domingo, 6 de setembro de 2015

Massa Caseira de Espinafre com Cogumelos


Já tinha feito massa caseira de espinafre uma vez, mas sem sucesso. Ela ficou com uma aparência feia e granulosa, com pedaços esparsos do vegetal. Depois disso, nunca mais tentei prepará-la novamente. Com um maço de espinafre se perdendo na geladeira, decidi que um bom fim pra ele seria virar uma massinha incrementada para o almoço da turma. E o negócio ficou tão bom que o Bernardo estava comendo direto da frigideira, na cozinha, antes do almoço ser servido. Agora sim, uma massa verdinha e homogênea, e o plus do cogumelo salteado delicioso com creme de leite!

Massa Caseira de Espinafre com Cogumelos

Ingredientes:

Massa

2 ovos
1/2 maço de espinafre, sem os talos
200g de farinha de trigo
1 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Semolina para polvilhar

Molho

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola pequena, picada
400g de cogumelo paris, fatiado
2 conchas da água do cozimento da massa
200g de creme de leite
Sal, pimenta e salsa picada a gosto
Queijo parmesão ralado para servir

Modo de Preparo:

Massa - No liquidificador, bata os ovos com as folhas de espinafre até que vire um creme bem homogêneo. Em uma tigela, coloque a farinha, o azeite, o sal e a pimenta. Despeje os ovos e o espinafre sobre a farinha, e vá misturando com um garfo. Transfira a massa para uma bancada e sove bem, até que a massa fique elástica e homogênea. Coloque a massa em um prato e cubra-a com um papel alumínio. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Abra a massa de acordo com as instruções da sua máquina, polvilhando sempre com bastante semolina para não grudar. Eu abri na espessura 3. Deixe descansar por mais alguns minutos. Cozinhe a massa em bastante água fervente com sal, até que comece a subir - cerca de 2 minutos. Escorra, reserve um pouco da água e reserve a massa.

Molho - Em uma frigideira grande, refogue a cebola na manteiga, até que ela fique transparente. Tempere com sal e pimenta e junte os cogumelos. Deixe-os cozinhar em fogo alto até que toda a água seja absorvida, cerca de 10 minutos. Junte a água do cozimento. Deixe apurar até que o molho fique encorpado. Acrescente o creme de leite e jogue a massa dentro da frigideira mexendo bem para incorporar o molho. Sirva com a salsa picada e bastante parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...