quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nhoque de Grão-de-Bico


Desde que vi esse nhoque no blog da Fê, vi que a receita era do tipo que eu gosto. Demorei, mas finalmente fiz. E olha, como o primeiro nhoque que já fiz que não ficou duro que nem uma pedra, posso dizer que é uma delícia, e que o sabor e a textura deliciosos do grão-de-bico se sobressaem no meio da maciez da massa. Essa é daquelas pra serem repetidas!

Nhoque de Grão-de-Bico

Ingredientes:

1 xícara (chá) de grão-de-bico 
1 ovo 
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (chá) de sal 
3 l de água com uma pitada de sal


Modo de Preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro.  Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos numa panela grande e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora. Escorra a água. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga derretida, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea. Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Para o molho, usei o mesmo de sempre.

8 comentários:

Sandra Reis disse...

Re, maravilha, sou completamente fissurada por grão de bico e é óbvio que vou fazer. Ficou 10!
Beijos

Isabel Salvador disse...

Deve ser tão bom com grão...bjokitass

www.sosimplesassim.com.br disse...

Adoro essas novidades, Renata.Vou experimentar.
Bj,
Lylia

Marly disse...

Oi, Re,

Há alimentos pelos quais eu tenho especial adoração e o grão de bico é um deles, rsrs. Vou voltar ao post e copiar a receita, isto deve se bom demais, rsrs.

Beijoca e um ótimo fim de semana, darling!

Gina disse...

Rê,
Essa receita é novidade pra mim.
Preciso comprar grão-de-bico urgente...rs!
Bom final de semana.

® disse...

Rê,
Acho que nunca provei e fiquei bem curiosa...
gosto bastante do grãozinho e com todo esse capricho deve ficar super saboroso, né?!
Um bejim bem grande!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Renata,
HOje falei em você no meu blog, sobre a receita de ratatouille.
Dê uma olhadinha vê se ficou ok.
Bj,
Lylia

Renata disse...

Sandra, menina, aqui em casa eu e meu marido também adoramos um grão de bico! Faz sim depois me conta!
Beijo!

Belinha, é uma delícia e super diferente!
Beijo grande!

Lylia, experimenta mesmo! E olha, adorei a sua receita do ratatouille! Ficou bem parecida com a minha, aposto que uma delícia!
Beijos e obrigada pela referência!

Marly, pode me incluir na lista de adoradores de grão de bico!!
Beijo!

Gina, aqui em casa esse ingrediente não passa nem uma semana no potinho! :D
Beijo!

Vinni, tenho certeza que vc iria gostar, a receitinha é a sua cara!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...