e cacau em pó. Preaqueça o forno a 180oC. Em uma panela, derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga e mexa até obter uma mistura homogênea. Reserve. Em uma vasilha grande, misture os ovos e o açúcar, então adicione o chocolate derretido até obter uma massa homogênea. Despeje a massa nos ramequins untados e cubra com papel alumínio. Asse em banho-maria por cerca de 20 minutos, ou até que o centro esteja firme. Retire a forma do banho-maria e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente.

*Fiz a receita com 1 ovo e 1/10 dos demais ingredientes e a massa rendeu o suficiente para os meus dois mini ramequins!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Waffles Crocantes + Xarope Caseiro (Syrup)


Já tinha feito esse xarope algumas vezes, e o Bernardo sempre diz que ele é melhor do que o que a gente compra no supermercado. A verdade é que ele realmente é uma delícia, e super mais barato do que o pronto. Para servir, decidi mudar o waffle e preparar esse, que também vi no blog da Franciele. Geralmente meus waffles ficam macios depois que saem da máquina, mas esses ficam super crocantes e deliciosos! E ficam ainda melhores quando encharcados com o xarope!

Waffles Crocantes + Xarope Caseiro (Syrup)
waffles daqui e xarope daqui

Waffles

Ingredientes:

1 ovo
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/3 de xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Aqueça a máquina de waffle uns 5 minutos antes. Misture todos os ingredientes da massa (exceto fermento) com um fouet até ficar bem homogêneo, por ultimo adicione o fermento e misture só até incorporar. Asse na máquina de waffle. Renderam 3 waffles, mas depende da máquina.

Xarope

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1/2 xíc. (chá) de açúcar refinado
1/4 xíc. (chá) de água
1/4 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Em uma tigela de vidro, misture todos os ingredientes. Leve ao micro-ondas em intervalos de 50 segundos, mexendo até que a calda esteja completamente dissolvida. Para deixá-lo mais consistente, leve à geladeira por pelo menos duas horas.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Omelete de Cogumelo Paris com Parmesão


Cheguei da feira no sábado cheia de fome. Tinha em casa uma caixinha de lindos cogumelos Paris e decidi preparar uma omelete para tomar café com o Bernardo. E ficou tão delicioso que eu decidi postar aqui! Uma ideia perfeita para um sábado preguiçoso! Ainda servi com algumas fatias de focaccia que tinha em casa! Delícia!

Omelete de Cogumelo Paris com Parmesão

Ingredientes:

3 ovos
100g de cogumelos Paris, fatiados
1/4 xíc. (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xíc. (chá) de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga. Junte a cebola e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar até que fiquem transparentes. Junte os cogumelos, mexa bem, tempere e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, ou até que os cogumelos fiquem macios. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela, bata os ovos com um fouet até que a mistura fique homogênea. Tempere com sal e pimenta e reserve. Aqueça uma frigideira grande, coloque a manteiga e espalhe. Junte os ovos, abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado, até que o omelete esteja dourado. Vire , coloque o recheio de cogumelos e o queijo parmesão e dobre a omelete. Deixe cozinhar para derreter o queijo e sirva com a focaccia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...