sábado, 28 de maio de 2011

Sopa de Cebola


Com o friozinho que está aqui, nada melhor que essa sopinha super quente para esquentar o corpo. Coincidentemente, preparei essa sopa no mesmo dia que a Cath, uma recém-amiga super simpática que conheci na inauguração do espaço maravilhoso da minha amiga Tamy, e a quem tive o prazer de reencontrar hoje, junto com outras blogueiras super queridas aqui de Brasília. Pois bem, falei pra ela que tinha feito a sopa, e que colocaria aqui no blog. Essa é daquelas perfeitas, além de rapidinha de fazer.

Sopa de Cebola
adaptada daqui

Ingredientes:

4 cebolas grandes cortadas em rodelas (mais ou menos 1 kg)
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
5 xícaras (chá) de caldo de carne
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 xícara (chá) de vodca
8 fatias de pão francês de 1 cm de espessura, tostadas
8 fatias de queijo tipo suíço

Modo de Preparo:

Frite as cebolas na manteiga em uma panela sobre fogo médio. Mexa sem parar por 20 a 30 minutos até que dourem. Junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto.

Acrescente o caldo de carne, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça ao ponto de fervura. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente em panela parcialmente tampada por meia hora. Aqueça o forno. 

Coloque a sopa em 4 cumbucas refratárias e deposite-as em uma assadeira. Coloque 2 fatias de pão em cada uma delas e cubra com 2 fatias de queijo. Leve ao forno quente e asse até o queijo derreter. 

Sirva imediatamente, colocando as cumbucas sobre pratinhos individuais.

10 comentários:

Sandra Reis disse...

Re querida, sabe que nessa semana falei pra minha filha que iria fazer uma sopinha desse tipo, que minha mãe chamava de sopa de pão. Acho que o inconsciente coletivo estava fazendo essas conexões. Só não fiz porque ela "torceu o nariz". Mas vou seguir a sua receita, está maravilhosa. Só uma coisinha que me chamou a atenção: nos ingredientes vc colocou vodca, e não vinho como na descrição...rsrs ooops, e aí até me chamou mais a atenção de ver como seria a vodca na sopa...rsrs

beijos e bom domingo

Thays disse...

Renata,

Adorei o nosso encontro!

Espero que o próximo não demore!

Bjoss!
Thays

manjericota disse...

Re, nesse frio aqui da minha terra, sua sopa cai muito bem. Anotadinha! Eu adoro as suas fotos!

Bjo, Dani

Bia disse...

Adorei sua receita!
Eu amo sopa de cebola e a sua receita é super requintada! Está anotada pra testar!
Beijos!

Cath disse...

Olha aí a sopinha! Com direito a menção a minha singela pessoa e tudo (= Feliz, feliz! E sabe que? Esse site de onde você adaptou a sua, eu espiei tmb!
Tô doida pra repetir a sopa, mas ainda não "deixaram" - marido não tá querendo repetir cardápio, pode?
Ai, esse domingão fui de lasanha da Tamy :)
Beijos!
ps: a foto tá LINDA!

"Manjares da Manu" disse...

Esta sopinha é realmente uma delícia!!!
Eu que amo cebola!!!

Bjs...

Renata disse...

Sandra, eu não tinha o vinho pedido na receita, por isso substitui pela vodka. Mas acho que não muda o gosto! E faça mesmo essa sopa, não é nada 'cebolenta' como as pessoas podem estar achando!
Beijo!

Thays querida, também adorei te conhecer! Espero nos vermos em breve!
Beijos!

Dani, essa sopinha no friozinho da noite é tudo de bom! Obrigada pelo elogio!
Beijos!

Cath, kkkkk, então prepara um risotinho pra ele! :P
E eu já comprei meu anis estrelado pra fazer a lasanha da Tamy!
Beijão!

Manu, se vc ama cebola com certeza vai adorar!
Beijos!

Renata disse...

Bia, experimenta! O gruyére em cima dá um toque especial!
Beijo!

Beta Tiossi disse...

Ahh eu adoro essa sopa! Só que fiz com o vinho, bom saber que com vodca também fica bom! bjs

Renata disse...

Beta, imagino que fique a mesma coisa.. Mas com vodca ficou super gostoso, nem se sente a bebida!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...