segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Bolo de Maçã Alemão


Ultimamente ando viciada em tomar um cafezinho depois do almoço. E esse café tem que vir acompanhado de alguma gordice, de preferência um pedacinho de bolo bem saboroso. Com isso em mente, aproveitei umas horinhas de folga na semana passada e fiz esse bolo que já estava de olho há alguns dias. O resultado foi um bolo perfumado e delicioso, abrilhantado por essa casquinha estilo 'crumble' em cima, feita de um jeito que eu achei muito curioso. Perfeito para fazer par com o cafezinho da sobremesa!

Bolo de Maçã Alemão
do Step by Step Baking

Ingredientes:

175g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
175g de açúcar mascavo
Raspas de 1 limão
3 ovos batidos
175g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de leite
2 maçãs, sem casca, sem semente e fatiadas

Para o Streusel:

115g de farinha de trigo
85g de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de canela em pó
85g de manteiga gelada, cortada em cubos

Modo de Preparo:

Streusel: Com a ponta dos dedos, misture todos os ingredientes. Forme uma massa homogênea, faça uma bola, enrole-a em plástico filme e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.

Massa: Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga. Bata bem até que a mistura vire um creme claro e fofo. Adicione as raspas de limão, e os ovos, pouco a pouco, para evitar que a mistura coagule. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e misture bem com uma colher de metal. Por último, acrescente o leite, batendo para incorporar. Unte uma assadeira de 20cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo. Despeje a metade da mistura do bolo, espalhe homogeneamente e cubra com metade das maçãs. Espalhe o restante da mistura do bolo e repita a operação com o restante das maçãs. Retire o streusel da geladeira e rale-o, com um ralo grosso, por cima do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 50 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.

Um comentário:

Dafne Augusto disse...

Sou mega fan de bolo de maça. E olha que nem gosto muito dessa fruta hein rsrs.
Muito lindo.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...