segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Torta de Cebola, Queijo e Tomate Cereja


Um dia desses eu vi um post do Marcel, do Sabor Sonoro, de um picnic que ele tinha feito no quintal. Eu achei as fotos lindas, tudo maravilhoso, mas o que me saltou mesmo aos olhos foi essa torta que ele fez com tomatinhos por cima. Para improvisar um jantar em casa, resolvi usar a ideia dele e fazer uma torta. Só o meu recheio que foi diferente: usei cebola e queijo prato. A torta ficou tão boa que até os meninos, que torcem o nariz pra cebola, experimentaram e repetiram! Muito gostosa mesmo!

Torta de Cebola, Queijo e Tomate Cereja
inspirada nessa torta

Ingredientes:

Massa:

3 xíc. de farinha de trigo
150g de manteiga
Água gelada

Recheio:

1 caixa de creme de leite
1 cebola cortada em meia-lua
1 xíc. de queijo prato ralado
1/2 xíc. de queijo parmesão ralado
200g de tomate cereja cortado ao meio
Tomilho a gosto
Sal e pimenta
Modo de Preparo:

Massa - No processador, coloque a farinha e a manteiga. Bata até virar uma farofa grossa. Acrescente a água, pouco a pouco, até dar o ponto. Abra a massa em uma fôrma e leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos, só pra secar um pouco. Reserve. (A massa também pode ser feita à mão: Amasse a manteiga e a farinha e vá acrescentando a água até que dê o ponto.)

Recheio - Misture todos os ingredientes, exceto o tomate. Recheie a massa com o creme e coloque os tomatinhos para decorar. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que a torta fique dourada na superfície.

13 comentários:

Lari/Jê disse...

Hummm
Queria experimentar agora mesmo!

Boa semana
Beijinho Jê

Sandra Reis disse...

Lindona, Re, os tomatinhos fazem parecer uma textura por cima da torta. Minha filhota também não curte cebola cozida (só crua!!!), mas eu amo essa combinação com queijo. Adorei!
beijos

Quéroul disse...

massa linda + cebola + queijo + tomate.
deve ter uma religião com esse nome, e eu sou a mais devota.

delícia isso, cruuuzes.
=***

Marly disse...

Eu adoro torta de cebola e esta ainda tem o charme dos tomatinhos.

Beijoca e bom dia!

Iliane disse...

hummm..é o tipo da torta que mao..adorei a receita..bjus

Mary - Strawberrycandy disse...

Que bela e deliciosa sugestão!
Obrigada pela partilha!
beijinhos

tatiane disse...

Afe, queria comer esta torta agora no almoço! Cebola e queijo já é tudo numa torta, com os tomatinhos de bônus... diliça, viu!

"Manjares da Manu" disse...

Hummmm, eu amo este tipo de torta!!!
Ficou divino!!!

Bjs...

Stefânia Barreto Tissot disse...

Escândalo total! Adorei sua versão Re!

Quero muito fazer uma torta de tomatinhos uva..acho que eles ficam tão valorizados depois de assado. Vou na sua sugestão sem dó!

Beijo grande!

Isadora disse...

Ficou linda a sua torta!!!

Saborosa e bem apetitosa...os tomates contrastando com o recheio ficaram bem bonitos!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Blog da Nô disse...

Olá!

Sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook e passei para conhecer o blog!

Um abraço,

manjericota disse...

Re, ótima sugestão.

Adoro tortas assim para lanches a noite.

Bjos e um ótimo findi!
Dani

Renata disse...

Lari, ih, pena que não deu nem pro jantar!! :D
Beijo!

Sandra, eu amo cebola de todo jeito. E essa torta, não sei porque, me deu saudade da infância.. Vai entender, né?
Beijo!

Quéroul, kkkkk, somos 2 então!
Beijo!

Marly, eu confesso que nem gosto muito de tomatinhos, mas esses ficaram tão fofos que deu até vontade de comer!
Beijo!

Li, que bom que vc gostou!
Beijo!

Mary, obrigada pelo carinho!
Beijos!

Tati, além de tudo nem dá peso na consciência, é super leve!
Beijo!

Manu, obrigada querida!
Beijo!

Stef, valoriza mesmo! Na minha opinião, os subestimados tomatinhos melhoram demais o gosto depois de assados! :S
Beijo!

Isa, obrigada pelos elogios!
Beijo!

Nô, espero que vc volte sempre!
Beijo!

Dani, é ideal pro lanche da noite, ainda mais por ser super rápida!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...