quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quibe de Quinoa e Peixe com Salada de Pepino e Iogurte


Não é novidade que ando aproveitando bastante as minhas férias. Entre uma acordada do Caio e outra, arrumo a casa, leio meus livros e assisto a vários programas na televisão. Uma noite dessas, assistindo junto com meu marido, passamos pelo canal onde a Rita Lobo estava fazendo um quibe de peixe. Já tinha o peixe em casa, e achei que tinha também o trigo. Mas não tinha. Quando fui atrás, vi que meu potinho estava vazio. Tive que improvisar. Peguei a quinoa que tinha comprado pra essa receita e fiz a receita do quibe normal, com a quinoa. E olha, ficou muito gostoso mesmo! O sabor da quinoa até realçou o peixe do quibe! E pra completar, conforme sugestão do programa, acompanhamos com essa saladinha de pepino com iogurte, que minha mãe gostou tanto que quase lambeu o potinho!

Quibe de Peixe


Ingredientes:

500g de pescada limpa
½ xícara (chá) de hortelã
1 xícara (chá) de quinoa, cozida em água com sal por 20 minutos
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite para regar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o hortelã, a cebola e o alho. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve. Junte o peixe, a quinoa, o sal e a pimenta. Misture bem. Unte uma forma refratária com 1 colher (sopa) de azeite. Cubra o fundo da forma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Com uma faquinha, risque o quibe desenhando losangos. Regue a massa com bastante azeite. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente.

Salada de Pepino com Iogurte

Ingredientes:

2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
15 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Sobre uma tábua, usando um mandolim (ou com uma faca), corte o pepino japonês em rodelas bem finas. Com a faca, corte também as folhas de hortelã em tirinhas finas. Reserve. Numa tigelinha, misture bem o iogurte e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte a hortelã e as rodelas de pepino e misture bem. Sirva a seguir, acompanhando o quibe de peixe.

2 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que pratinho fantástico e delicioso!
Beijinhos e Feliz Ano Novo 2013,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

"Manjares da Manu" disse...

HUMMMM, MARAVILHOSO!!!

FELIZ ANO NOVO!!!!
E QUE VC REALIZE TODOS OS SEUS SONHOS!!!!
MUITA SAÚDE, PAZ E FELICICADES!!!!

BJS...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...