Toda vez que faço a massa da torta de frango espero que, quando pronta, seja aquela massa que esfarela na boca, deliciosamente amanteigada. Até testar essa massa, eu nunca conseguia uma assim. A maioria era mais durinha, não ficava com a textura que eu queria. Aí descobri, no caderno de receitas da minha mãe, a receita do empadão de frango que ela fazia. Testei a massa e ficou perfeita, além de super fácil de trabalhar! É do tipo que você transfere para a fôrma e ela não quebra! Perfeita!
Torta de Frango
Massa:
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
100g de manteiga gelada, em cubos
100g de margarina gelada, em cubos
Água gelada
1 gema e algumas gotinhas de molho shoyu para pincelar
Recheio (inspirado na torta da Marly):
600g de peito de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola ralada
1 xíc. (chá) de leite
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Massa - Com a ponta dos dedos, amasse a manteiga e a farinha de trigo. Vá acrescentando a água gelada até dar o ponto. Embrulhe em um papel filme e leve à geladeira enquanto faz o recheio.
Recheio - Em uma panela, refogue a cebola na manteiga. Adicione a farinha e mexa bem. Vá colocando o leite, aos poucos, misturando com um fouet para não empelotar. Junte o frango desfiado e deixe apurar o molho até que vire um creme espesso. Tempere a gosto e reserve.
Montagem - Divida a massa em duas partes. Abra a primeira massa e forre uma assadeira canelada de 22cm. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele com a gema batida com o molho shoyu e leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que a torta fique totalmente corada.
Um comentário:
Oi Renata! Receita registrada. Realmente a massa está com aspecto de massa de empada que derrete na boca. Minha favorita! Vou experimentar com recheio de palmito. Deve ficar delicioso. Beijos, Paula
Postar um comentário