segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Filé com Cebolas Carameladas e Batata Gratinada



Acho que a minha grande motivação para escrever um blog é a necessidade de variar um pouco o jeito das coisas. Agora todos os dias eu quero fazer alguma novidade, só para fotografar e postar aqui para vocês lerem. Há um tempo atrás eu era a rainha das comidas repetidas. Estrogonofe, bife, frango assado.. Agora não posso mais ser assim, senão como vou conseguir atualizar minhas receitas tão assiduamente assim, do jeitinho que eu gosto? Enfim, fui ao mercado hoje e comprei algumas batatas. Cheguei em casa com a ideia de fazer uma batata gratinada. Acabei substituindo tudo, e ficou deliciosa! Muitas vezes as comidas que são menos trabalhosas são as mais gostosas!

Filé com Cebolas Carameladas e Batata Gratinada

Ingredientes:

8 bifes de filé mignon
3 dentes de alho
4 cebolas roxas cortadas em rodelas
6 batatas médias
300g de queijo minas
1 colher de sopa de requeijão
Queijo ralado
Sal
Azeite
Margarina

Modo de Preparo;

Para o bife: Corte o alho em fatias bem finas e misture com 1 colher de café de sal. Tempere os bifes e frite-os no azeite.

Para as cebolas: Disponha as cebolas em uma panela antiaderente com 1 colher de sopa de manteiga e uma pitada de sal. Frite em fogo baixo, até que ela murche e tome um aspecto caramelado.

Para as batatas: Descasque as batatas e corte-as em fatias finas. Coloque-as em água fervendo, já com sal, por mais ou menos 3 minutos, ou até que fiquem al dente. Retire do fogo, escorra a água e monte, em uma travessa, as camadas de batata e queijo, finalizando com o requeijão e polvilhando com o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até que o queijo parmesão fique dourado. Retire e sirva com o filé e brócolis.

PS: Aqui em casa todos adoramos os Beatles. Desde o pequeno até o Bernardo, é algo que virou marca registrada da nossa casa. Agora, pra completar, até a foto tem um detalhe Beatlemaníaco..

7 comentários:

Gi disse...

Renatassauro! Hoje farei almoço em casa e desde cedo tirei uns bifinhos para descongelar... vou arriscar o seu prato.. e quem sabe colocar um cd dos beatles para animar o festa! Mando notícias dessa empreitada! Beijos!

tatiane disse...

Esse é meu tipo de refeição, adoro tudo o que tem no prato.
Sabe que também sou adepta das repetições, para doces sempre faço algo diferente, mas nas refeições também tenho aquela meia dúzia de pratos que fazem rodízio, se tivessem dias fixos, pareceria restaurante!
beijinhos

manjericota disse...

Re,

Mignonzinho é tudo de bom né...kkk. Fiz o tal do Sorbet, vou postar durante a semana...como fica bom né? Sem gelinho algum mesmo...kkk

Bjoca,
Dani

Gi disse...

queimei um pouco as cebolas mas ficou bom... hahaha... valeu a receita, veio numa ótima hora!

Fabiana disse...

Renata,
Lendo o seu post, me identifiquei muito..rs..rs..
parece que cozinho para atualizar o meu blog.
Tem dias que faço o almoço, olho para a carinha do prato, e penso...
essa não vai rolar, pode estar gostoso, mas se a aparência não ficar boa, eu não posto.
seus pratos são ótimas idéias para os dias de dúvidas: o que fazer no almoço????
bjs

Carolina Macedo disse...

Renata, adorei o filet com essa cebola!! Deve ser óptimo!!!!
Beijos*

Fabiana disse...

Renata,
Tem uma mensagem de afeto e muito carinho te esperando no meu blog.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...