quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pão Doce com Recheio de Creme e Geleia


Desavisada, fiz uma receita inteira do creme para o bolo de aniversário do Bruno. E eis que me vi com um pote cheinho do recheio, que estava delicioso. Decidi então usá-lo para rechear esses pãezinhos doces e macios, inspirados em uns que tinha visto há tempos no Great British Bakeoff, que vocês sabem, eu amo. Aí usei um restinho de geleia e fiz essas rosquinhas que fizeram o maior sucesso, especialmente com o Bernardo, que comeu 3 só na noite que eu fiz! Quase não sobrou para o café-da-manhã do dia seguinte!

Pão Doce com Recheio de Creme e Geleia
pão daqui, creme daqui

Ingredientes:

40g de manteiga sem sal
285 ml de leite
7g de fermento biológico seco instantâneo
85g de açúcar refinado
425g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
Óleo, para untar a tigela
1 ovo para pincelar

Creme, com 1 colher (chá) de extrato de baunilha
Geleia de Framboesa

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, derreta a manteiga. Junte o leite, misture para amornar e desligue o fogo. Junte o fermento e o açúcar e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Em uma tigela, coloque a farinha e o cardamomo. Vá juntando os líquidos à mistura seca, até que vire uma massa mole. Sove essa massa por cerca de 5 minutos, ou até que ela desgrude completamente das mãos. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e forme 12 bolinhas de tamanhos iguais. Deixe as bolinhas descansando em uma assadeira por cerca de 1 hora novamente, para dobrarem de volume. Após o descanso, com o auxílio de uma colher, afunde o centro das bolinhas. Recheie-as com creme, pincele com o ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem dourados na parte de cima. Retire do forno e deixe esfriar. Com uma colher pequena, coloque porções de geleia por cima dos pãezinhos e sirva. Continuam ótimos no dia seguinte!

2 comentários:

Dafne Augusto disse...

Adoro comprar paezinhos com creme na padaria. Eles não vem com geleia nem são tão lindos como os seus maaas quebram um galhinho de vez emquando rsrs.

Beijos

Anônimo disse...

Vou testar a receita hoje parece muito bom, espero que de tudo certo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...