quarta-feira, 28 de maio de 2014

Moussaka


A minha lista de receitas para postar tem crescido em velocidade recorde nos últimos meses. Estou cozinhando como nunca e, o melhor, a turma aqui em casa também anda comendo e experimentando tudo. E a felicidade é ainda maior quando eles experimentam e gostam, até das coisas mais diferentes. Um exemplo é essa moussaka. O prato - um tipo de lasanha grega, eu acho - é feito com carne moída de cordeiro, e um toque de canela. É muitíssimo saboroso, e a combinação de sabores da batata, berinjela, molho branco e a carne é perfeita! Nota 10!

Moussaka
do Family Kitchen Cookbook


Ingredientes:


350g de batatas descascadas
1 berinjela grande, fatiada no sentido do comprimento
4 colheres (sopa) de azeite

Molho de Carne

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
450g de carne de cordeiro moída
1 lata de tomates sem pele
200ml de caldo de carne, legumes ou cordeiro
1 taça pequena de vinho tinto - opcional
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de orégano seco
1/2 colher (chá) de canela em pó
Sal e pimenta a gosto

Molho Branco

50g de manteiga
50g de farinha de trigo
400ml de leite integral
Uma pitada de noz moscada ralada
25g de parmesão ralado
2 ovos batidos

Modo de Preparo:

Molho de Carne - Em uma panela grande em fogo médio, refogue a cebola no azeite até que ela fique transparente. Acrescente o alho e cozinhe por mais um minuto. Aumente o fogo e adicione a carne, fritando bem até que fique dourada. Adicione o restante dos ingredientes, tempere a gosto e deixe cozinhar por cerca de uma hora em fogo baixo, até que todo o líquido tenha evaporado.

Enquanto faz o molho, cozinhe as batatas inteiras, até que fiquem al dente - não muito moles. Retire do fogo e corte-as no sentido do comprimento, em fatias não muito finas. Reserve. Espalhe as fatias de berinjela em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno para dourarem. Vire, unte-as novamente e devolva ao forno para que cozinhem por igual. Reserve.

Molho Branco - Em uma panela, derreta a manteiga. Junte a farinha, misture bem e deixe cozinhar por dois minutos. Adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar, e deixe cozinhar até que o molho fique encorpado. Tempere com a noz moscada, o sal, a pimenta e o parmesão e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos. Retire do fogo e adicione os ovos batidos. 

Montagem - Em uma travessa, coloque uma camada com metade do molho de carne, seguida por metade da berinjela e metade do molho branco. Cubra com todas as batatas, o restante do molho de carne, berinjela e molho branco. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 1 hora, ou até que a moussaka fique dourada.

3 comentários:

Valentina disse...

Moussaka é bom demais!! Que bom que teus meninos gostaram tambem, tenho visto a cozinha a todo vapor. Como é bom fazer coisas nocas e experimentar.xx

Dafne Augusto disse...

Bem diferente o prato. Melhor ainda quando o pessoal de casa aprova essas delicias diferentes neh?

Beijos

Vanderleia disse...

Oi Renata eu adoro Moussaka.Adorei sua receita.Beijos e bom final de semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...