quinta-feira, 2 de abril de 2015

Cuscuz Enformado com Recheio de Queijo


Assim como acontecia com a polenta, eu não gostava de cuscuz. O cheiro me enjoava e a textura de areia molhada não me agradava nadinha. Isso até eu comer um cuscuz diferente. Às vezes eu e o Bernardo tomamos café em uma confeitaria que tem perto da escola do Caio. E lá tem um cuscuz lindo, parece um bolinho, bem denso, com um queijo por cima. Tentamos fazer em casa, pegamos, inclusive, uma cuscuzeira com a minha avó para tentarmos reproduzir a receita, mas falhamos. Nosso cuscuz ficava farelento e duro, nada a ver com aquele bolinho de milho salgadinho que a moça servia lá no café da manhã. E como eu já estava muito curiosa, decidi perguntar pra ela então como ela fazia aquela delicinha. O truque é simples. Ao invés de fazer como um cuscuz - hidratar com água e colocar na cuscuzeira -, o cuscuz que eu amo é feito como uma polenta, cozinhando o flocão de milho no fogo e mexendo. Maravilha! Aprendi a fazer e agora vou dividir com vocês o cuscuz mais molhadinho do mundo todo, que fez a minha felicidade no café da manhã e no lanche da tarde!


Cuscuz Enformado com Recheio de Queijo

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de flocão de milho
1 xíc. (chá) de água
Sal a gosto
2 fatias de queijo muçarela
Óleo para untar as fôrminhas

Modo de Preparo:

Unte 2 ramequins pequenos com o óleo. Em uma panela pequena, ferva a água com sal. Junte o flocão e mexa até que a mistura fique bem pastosa, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e despeje a mistura nos ramequins, enchendo até a metade. Coloque a fatia de queijo por cima e cubra com o restante da mistura. Desenforme o cuscuz e sirva em temperatura ambiente. 

Um comentário:

Rachel disse...

Renata, também sou fã de cuscuz mas gosto de todas versões. Vou experimentar fazer assim como você para ver a diferença.
Bjuss!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...