terça-feira, 28 de julho de 2015

Cappelletti - Caseiro! - in Brodo


Estou muito empolgada com massas caseiras. Não tem uma semana que eu não tire minha máquina do armário para preparar uma massinha rápida e deliciosa. Não sei se vocês lembram disso, mas há muito tempo postei aqui no blog uma receita de cappelletti in brodo. Usei, naquela ocasião, um cappelletti comprado pronto, daqueles de pacote que a gente acha na parte de refrigerados no supermercado. Anos depois, decidi preparar a minha própria versão da massa. Com o recheio que eu escolhi e um caldo caseiro de dar inveja na galinha Knorr, essa massa ficou perfeita! Ainda mais para esquentar o coração no frio que faz por aqui!

Cappelletti - Caseiro! - in Brodo
o caldo é esse

Massa

80g de farinha de trigo
20g de semolina*
1 ovo grande
1 colher (chá) de azeite
1/2 colher (chá) de sal
Semolina para polvilhar

Recheio

1/2 xíc. (chá) de ricota de ovelha
2 colheres (sopa) de creme de ricota
Cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador, misture todos os ingredientes. Bata bem até que a massa fique elástica e homogênea. Retire do processador e deixe-a descansar, coberta com um plástico filme, por 30 minutos.

Recheio - Misture todos os ingredientes e tempere a gosto. Coloque a mistura em um saco de confeitar.

Montagem - Abra a massa até que fique lisa e bem fina. Aqui na minha máquina uso a abertura 2, sendo a 1 a menor. Corte a massa aberta em quadrados de cerca de 6x6cm. Coloque recheio - não exagere - no meio da massa e dobre-a ao meio. O formato é o que esse moço ensina nesse vídeo. Faça o processo com toda a massa e o recheio. Cozinhe a massa no caldo fervente, bem temperado com sal e pimenta. A massa estará pronta quando começar a subir. Sirva com cebolinha picada e queijo parmesão.

*A massa pode ser feita totalmente com farinha de trigo, mas acho que adicionar a semolina deixa ela um pouco mais leve! =)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...