sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Éclair (Ou Bomba Mesmo!)


Domingo fomos a uma confeitaria que tem o melhor éclair do pedaço. Compramos alguns macarons, alguns doces para as crianças mas na hora de pedir o éclair, foi o fim: não tinha. Voltei pra casa com a ideia na cabeça e a vontade na gordice. Peguei uma receita em um dos livros que estava folheando durante a semana e coloquei a mão na massa. Depois de gelado, o éclair fica mesmo igualzinho ao da confeitaria. Receita fácil e muito gostosa!

Éclair
do Livro n.5 da Coleção 'A Grande Cozinha'

Ingredientes:

300g de água
100g de manteiga
1 pitada de sal
130g de farinha de trigo
3 ovos

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a água com a manteiga e o sal e deixe ferver. Acrescente, de uma vez só, a farinha de trigo e mexa até cozinhar (a massa começa a se soltar do fundo da panela). Coloque a massa na batedeira e bata adicionando os ovos, um a um. Coloque a massa no saco de confeitar e modele a gosto, na assadeira forrada com papel manteiga ou untada com óleo ou manteiga. Asse em forno préaquecido a 200oC por aproximadamente 30 minutos.
Para o Creme de Confeiteiro

Ingredientes:

500ml de leite
150g de açúcar
4 gemas
50g de farinha
1 fava de baunilha ou a casca de 1 limão

Modo de Preparo:

Numa panela de fundo grosso, ferva o leite com a fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento, ou com a casca de limão. Enquanto isso, numa vasilha, bata as gemas com o açúcar até que fique claro e espumoso, e então acrescente aos poucos a farinha, peneirada. Quando o leite começar a ferver, derrame-o sobre o composto e misture bem com o batedor de arame. Transfira tudo para a mesma panela onde foi fervido o leite e coloque em fogo médio-baixo, mexendo constantemente com o batedor ou uma colher de pau, raspando sempre as bordas. Deixe ferver por alguns minutos, despeje o creme em outra vasilha limpa, cubra com filme plástico, encostando a película diretamente na superfície do creme, para evitar a formação de crosta.

Para o creme de chocolate: peguei a metade do creme de baunilha, ainda quente, e acrescentei 1/2 xícara de chocolate amargo (70%). 

Montagem:

Com cuidado, corte o éclair ao meio, sem cortar até o final. Preencha com o creme, em um saco de confeiteiro, generosamente. Para a cobertura do éclair de baunilha, usei chocolate branco derretido. Para o de chocolate, chocolate ao leite derretido.

11 comentários:

Unknown disse...

Anotado, na fila esperando sua vez... Pronto que ontem fiz um shortbread e hoje/amanhã irei fazer uma barrinha de morango cobertura de crumble.

Voltarei a ser gordo novamente, todos feliz :)

Abraços,

Junji

Sandra Reis disse...

Re, me animei a fazer. Sempre achei que seria complicado, mas tua receita me encorajou.

Adoro bombinhas e tenho comido algumas sem graça. Mais um motivo.

Beijão e bom fim de semana

Anônimo disse...

Que graça Renata! Gostei do título do post - divertido e original. A apresentação ficou ótima e certamente devia estar muito saborosa! Beijo, Paula

Lari/Jê disse...

Ai que delicia!

Quero agora!!!

Beijo Jê

Jo Andrade disse...

boa noite, hummmm! deve estar muito gostoso.

tatiane disse...

Re, super anotada a receita. Fiz bomba uma vez, e quase morri de mexer a massa pesada na panela - gostei dessa que dá pra fazer na batedeira!

beijãp

Dafne Augusto disse...

Posso comentar uma coisa? eu amo amo amo seu blog, e o do Ritchie tb, adoro andar pelos arquivos e ver tanta coisa gostosa, ja tenho na minha lista de espera umas 5 receitas suas para fazer e cada vez que passo aqui a lista só aumenta rsrs
um beijo e parabéns pelo blog viu

D Augusto
mosaikodereceitas.blogspot.com

Milena Andrade disse...

Muito legal seu blog Renata, essa receita está de dar água na boca!
Adorei...

Renata disse...

Junji, kkkkk, estou tentando não voltar a ser gorda! :P
Beijo!

Sandrinha, é muito fácil! E olha, mais rápido e saboroso do que sair pra comprar!
Beijo!

Paula, depois vc experimenta! Pra quem gosta é uma maravilha!
Beijo!

Jê, ih, uma hora dessas acabou faz tempo! :P
Beijo!

Jô, obrigada! Beijo!

Tati, foi por isso que eu gostei! Assim como a massa da coxinha, ela é super pesada pra bater na mão!
Beijoca!

Augusto, que recado fofo! Obrigada pelo carinho, espero vê-lo mais vezes por aqui!
Beijo!

Maria, muito obrigada pela visita! Espero vê-la novamente por aqui!
Beijo!

Milena, obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Muito obrigada pela visita!
Beijos!

Anônimo disse...

Bom dia! Renata, vi que vc têm várias receitas de creme de confeiteiro, vou rechear mini tortinhas de massa folhada, qual vc acha melhor e mais gostoso? Abraço, Cintia

Renata disse...

Oi Cinthia! Desculpe a demora em respondê-la!!!

Eu adoro essa mesma da bomba, ou essa daqui também, olha http://strawberrycrumble.blogspot.com.br/2014/07/religieuse.html

Beijocas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...