domingo, 20 de dezembro de 2015

Sorvete de Mascarpone com Baunilha


Outro dia fui ao mercado e encontrei um mascarpone de promoção. Imaginem a alegria da pobre que encontra um pote de 300g do queijo por 9 pratas. Trouxe um pra casa e pensei logo em preparar um tiramisú. Mas esqueci. Deixei ele na geladeira até praticamente passar da validade. Quando vi aquele pote de queijo perdido, e o calor que fazia lá fora, tive outra ideia. Por que não um sorvete de mascarpone? E gente, foi a melhor ideia do universo! O sorvete é deliciosamente cremoso, como nenhum que já comi. O sabor suave do mascarpone contrasta com o marcante das sementinhas de baunilha. O creme inglês por si só já é uma delícia, e com a adição do queijo - e congelado - é pura perfeição!

Sorvete de Mascarpone com Baunilha
adaptado do The Perfect Scoop, do David Lebovitz

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de leite integral
1 fava de baunilha
3/4 xíc. (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
5 gemas
2 xíc. (chá) de queijo mascarpone

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite, a baunilha - abra a fava e raspe as sementes e coloque tudo na panela -, o açúcar e o sal. Em uma tigela, bata bem as gemas, até que fiquem claras e dobrem de volume. Lentamente despeje a mistura do leite sobre as gemas, mexendo sem parar. Devolva a mistura à panela e mexa em fogo baixo, até que o creme engrosse um pouco mais e cubra as costas de uma espátula, sem escorrer*. Peneire o creme sobre uma tigela e coloque-a sobre um banho de gelo. Mexa bem até esfriar. Coloque em um pote com tampa e leve à geladeira até que a mistura fique completamente gelada. Junte o mascarpone e coloque o creme na sorveteira, seguindo as instruções do fabricante. 

*Caso seu creme inglês talhe, espere esfriar a bata no liquidificador. Isso pode acontecer caso as gemas atinjam uma temperatura muito alta rapidamente durante o cozimento. 

Um comentário:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilhoso sorvete,...
Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...