domingo, 4 de maio de 2014

Falafel Assado (ou, melhor ainda, na Airfryer)


Eu geralmente como as coisas primeiro quando eu mesma faço. Não tenho muito com o que comparar os meus pratos, já que geralmente a única versão que comi, até então, são aqueles que eu mesma fiz. Já tinha feito falafel em casa, a versão assada, que achei super seca e a versão frita, que amei. Os bolinhos, ricos e úmidos, pareciam muito com os bolinhos do acarajé. Pronto, falafel feito, fiquei satisfeita. Ano passado, em um café londrino, tive a oportunidade de comer um wrap quente, recheado com um falafel assado, queijo halloumi, berinjela e molho harissa. Aquilo foi o suficiente para eu querer fazê-los de novo, ainda mais agora, com a minha recente paixão pelo cominho, tempero recém-descoberto na minha cozinha. Demos uma passada rápida na feira ontem e compramos alguns dos temperos que estavam faltando. Hora do lanche, fui pra cozinha preparar essas delícias. Em pouquíssimo tempo tínhamos o nosso lanche à mesa, ainda mais gostosos e macios quando feitos na Airfryer, já que ela não resseca os bolinhos, como o forno. Bolinhos deliciosos e condimentados, me lembraram na hora aqueles que eu havia comido. Ficou faltando só o molho com tahine e limão, mas um molhinho básico de iogurte com alho e um fio de azeite resolveu a situação!

Falafel Assado
adaptado daqui

Ingredientes:

700g de grão de bico, deixado de molho por 12 horas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres (sopa) de salsinha
4 dentes de alho
2 colheres (chá) de cominho em pó
2 colheres (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de chilli
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no processador, até que a mistura fique homogênea e com grânulos finos de grão de bico. Retire do processador e leve a mistura para uma tigela. Mexa com as mãos para incorporar bem. Pegue pequenas porções de massa e forme bolinhas. Achate as bolinhas, de forma que fiquem lisas, como hambúrgueres. Coloque em uma assadeira. Se quiser congelar, essa é a hora. Se quiser assar, leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo, até que fiquem dourados. Se, como eu, você quiser fazer na Airfryer, pré-aqueça a máquina a 200oC por 3 minutos. Disponha os bolinhos na cesta e asse por cerca de 10 minutos a 200oC, ou até que comecem a dourar. Não há necessidade de virar. Servi os meus com um pão folha, coalhada seca, salada de alface e tomate e um molho de iogurte, alho e azeite. 

Um comentário:

Dafne Augusto disse...

Nunca fiz nem comi falavel. Tem taanta receita que ainda tenho que porvar..
Ficou linda a foto e o lanche super apetitoso. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...