domingo, 2 de março de 2014

Bolo de Maçã, Passas e Nozes


Ultimamente tenho feito muitos bolos. Aí, sempre que acordo de manhã, como um pedaço de bolo pra começar o dia. Só que na semana passada não fiz nenhum, o que me deixou morrendo de vontade de comer um bolo por uns 3 dias. Só que, dessa, vez, pensei em fazer um bolo sem muita manteiga, afinal de contas, os últimos exemplares tinham sido verdadeiros pés na jaca. Encontrei então essa receita de um bolo que parecia delicioso, e acabou sendo melhor do que eu pensava. Se já estava delicioso recém saído do forno, a delícia foi multiplicada no dia seguinte no café-da-manhã. O pobre do Bernardo saiu e voltou pra casa, pensando que ia comer uma fatia do bolo. Mas chegou e constatou o pior: a boleira já estava vazia em cima da pia!

Bolo de Maçã, Passas e Nozes
do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

50g de nozes
200g de maçãs, descascadas, e picadas em cubos
150g de açúcar mascavo
250g de farinha de trigo com fermento*
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
Uma pitada de sal
3 e 1/2 colheres (sopa) de óleo
3 e 1/2 colheres (sopa) de leite - ou mais, se necessário
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
50g de passas brancas

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Coloque as nozes em uma fôrma e leve-as ao forno por 5 minutos, para que fiquem crocante. Retire do forno e reserve. Em uma tigela grande, misture as maçãs com o açúcar. Por cima, peneire a farinha, o fermento, a canela e o sal. Em outra tigela, misture o óleo, o leite, os ovos e a baunilha. Junte a mistura líquida aos secos, acrescentando as nozes picadas e as passas. Unte uma assadeira de 20cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por 30-35 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno, espere esfriar um pouco e desenforme o bolo. Sirva com creme batido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.

*Para a farinha de trigo com fermento: usei, para cada 120g de farinha, 1/2 colher (chá) de fermento em pó e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...