segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bolinhos de Milho do Bill Granger


Se tem uma coisa que eu sou apaixonada, e vocês já sabem, é receita fácil. Vi há tempos essa receita no programa do Bill Granger, mas só agora resolvi fazer. E fiz mesmo porque estava planejando fazer umas panquecas de queijo, mas, pra variar, estava sem queijo, sem leite, sem manteiga, enfim, sem nada que fizesse valer as panquecas. Pesquisei rapidinho na internet e vi que esses bolinhos não usavam nenhum dos ingredientes em falta em casa. Aí foi só preparar, com a maior facilidade, essas belezinhas que completaram o almoço divinamente! Aprovadíssimos!

Bolinhos de Milho do Bill Granger


Ingredientes:

5 espigas de milho - reserve os grãos de uma espiga
1 cebola roxa pequena picada
2 ovos
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Sal e pimenta a gosto
Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Debulhe o milho das espigas e junte com a cebola, os ovos, a farinha e o fermento no processador. Processe até que a mistura fique homogênea. Desligue o processador e tempere com o sal e a pimenta. Bata mais um pouco para incorporar. Em uma tigela, misture o creme de milho com o milho separado. Em uma frigideira em fogo médio, aqueça 1 colher (sopa) de óleo, e vá colocando, a colheradas, a mistura dos bolinhos. Vire os bolinhos quando estiverem corados para dourarem dos dois lados. Repita o processo até terminar a massa. A minha receita rendeu 8 bolinhos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Camafeu de Nozes


Entrei no site do Bem Simples procurando uma receita que eu vi a Palmirinha fazendo em uma propaganda do programa dela. Era de um bombom de morango com brigadeiro branco e chocolate. Mudei logo de ideia quando vi as fotos desse camafeu, que juntou a lombriga com a disponibilidade dos ingredientes. Apesar de ter ficado meio transparente o fondant, decidi que iria publicar mesmo assim, porque o docinho ficou delicioso!

Camafeu de Nozes


Ingredientes:

1 lata de leite condensado 
200g nozes moídas 
Nozes sem casca (para decorar)

500g de açúcar de confeiteiro
100 ml de leite 
Limão (a gosto)


Modo de Preparo:

Em uma panela em fogo baixo, coloque o leite condensado, as nozes moídas e mexa até desgrudar do fundo. Em um bowl, untado com manteiga ou margarina, coloque a massa do camafeu e deixe esfriar. Num outro bowl, coloque o açúcar de confeiteiro e adicione o leite aos poucos para não passar do ponto (Acho que coloquei muito leite. A mistura deve ficar pastosa suficiente para dar o ponto de banhar os docinhos). Pingue algumas gotas de limão para manter o fondant bem branquinho. Leve ao banho-maria para o açúcar derreter. Unte suas mãos com manteiga e boleie a massa do camafeu. Reserve. Passe o camafeu pelo fondant, deixe escorrer o excesso e coloque meia noz para adornar. Deixe secar em superfície untada.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Serpentini com Molho de Espinafre


Uma massinha simples para acalentar dias tardios de muito frio que decidiram chegar por aqui. Enquanto Bernardo se deliciava com um sanduíche de carne de soja que eu acho horrível, eu e Marcelo comíamos felizes nossos pratinhos de macarrão, que, pela cor, parecia até aqueles que já compramos coloridos! Puro ferro!

Serpentini com Molho de Espinafre
inspirada nessa receita

Ingredientes:

200g de espinafre - um maço -, lavado, cozido e escorrido
300 ml de leite
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
1 colhes (sopa) de cebola ralada
Sal e pimenta a gosto
250g de serpentini, cozido al dente

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa com água e sal e reserve. No liquidificador, bata o espinafre, o leite, o amido de milho e a cebola. Leve ao fogo até encorpar. Tempere com sal e pimenta e incorpore à massa. Misture bem e sirva com parmesão ralado na hora.

domingo, 19 de agosto de 2012

Rosca Doce


Minha máquina de pão quebrou. Por isso não faço pão já há bastante tempo, ando com muita preguiça de sovar massa. Na máquina era tudo mais fácil, só colocar os ingredientes, esperar e pronto. Agora o papo é outro. Sovar, esperar crescer, criar um ambiente sem vento, enfim, mais alguns fatores que me dão certa preguiça de pensar. Mas não essa semana. Estava com uma super vontade de fazer um pão doce. Fui atrás de uma receita na internet e achei essa, muito rápida e muito gostosa!

Rosca Doce
daqui


Ingredientes:

3 ovos
3 colheres de sopa de margarina
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite morno
30 g de fermento fresco - usei 10g de fermento seco
5 colheres (sopa) de açúcar
700 g de farinha de trigo
Manteiga e açúcar para o recheio
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os seis primeiros ingredientes por 1 minuto. Despeje em uma tigela grande e adicione a farinha de trigo aos poucos, sovando bem a massa, até obter uma massa lisa e macia (Fiz todo o processo de sova na batedeira, usando o batedor de gancho). Deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa em espessura fina como se fosse para pizza. Polvilhe a massa aberta com manteiga e açúcar e enrole como se fosse um rocambole. Corte fatias e coloque na forma, um perto do outro. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com a gema de ovo misturada com leite e leve para assar por aproximadamente 35 minutos em forno médio ou até ficarem dourados.

PS: O meu pão não ficou muito doce. Quem gostar mais doce, pode banhá-lo em uma calda com leite condensado, leite e talvez um coco ralado. =D

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gelato de Manga com Banana


Alguns dias da semana me dou ao luxo de assistir televisão. Geralmente são dias que as crianças resolvem dormir cedo aí não tenho que dividir o meu espaço na cama com pimpolhos e desenho animado. Dia desses, já tarde da noite, estava passando um programa da Donna Hay. E nesse programa ela preparou essa beleza de sorvete, ou um gelato, como ela chamou. E os ingredientes, mais simples impossível. No outro dia comprei o iogurte e mais tarde já estava me deliciando com o sorvete. Delícia! E o melhor: nem precisei tirar a sorveteira do armário!

Gelato de Manga com Banana
adaptada daqui

Ingredientes:

3 bananas, descascadas, em rodelas
2 mangas, descascadas e picadas
280g de iogurte natural
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Após cortar as frutas, leve-as ao freezer até que congelem completamente. Bata, no liquidificador, o iogurte, as frutas congeladas e o açúcar. Se necessário, adicione mais iogurte. Despeje a mistura em uma tigela e leve ao congelador até que fique firme. Retire o gelato do freezer 5 minutos antes de servir.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Espaguete ao Alho e Óleo com Brócolis e Medalhão de Filé Mignon


Meu marido tinha pedido pra eu fazer um macarrão ao alho e óleo, porque ele estava com vontade de comer. Fui ao mercado, comprei um belo brócolis japonês e coloquei na massa. Além disso, grelhei alguns medalhões de filé mignon, frutos de uma invenção que fizemos aqui em casa para testar o formato! Jantar delícia em menos de 30 minutos!

Espaguete ao Alho e Óleo com Brócolis e Medalhão de Filé Mignon

Ingredientes:

300g de espaguete
Algumas flores de brócolis japonês
5 dentes de alho
4 colheres (sopa) de óleo
400g de filé mignon
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

O primeiro passo aqui é deixar o filé no formato de medalhão. Pegue um pedaço inteiro de filé, já limpo, e enrole repetidamente em uma folha de papel filme, apertando bem para manter o formato. Aqui em casa congelamos o filé já embrulhado no papel, na hora de usá-lo, deixei descongelar um pouco e cortei os medalhões, mais ou menos da largura de 3 centímetros. Reserve.

Cozinhe a massa al dente, escorra e reserve. Cozinhe também as flores de brócolis na água e sal e reserve. Em uma panela, refogue o alho e o óleo até que o alho fique dourado, porém claro. Junte o brócolis e a massa e misture bem, até incorporar todo o molho. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e algumas folhas de tomilho.

Grelhe os medalhões, já temperados com o sal e a pimenta. Sirva com a massa.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Torta de Abobrinhas


Essa torta é uma das favoritas aqui em casa. Apesar de simples, a combinação da massa folhada com a abobrinha é supimpa! Até o Bruno, que não come legumes nem amarrado, pediu pra eu comprar abobrinhas pra fazer a torta! Vale a pena!

Torta de Abobrinhas
Inspirada em uma receita do Livro 6 da Coleção A Grande Cozinha

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada
1 abobrinha grande
Folhas de tomilho
Fatias de mussarela de búfala
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte a abobrinha em fatias finas. Abra a massa folhada em uma assadeira - a minha tinha 22 cm. Disponha as fatias de abobrinha, regue com azeite, tempere com o sal e a pimenta e espalhe as fatias de mussarela. Salpique o tomilho e leve ao forno médio-alto por aproximadamente 30 minutos, ou até que a borda da massa comece a corar. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sanduíche de Atum


Pode parecer besteira, mas esse sanduíche salva vidas quando estamos sem tempo de preparar um lanche mais elaborado em casa. De novo, não tem receita, só uma ideia de um lanche legal que, em geral, agrada ao pessoal. Eu uso uma lata de atum sólido conservado em água escorrido, 2 colheres (sopa) de maionese e um pacote de pão de fôrma sem casca. Recheio os sanduichinhos com o patê de atum e corto ao meio. Vai dizer se tem lanche mais prático?

domingo, 5 de agosto de 2012

Bolo-Cookie com Gotas de Chocolate


Eu não comentei aqui, mas enquanto estivemos ausentes, passamos também por uma reforma em casa. Reformamos os banheiros e a cozinha, que agora estão lindos, brancos e, finalmente, do meu jeito. Depois da reforma eu fiquei muito mais cuidadosa, principalmente com a minha cozinha. Morro de ciúmes do meu piso novo, dos meus utensílios e de todo o conjunto lindo e limpo. Agora, toda vez que eu faço uma comida, já imediatamente lavo as louças e limpo tudinho. O que não foi difícil de fazer depois de preparar esse bolo: o gosto delicioso dos cookies combinado com a praticidade de um bolo. Muito prático, super rápido de fazer e ainda delicioso. Ótimo para visitinhas em casa, rendem para um batalhão!


Bolo-Cookie com Gotas de Chocolate
copiado da Pat

Ingredientes:

2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
2/3 xícara (133g) de açúcar granulado
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (340g) de gotas de chocolate meio-amargo
1 xícara (115g) de pecãs, picadas

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de 32x22cm, forre com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel alumínio também.
Na tigela grande da batedeira, misture a farinha, os açúcares, o sal, a canela e o bicarbonato de sódio e, usando o batedor em formato de pá, misture em velocidade baixa até combiná-los bem. Junte a manteiga e continue a misturar em velocidade baixa, somente até que gruminhos pequenos e úmidos se formem, cerca de 1 minuto – a mistura vai parecer cobertura streusel, aquela farofinha que vai sobre alguns bolos e cucas. Junte o ovo e a baunilha e bata em velocidade baixa somente até a mistura se tornar uma massa coesa. Aumente para a velocidade média enquanto adiciona as gotas de chocolate e as pecãs, 22-30 segundos. Espalhe colheradas de massa na forma preparada e espalhe com uma espátula de silicone. Cubra toda a massa com um pedaço de filme plástico e alise com as mãos, distribuindo a massa por todos os cantinhos da forma.  Asse até que o bolo doure e pareça mais sólido do que macio quando pressionado no centro, 37-40 minutos – não asse demais, pois o bolo vai firmar enquanto esfria. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Com jeitinho, usando as alças de papel alumínio como auxílio, solte o bolo das laterais da fora. Inverta-o sobre a gradinha e remova todo o papel alumínio. Inverta-o novamente sobre uma tábua e corte em quadradinhos ou barrinhas para servir.


- Mudei algumas coisinhas: não tinha pecãs, usei nozes normais. Ao invés do papel alumínio, usei uma folha de papel manteiga, e não untei. O meu bolo ficou mais ou menos 30 minutos no forno.

sábado, 4 de agosto de 2012

Salada Mediterrânea


Tá, se é mediterrânea ou não eu realmente não sei. Mas que os ingredientes remetem muito às receitas que dizem ser típicas da Grécia e daquela região, ah isso sim! Saladinha delícia e refrescante, perfeita para um acompanhamento de uma carne, frango, peixe, torta, enfim. E hoje nem tem receita: um punhado de tomatinho cereja, algumas fatias de cebola roxa, rodelas de pepino, quejo branco em cubinhos e azeitonas pretas. Para acompanhar, um azeite aromatizado com tomilho e alho. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Creme de Espinafre


Esse creme, pra mim, tem gostinho da minha casa quando eu era pequena. O hábito era jantarmos, todos os dias, o mesmo do almoço. Alugns dias, no entanto, tínhamos esse creme para o jantar. Pelo que eu consigo me lembrar, era a única sopa que comíamos bem mesmo, eu adorava! Ao contrário da bebida aqui embaixo, é perfeito para quem gosta de se aquecer no friozinho do inverno!

Creme de Espinafre

Ingredientes:

150g de espinafre - folhas e talos
1 e 1/2 xíc. de leite morno
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola pequena ralada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o espinafre em água e sal, escorra e reserve. Faça um molho bechamel: refogue a cebola na manteiga até que a cebola fique transparente. Junte a farinha e vá adicionando o leite, mexendo sempre para não empelotar. Junte o espinafre e deixe cozinhar por uns 5 minutos, ou até que engrosse. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. Tempere com o sal e a pimenta. Se necessário, adicione mais leite.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Spritzer de Limão Siciliano


Aqui em casa não somos muito de sentir o clima. No meio do inverno é a época que nos entupimos de sorvete e outras guloseimas super geladas. Já o calor sempre vem acompanhado de sopas e risotos. E com essa bebida foi assim mesmo: limão siciliano e água com gás dando sopa, uma ótima pedida para uma bebida super gelada no meio da noite! Fiz duas porções, mas o Marcelo quis tomar a minha sozinho! :D

Spritzer de Limão Siciliano

Ingredientes:

Suco e raspas de 2 limões
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de Club Soda (ou água com gás)
Gelo

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, em fogo baixo, misture o suco de limão, as raspas e o açúcar, até que fique uma mistura homogênea e o açúcar dissolva completamente. Reserve. Coloque gelo até a metade em um copo. Coe o xarope de limão e divida a quantidade para 2 copos. Complete com a água com gás. e sirva com fatias de limão.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Crepe de Banana com Queijo


Todo sábado é a mesma coisa: acordo cedinho e vou à feira fazer as compras da semana. Sempre muito orgânico e frutas e verduras hiper frescas. E toda semana também compro as mesmas coisas. Entre elas muita banana, aqui em casa todo mundo gosta, além de ser uma fruta muito versátil na cozinha. Ontem me bateu um desejo de comer crepes de banana com queijo, uma imitação de um crepe que existia em uma lanchonete muito xexelenta que tinha do lado da minha casa quando eu era criança. Cheguei em casa do trabalho, catei uma receita de crepe em um dos meus livros e fui pra cozinha. E o resultado foi esse crepe delicioso, comemos todos os 9 até a hora do jantar!

Crepe de Banana com Queijo
Receita adaptada do Grande Livro de Receitas de Claudia 

Ingredientes:

2 ovos
1/2 xíc. + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 xíc. de açúcar
1 xíc. de leite
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
5 bananas
9 fatias de queijo mussarela
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo: 

Crepes: No liquidificador, bata todos os ingredientes em velocidade lenta, só para misturar. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Em uma frigideira untada, coloque 1/2 concha de massa, espalhe-a por igual e frite por 1 minuto, até o crepe secar e escurecer um pouco. Repita até terminar a massa.

Montagem: Recheie a metade do crepe, com a banana fatiada e uma fatia de queijo. Salpique açúcar e canela. Leve ao fogo baixo, tampado, para que o queijo derreta.

PS: Apesar dessa massa ser um pouco temperamental, é excelente para crepes. Unte bem sua frigideira para que ela não grude.