sexta-feira, 1 de maio de 2015

Macarons de Chocolate com Recheio de Ganache de Chocolate


Algum tempo atrás eu reclamei aqui no blog sobre esses simpáticos e deliciosos docinhos. Por nada no mundo eu conseguia fazer o temido "pézinho", essa 'saia' que fica perfeitamente retinha por baixo do domo do macaron. Devo ter tentado pelo menos 10 receitas, 2 vezes cada uma, e nada nunca deu certo. Mas o mundo dá voltas e olha o que acabaram de sair do forno: macarons perfeitos, para Pierre Hermé e Ladurée nenhum colocarem defeito! Lindos e deliciosos, esses macarons só saíram assim porque meu melhor marido do mundo decidiu que já era hora de dar um upgrade na minha cozinha. Ganhei, na última semana, um fogão com dois fornos, sendo um deles elétrico. Chegou ontem eu já saí em polvorosa para comprar as amêndoas e preparar o meu docinho ponto fraco. Na hora que vi o pézinho crescendo e subindo confesso que meus olhos encheram de lágrimas de alegria. E, a partir de hoje, começarei a testar todos os tipos de macarons que demorei anos para conseguir preparar!

Macarons de Chocolate com Recheio de Ganache de Chocolate
do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

50g de farinha de amêndoas
25g de cacau em pó
100g de açúcar de confeiteiro
2 claras, em temperatura ambiente
75g de açúcar cristal

Ganache

100g de chocolate ao leite
50g de chocolate meio-amargo
75g de creme de leite - uso o UHT mesmo, de caixinha

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 150oC. Forre duas assadeiras de fundo grosso com um silpat ou uma folha de papel manteiga. Em um processador ou no liquidificador, bata a farinha de amêndoas, o cacau e o açúcar de confeiteiro, até que a mistura vire um pó fino e com uma cor homogênea. Bata as claras em neve, em ponto firme. Junte o açúcar granulado e continue batendo. Cuidadosamente, acrescente a mistura seca, mexendo delicadamente para não retirar o ar das claras. Transfira a mistura para um saco de confeitar e, com o saco de confeitar na posição vertical, coloque pequenas porções da massa sobre o silpat. Leve diretamente ao forno por cerca de 18-20 minutos, até que a casquinha esteja seca. Retire do forno e deixe descansar por cerca de 20 minutos antes de retirá-los do tapete de silicone. 

Ganache - Em uma tigela, coloque os chocolates e o creme de leite. Derreta no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, e deixe descansar em temperatura ambiente até que a ganache fique com a consistência firme. Coloque em um saco de confeitar, recheie um macaron e cubra com outra conchinha. Recheie apenas na hora de servir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Renata! Ficaram perfeitos! Ainda não tentei fazer macarrons mas quando criar coragem, virei aqui para me inspirar em sua receita. Beijos, Paula

Cassis @Cozinha Legal disse...

Estão lindos seus macarons. Tentei uma vez e não certo, mas pensando agora, talvez tenha sido culpa do forno a gás.

Nada como um forno elétrico para salvar a vida de gosta de confeitaria =)

É outra vida, hehe.

Unknown disse...

Oi Renata! A que temperatura você deixou seu forno? Ele é do modelo mais simples, ou tem aquele ventilador que distribui melhor o calor? Também ganhei um forno meu noivo, mas estou tendo dificuldade para me ajustar com o forno

Renata disse...

Oi Carolina!

A temperatura é 150oC, e o meu forno não tem ventilador. Ele é um modelo duplo forno da Brastemp! :)

A dica também é usar uma assadeira mais grossa, porque o que na verdade acaba com um macaron é a temperatura muito alta!

Espero que dê certo!

Beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...