sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cupcake de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Cream Cheese


Uma pena que foto não tem cheiro. Porque o aroma desses cupcakes me ganhou desde que saiu do forno. Não, mentira. Desde que coloquei nas forminhas. Comprei uma abóbora japonesa enorme e, além da verdura normal do almoço, decidi usá-la também para fazer cupcakes, especialmente em voga nessa época de Halloween. Cozinhei um pedaço, fui atrás de uma receita na internet e pensei em como nunca tinha experimentado isso antes. Os bolinhos são deliciosamente macios e aromáticos, com o sabor das especiarias, me lembrando um docinho que eu especialmente amo: aqueles bem fubangas de abóbora que vêm nas sacolinhas de Cosme e Damião. E a cobertura azedinha-doce do cream cheese combina perfeitamente com a maciez dos bolinhos!

Cupcake de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Cream Cheese

Ingredientes:

1 e 3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 colheres (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada moída
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
2 ovos grandes
1 xíc. (chá) de abóbora, cozida e amassada
1/2 xíc. (chá) de óleo vegetal
1/3 xíc. (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura:

225g de cream cheese, em temperatura ambiente
1/2 xíc. (chá) de manteiga, em temperatura ambiente
2 a 2 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bolinhos - Pré-aqueça o forno a 180oC e forre uma assadeira de cupcakes com as forminhas. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela, a noz moscada e o cravo. Em outra tigela, misture o restante dos ingredientes. Junte a mistura líquida aos secos e bata com um fouet somente até incorporar. Encha 3/4 das forminhas com a massa e leve ao forno até que passem no teste do palito, cerca de 25 minutos. Retire do forno e reserve.

Cobertura - Bata todos os ingredientes na batedeira até que o creme fique fofo e sem grânulos de açúcar. Depois dos bolinhos frios, confeite-os com um saco e bico de confeitar. Mantenha os bolinhos na geladeira.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...