sábado, 30 de novembro de 2013

Tomates Recheados


A foto está meio caidaça, mas os tomates ficaram tão gostosos que tive que postar aqui! Além do mais, são uma ótima opção para deixar o almoço mais incrementado!

Tomates Recheados

Ingredientes:

4 tomates, sem a tampinha e sem sementes - usei italiano
100g de creme de leite
1 ovo
1/2 xícara (chá) de queijo ralado - usei mussarela e coalho
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão para polvilhar por cima
Folhas de manjericão para enfeitar

Modo de Preparo:

Corte as tampinhas dos tomates, retire a polpa com uma colher e vire-os de cabeça para baixo, para drenar o líquido. Misture o creme de leite, o ovo, os queijos e tempere com o sal e a pimenta. Recheie os tomates cuidadosamente, para que o creme não derrame. Aqui em casa, usei minha assadeira para cupcakes, colocando cada tomate em um espaço dos cupcakes. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC e asse até dourar levemente a superfície dos tomates. Retire os tomates do forno e sirva-os imediatamente.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Torta de Frango - A Massa definitiva


Toda vez que faço a massa da torta de frango espero que, quando pronta, seja aquela massa que esfarela na boca, deliciosamente amanteigada. Até testar essa massa, eu nunca conseguia uma assim. A maioria era mais durinha, não ficava com a textura que eu queria. Aí descobri, no caderno de receitas da minha mãe, a receita do empadão de frango que ela fazia. Testei a massa e ficou perfeita, além de super fácil de trabalhar! É do tipo que você transfere para a fôrma e ela não quebra! Perfeita!



Torta de Frango

Massa:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
100g de manteiga gelada, em cubos
100g de margarina gelada, em cubos
Água gelada
1 gema e algumas gotinhas de molho shoyu para pincelar

Recheio (inspirado na torta da Marly):

600g de peito de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola ralada
1 xíc. (chá) de leite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Com a ponta dos dedos, amasse a manteiga e a farinha de trigo. Vá acrescentando a água gelada até dar o ponto. Embrulhe em um papel filme e leve à geladeira enquanto faz o recheio.

Recheio - Em uma panela, refogue a cebola na manteiga. Adicione a farinha e mexa bem. Vá colocando o leite, aos poucos, misturando com um fouet para não empelotar. Junte o frango desfiado e deixe apurar o molho até que vire um creme espesso. Tempere a gosto e reserve.

Montagem - Divida a massa em duas partes. Abra a primeira massa e forre uma assadeira canelada de 22cm. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele com a gema batida com o molho shoyu e leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que a torta fique totalmente corada.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Festa de Aniversário do Caio


Foi com muito carinho que eu e Bernardo preparamos a festa para o nosso bebê. Resolvemos fazer, dessa vez, um café da manhã, pra mudar um pouco o horário da festinha mesmo! Nesse post vou colocar algumas fotos que o Bernardo conseguiu tirar, já que descemos para arrumar o salão quase na hora da festa. Nessa hora de aperto, contamos com a ajuda dos amigos e parentes que chegaram mais cedo e - ainda bem - nos ajudaram a fazer a nossa festinha dar certo!


Na bancada do café teve uma baguete recheada com queijo, peito de peru e salada, uma salada de frutas, melão e uva cortados, salgadinhos, pães, croissants e um bolo de cenoura com cobertura de chocolate.


Na outra extremidade do balcão, os cinnamon rolls, alguns frios, geleia e requeijão.


A continuação do balcão, com uma torta de frango, os sucos dispostos nas suqueiras, cookies e melancia cortadinha.


As garrafinhas - das quais tomamos os mais de 20 sucos de tangerina pacientemente. 


Na mesa do parabéns, a faixa com o nome do Caio e os pompons, tudo feito pelo Bernardo!


Na mesa, pães de mel embalados como bem-casados, cupcakes de baunilha com cobertura de brigadeiro gourmet e os docinhos.


O ursinho marinheiro e os cupcakes!


Vista da mesa pelo lado esquerdo, com a bóia que fizemos de tecido! 


O bolo! Massa de chocolate, recheio de doce de leite e cobertura de buttercream de baunilha! Não sobrou nenhum pedaço pra contar história!


E agora, as lembrancinhas, que colocamos em uma estante no salão: jujubas de ursinho em caixas de acrílico.


Pão de mel e m&m's na latinha - hehehe, e essa foto, o terror do TOC com essa latinha fora do lugar!


Brigadeiros gourmet nas caixinhas e garrafinhas recheadas de balinhas coloridas.


 Vidros de papinha com m&m's e tubetes com mentos.


Marmitinhas recheadas com pacotinhos de brownies com recheio de doce de leite.


Garrafinhas de água personalizadas e bolhas de sabão!

E foi assim o primeiro ano do pimpolho, que já está aqui puxando a minha saia pra me tirar do computador, cada dia mais lindo e mais esperto! 



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dinner Rolls


Fiz, para a festinha de aniversário do Caio, os infalíveis cinnamon rolls que postei aqui. Mas o caso foi, que no meio de tanta confusão, muita coisa acabou não indo pra frente. Acordei às 5 da madrugada pra fazer os pães. Aparentemente coloque o leite ainda fervendo no fermento, o que fez com que a minha receita não crescesse de jeito nenhum. Já sem farinha e cheia de coisas pra preparar, fui ao mercado, comprei uma farinha 'x', pois não tinha a única que eu gosto - uma farinha orgânica que faz os pães crescerem maravilhosamente. Voltei pra casa - isso já quase 8 horas - e comecei do zero de novo. A massa cresceu, tudo certo, tudo ok. Mas acho que eu cortei os rolls muito finos, e eles acabaram ressecando no forno. Como já estavam no cardápio da festa, hehehehe, tarde demais para tirá-los. Os convidados comeram daquele jeito mesmo, tipo cinnamon cookies! Aí que passei dias procurando pela minha farinha, sem sucesso. Semana passada, quando fomos a uma lojinha de orgânicos - a mesma dos morangos - encontrei uma farinha orgânica para vender. Comprei pra ver se o resultado seria bom. Apesar de ter um pouco mais de casca do que a outra, a farinha é ótima e cresceu perfeitamente, fazendo com que esses dinner rolls ficassem fofinhos e macios, o que eu, sinceramente, duvidava quando via a foto no livro. Deliciosos!

Dinner Rolls

Ingredientes:

150ml de leite
60g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 ovos, mais uma gema para pincelar
2 colheres (chá) de sal
550g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva o leite. Retire 4 colheres de sopa e deixe amornar. Junte o fermento às 4 colheres de sopa reservadas e deixe agir por 5 minutos. No restante do leite, acrescente a manteiga e o açúcar e misture bem. Em uma tigela grande, bata os ovos, a mistura de leite e o fermento dissolvido. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até a massa desgrudar das mãos. Sove bem a massa por 5-7 minutos, até que ela fique lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Após o descanso retire o ar da massa e divida-a em dois pedaços. Divida cada pedaço em 8 partes e faça as formas que desejar para os pãezinhos. Aqui em casa fiz tipo caracol, formato de 8 e redondinhos. Coloque os pães em uma assadeira untada e deixe-os descansar por mais 30 minutos. Pincele-os com a gema batida com 1 colher (sopa) de água. Asse em forno pré-aquecido a 220oC até que fiquem com a superfície dourada. Retire-os do forno e sirva morno.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Torta de Morango


Se tem uma sobremesa que eu adoro é torta de morango. Quando eu e o Bernardo éramos jovens - hehehe, bota anos nisso - sempre que íamos dar uma volta de tarde comprávamos uma tartelete de morango que tinha em uma confeitaria perto de casa. E eu fiquei com aquele gostinho na memória. Depois que aprendi a fazer, não parei mais. Adoro a combinação do morango com creme, que pode vir em um bolo, em uma torta ou em um mil folhas. Quando encontrei morangos orgânicos já sabia qual seria o fim deles! Essa receita fiz na pressa na semana passada, quando recebemos amigos queridos para provar a nossa massa caseira!


Torta de Morango
do Step by Step Baking

Ingredientes:

Massa:

150g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada
50g de açúcar refinado
1 gema
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Creme:

100g de açúcar refinado
25g de amido de milho
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha - usei 1 fava
400 ml de leite integral

Montagem:

3 colheres (sopa) de geleia de morango
300g de morangos orgânicos, lavados e fatiados

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture a manteiga e a farinha, até que forme uma farofa grossa. Acrescente o açúcar. Bata a gema de ovo com a baunilha e adicione à mistura de farinha. Trabalhe a massa até que fique macia e incorporada. Caso não dê o ponto, acrescente um pouco de água gelada. Enrole a massa em um plástico filme e leve à geladeira por 1 hora. Após o descanso, abra a massa com um rolo e forre uma assadeira canelada de 22 cm. Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180oC e retire quando ficar dourada - cerca de 20 minutos. Retire do forno e reserve.

Creme - Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar, o amido de milho e a baunilha. Em uma panela, esquente o leite até começar a borbulhar. Acrescente o leite à mistura de ovos, misture bem e devolva à panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que o creme engrosse - cerca de 3 minutos. Retire do fogo e leve para esfriar em uma tigela rasa, coberto com um plástico filme para não criar película.

Montagem - Passe a geleia no fundo da massa, despeje o creme por cima e arrume os morangos. Leve à geladeira para firmar e sirva gelada.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Chutney de Tomate


Depois de passado o furacão primeiro ano do pimpolho e ainda repondo as energias gastas, estou de volta. E hoje, pra compartilhar com vocês essa receita deliciosa de chutney de tomate, que ganhou absolutamente o coração do Bernardo aqui em casa. Há alguns meses fomos jantar com meus pais e meu irmão em um restaurante que a gente gosta bastante. Resolvemos pedir umas entradas e, entre elas, estava um delicioso hambúrguer de picanha com um chutney de tomate. Maravilha, todos adoraram. Há poucas semanas minha mãe veio aqui e lembrou do chutney. Achei uma receita na internet e fomos as duas pra cozinha para fazê-lo. Ela foi embora antes de ficar pronto, mas pude atestar que o tal do molho era mesmo delicioso - só um pouco doce demais pro meu gosto. Acertei a quantidade de açúcar e trago hoje essa receita que acompanha super bem uma carne, um frango ou mesmo um vegetal grelhado. Bom demais!

Chutney de Tomate
adaptado daqui

Ingredientes:

3 tomates grandes, bem maduros, sem pele
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
3 colheres (sopa) de açúcar
100 ml de vinagre branco
1 e 1/2 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
Uma pitada de sal

Modo de Preparo:

Corte o tomate em cubinhos. Junte todos os ingredientes em uma panela, misture bem e deixe em fogo baixo até apurar - cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Ele deve ficar com a consistência de uma geleia, bem apurado. Retire do fogo e sirva.

- Aqui em casa servi com um hambúrguer caseiro (500g de patinho moído, cebola, alho, sal, pimenta), um brioche e brotos de alfafa por cima.

domingo, 3 de novembro de 2013

Carne de Panela


A ausência da minha empregada aliada ao tempo que tenho disponível de manhã tem me dado boas oportunidades de testar novas receitas. Não sou especialista em preparar carne. A turma aqui em casa está acostumada em alternar bifes de filé mignon com a carne moída. Pensando em preparar uma carne assada, comprei uma peça de lagarto no supermercado. Eu gosto do lagarto, apesar de achar uma carne um pouco ressecada. Resolvi que não iria assá-la, já que não vi notícia na internet de uma carne assada suculenta feita com esse corte. Decidi seguir o conselho da minha avó: marinei a carne durante a noite e, no dia seguinte, fiz na panela mesmo. O único problema foi o tempo. Como já estava quase na hora da turma chegar do almoço, resolvi, depois de duas horas cozinhando na panela, colocá-la na pressão. A carne ficou deliciosa, super macia e suculenta por dentro. Receita aprovada!


Carne de Panela
adaptada da Andrea

Ingredientes:

700g de lagarto, limpo
4 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de molho shoyu
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
Ervas a gosto (usei ervas de provence)
Sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas em rodelas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Batata bolinha (opcional)

Modo de Preparo:

De noite, coloque a carne para marinar com os dentes de alho, o molho shoyu, o vinagre, as ervas, o sal e a pimenta. No dia seguinte, aqueça uma panela grande. Coloque o óleo e a carne, dourando bem todos os lados. Acrescente a cebola e continue virando bem a carne. Acrescente o líquido da marinada e cubra a carne com água. Deixe em fogo médio e vá virando a carne, para cozinhar igualmente, sempre acrescentando mais água quando necessário. Fiz isso por aproximadamente 2 horas na panela normal - mas você pode fazer tudo na pressão por uns 40 minutos. Depois das duas horas, levei a carne à panela de pressão por 30 minutos, com o molho. Abri a panela e acrescentei 400g de batata bolinha. Deixei cozinhar e apurar o molho. Caso o molho fique ralo, acrescente a farinha de trigo, misturando bem para não empelotar. Servi com uma polenta enformada e uma salada de agrião.

sábado, 2 de novembro de 2013

Croissants


O Jamie Oliver falou que não vale a pena. Gordon Ramsay disse que não faz. Nigella então, compra no mercado. Mas eu decidi fazer, de novo, croissants. Quando estivemos em Londres, comemos vários tipos, em vários lugares. Aliás, pareceu um pãozinho bem comum por lá. Essa receita fiz depois de fazer uma receita fracassada de croissant integral, que vi no site do David Lebovitz. Aí fui com o normal mesmo. Meu marido, que já devorou quatro desses hoje, pediu pra que eu repetisse a receita amanhã. Mas, para o bem do coração dele, vou deixar para a semana que vem!

Croissants
do Step by Step Baking

Ingredientes:

300g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
30g de açúcar refinado
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Aproximadamente 1 xíc. (chá) de água morna
Óleo vegetal para untar a tigela
250g de manteiga sem sal gelada
1 ovo batido, para pincelar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Misture. Vá acrescentando a água até que a massa fique macia, nem muito seca nem muito úmida. Sove a massa em uma superfície enfarinhada até que a massa fique com uma consistência elástica. Deixe-a descansando em uma tigela coberta com plástico filme na geladeira por uma hora. Após o descanso, retire o ar da massa e forme um retângulo, de cerca de 30x15 cm. Amasse a manteiga sobre um papel manteiga, deixando-a reta e aproximadamente do tamanho de um terço da massa aberta. Coloque a manteiga sobre a massa, bem no centro. Dobre a massa - como um envelope - e leve à geladeira por mais uma hora. Retire da geladeira e abra-a novamente em um retângulo de 30x15 cm. Novamente faça a dobra tipo envelope. Leve à geladeira novamente por mais uma hora. Repita a operação outras duas vezes. Deixe a massa descansar por pelo menos 6 horas na geladeira. Após o descanso, abra-a em um retângulo e corte-a em triângulos. Enrole, da parte maior para a menor e dobre as pontinhas para dentro. Repita a operação com o restante da massa. Deixe os croissants descansarem por aproximadamente uma hora, ou até que dobrem de tamanho. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 220oC por dez minutos. Abaixe a temperatura para 190oC e asse por mais 10 minutos, ou até que fiquem dourados. Sirva morno.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...