segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pão Branco


Pra mim, não tem nada melhor do que um pãozinho caseiro, e vocês sabem disso. Ultimamente tenho feito muitos pães, às vezes mais de um por semana. Fiz um bolo de carne outro dia e queria comê-lo de noite com um pãozinho fresco. Procurei uma receita de egg bread na internet, já que a pessoa que fez a receita do bolo de carne disse que adorava comer com esse tipo de pão. A massa ficou pronta super rápido, cresceu muito bem e o resultado foi um pão macio e perfumado delicioso. Comi com um restinho do bolo de carne no dia que eu fiz, e no dia seguinte, fiz um sanduíche de queijo e tomate no grill que ficou perfeito!

Pão Branco

Ingredientes:

3 a 3 e 1/4 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/4 xíc. (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 e 1/4 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 xíc. (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo + 1 gema para pincelar

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, coloque 3 xíc. de farinha, o açúcar, o sal, o fermento, a água morna, o óleo e o ovo. Com o batedor de gancho, sove a massa até que fique homogênea, cerca de 10 minutos. A massa deve ficar levemente pegajosa, mas deve desgrudar das mãos facilmente. Se necessário, adicione o restante da farinha e sove até a massa dar ponto. Coloque a massa em uma tigela grande untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire a massa da tigela e verta-a sobra uma superfície untada com farinha de trigo. Sove bem a massa para retirar todo o ar e divida-a em 3 partes iguais. Faça uma trança de 3 pontas com a massa, coloque-a em uma assadeira untada com óleo e deixe descansar, coberta com um pano de prato, por mais uma hora. Pré-aqueça o forno a 190oC, pincele o pão com a gema reservada e leve para assar por cerca de 35 minutos, ou até que o pão esteja dourado e totalmente assado por dentro. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

3 comentários:

Unknown disse...

Pão branco feito em casa é sempre uma ótima opção, receita anotada!
Bjs
Mel

Unknown disse...

Pão branco feito em casa é sempre uma ótima opção, receita anotada!
Bjs
Mel

Mary - Strawberrycandy disse...

Que delicioso pãozinho :)
Beijinhos,
Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...