terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Pan Tomaca


Eu amo quando quero preparar alguma receita e já tenho todos os ingredientes em casa. Ando achando tomates vermelhíssimos na feirinha orgânica que frequento, e não raro trago pra casa mais de 1kg, pensando nos maravilhosos molhos que posso fazer com eles. Folheando o livro da Paola de novo, encontrei essa receita. Peguei algumas fatias de um pão de fermentação natural que compro na padaria perto de casa e pronto: um lanchinho maravilhoso em 5 minutos!

Pan Tomaca
do livro Todas as Sextas, da Paola Carosella

Ingredientes:

2 ou 3 tomates bem maduros
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino moída na hora
4 fatias de pão amanhecido
Orégano fresco

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio. Apoie um ralador grosso na borda de uma tigela e segure as metades de tomate pela pele e rale, deixando que o suco e a polpa se acumulem. No final, você estará segurando apenas a pele do tomate, que deverá ser descartada. Rale o alho e misture ao tomate. Tempere com o vinagre, o sal, o azeite e a pimenta. Aqueça uma frigideira de fundo grosso. Espete uma fatia do pão com um garfo, mergulhe-a no caldo dos tomates, virando de um lado e do outro até ela ficar inteiramente empapada no líquido. Faça isso com as outras três fatias de pão. O importante é que o pão fique muito úmido, mas sem quebrar e sem perder a forma. Retire do caldo. Despeje um fio de azeite na frigideira, coloque o pão e deixe tostar por cerca de 3 minutos, ou até perceber que está dourando. Com uma espátula, vire do outro lado. A fatia deve ficar com uma cor morena, quase queimada. Arrume o pão em um prato e sirva com folhas frescas de orégano.

*Sobrou um pouco do meu molho de tomate, então levei à outra frigideira em fogo alto, deixei reduzir e coloquei por cima dos meus pães!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...