quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pudim de Legumes


Por aqui a luta continua a mesma: tentar introduzir mais legumes e verduras na alimentação diária da turma. Bruno está - novamente - com o colesterol alto, por isso decidimos que a casa inteira entraria em uma dieta ~saudável~, sem muita gordura e porcarias industrializadas. E é com muito afinco que ando tentando oferecer pelo menos três tipos de preparações diárias com legumes e verduras em cada refeição principal. Não é fácil, mas no final eles acabam experimentando - e gostando de praticamente tudo. Vi esse pudim no blog da Letícia e logo pensei em prepará-lo. É tipo uma torta de liquidificador, só que com uma textura mais gostosa. Fiz um tabuleiro grande, e, o que sobrou da janta, reaqueci para o almoço do dia seguinte. Delícia!

Pudim de Legumes

Ingredientes:

1 cebola grande e dois dentes de alho, picadinhos
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 xícara de cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara de chuchu ralado no ralo grosso
1 xícara de abobrinha ralada no ralo grosso
1/2 xícara de espinafre picado
Sal e pimenta a gosto
1/2 colher (chá) de açúcar
3/4 de xícara de salsinha picadinha
Água suficiente para refogar os legumes (se necessário)
1 xícara de leite
5 colheres (sopa) de maizena
5 ovos ligeiramente batidos
3/4 de xícara de queijo parmesão ralado - usei queijo cottage

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Numa panela grande, derreta a manteiga junto com o azeite. Acrescente a cebola e o alho e refogue até que a cebola fique translúcida. Junte então os legumes, o sal, a pimenta, o açúcar e a salsinha e deixe cozinhar em fogo brando até que os legumes fiquem macios (se achar necessário, acrescente água - a gente nunca acrescenta pois os legumes 'suam' bastante). Desligue o fogo e deixe os legumes esfriarem. À parte, bata o leite, a maizena, os ovos e o queijo - pode ser no liquidificador ou à mão, com um fouet. Despeje a mistura líquida aos legumes já frios e misture bem. Despeje na assadeira previamente preparada e leve ao forno por uns 25 minutos, mais ou menos - ou até que o pudim fique firme e com uma bela cor dourada.

2 comentários:

Letrícia disse...

Oi, Rê!

Que bom que você gostou! E o espírito é esse mesmo: use os vegetais/queijos que gostar e tiver à mão. Bem receita de mãe, mesmo. Eu gosto de assá-lo em tabuleiro porque é mais simples de armazenar, mas ele fica bem vistoso assado em forma de anel.

Beijos!

Unknown disse...

Adoooreeei esse pudim! Peguei a receita e fiz na hora.Obrigada por compartilhar, vcs são ótimas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...