segunda-feira, 4 de março de 2013

Torta de Couve-Flor com Cebola


Eu não gostei muito da foto, mas a torta ficou tão, mas tão gostosa que eu nem consegui pensar em não postá-la. A receita veio lá do blog da Tati, tanto a massa - que peguei de outra torta que ela fez - quanto a ideia para o recheio. E não vou mentir: a torta é simplesmente um luxo e essa massa, que fiz pela primeira vez, não vai sair do cardápio tão cedo. Uma torta leve e ideal para um almocinho rápido!

Torta de Couve-Flor com Cebola
da Tati, aqui e aqui


Massa: 
1¼ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) sal
100g manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
30ml (2 colheres de sopa) água gelada

Recheio:

10 buquês pequenos de couve-flor
1 cebola, cortada em meia-lua
1 caixa de creme de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador coloque a farinha, sal e manteiga, pulse até formar uma farofa úmida. Adicione a água aos pouquinhos, até que uma massa de forme, não processe demais, e pode ser necessário mais água, ou menos também. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse algumas vezes, só até ficar homogênea. Abra a massa com um rolo e cubra-a uma forma canelada de 25cm, fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 30min.

Recheio - Misture o creme de leite, os ovos e o queijo e bata bem. Adicione a couve-flor e a cebola e tempere.

Montagem - Pré-asse a massa por 10 minutos a 200oC. Retire do forno, coloque o recheio e volte ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que a torta já esteja firme e comece a corar.

6 comentários:

Dafne Augusto disse...

Olá.

Adoro tortas com esse tipo de massa. Ainda não fiz uma inteiramente de legumes mas pelo aspecto parece ser uma delícia Renata.
Beijos

PratosdaBela disse...

Que aspecto saboroso,
até parece que lhe sinto o sabor..
Jinhos fofos

Candy Love disse...

Que aspecto apetitoso! :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Veronica disse...

Simplesmente deliciosa sua torta ! leve, bonita, e versátil ! acabo de fazer mas minha versão deu uma deliciosa Quiche de Queijo ! rsss ... aproveitei que tinha queijo Minas (padrão) e Prato mas sem couve-flor ai resolvi tentar, apenas piquei alguns pedaços de queijos e acrescentei ao recheio e antes de assar salpiquei de queijo ralado, ficou linda e muito gostosa. E o que mais gostei é que não ficou pesada como costuma ser uma Quiche.

Agora minha única dúvida, a massa fiz na mão mesmo e não virou farofa, virou uma massa bem macia rapidinho, mas não coloquei água porque ia virar um grude, e forrei a forma com a mão mesmo porque não dava para usar o rolo de tão molinha, será que a água é necessária mesmo ! talvez na mão ela esquente mais não sei ? Mas garanto que uma vez pronta a massa desmancha na boca é demais mesmo !!! Adorei, parabéns !

Renata disse...

Oi Veronica! Que bom que deu certo, eu amei a massa também!

Olha, eu prefiro colocar primeiro os ingredientes secos e depois ir adicionando a água, se necessário. Mas, da maneira que eu fiz, ela saiu bem macia e foi muito fácil abri-la com o rolo. Eu usei manteiga mesmo - e não margarina -, e bem gelada. Caso ela fique muito úmida, acrescente um pouco mais de farinha.

Beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...