terça-feira, 27 de maio de 2014

Curd de Maracujá


Há algumas semanas estou procurando uma receita de bolo de baunilha. Mas não quero uma receita qualquer. Assim como a do meu bolo de chocolate, quero uma receita definitiva. O problema é que só tenho encontrado receitas de bolos que ficam com muitas migalhas, quando eu queria um bolo com uma consistência menos aerada e mais compacta. Bom, não é lá tão fácil explicar exatamente o que eu quero. Mas é algo que ainda não consegui. Há duas semanas, então, como teste, decidi preparar um bolo. Mas não tinha nada para usar de cobertura ou recheio para o bolo. Não tinha manteiga suficiente para um buttercream, nem leite condensado, nada que servisse para o propósito. Tinha ainda alguns maracujás na fruteira e ovos. Aí decidi fazer essa receita, que estou de olho há tempos, e que, por incrível que pareça, não usa uma tonelada de gemas como as que eu vejo por aí. Aprovadíssima! A textura e, especialmente o sabor do maracujá, são inigualáveis. Combinou super bem com o bolo, que, infelizmente, não foi ainda "o" bolo que eu estava procurando!

Curd de Maracujá

Ingredientes:

2 ovos
125ml de polpa de maracujá
80g de açúcar refinado
60g de manteiga, em temperatura ambiente

Modo de Preparo:

Coloque os ovos, a polpa de maracujá e o açúcar em uma tigela. Aqueça uma panela com água e coloque a tigela em banho-maria, sem que a água encoste na tigela. Misture os ingredientes com uma colher de pau, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até que o creme fique bem consistente - ele vai ficar! Depois que a mistura tomar uma consistência bem cremosa, retire do fogo e junte a manteiga. Deixe esfriar e sirva por cima do bolo morno. Também fica uma delícia gelado.

Um comentário:

Valentina disse...

RE, se maracuja fosse barato aqui fazia de dar com pau. amo curd de maracuja. xx

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...