Não que eu seja especialista em salgados. Muito menos em panificação. No entanto, mês passado fiz uma receita com uma massa de salgado que não ficou bem do jeito que eu queria. Muito ressecada, muito dura, enfim, algo não deu certo. Isso até eu encontrar, procurando pela internet, uma receita com a cara que eu queria: salgadinhos fofos e douradinhos, e com uma massa que, mais simples, impossível. Aí fui eu pra cozinha preparar enroladinhos de salsicha para o dia das crianças: não sobrou um pra contar história. Mesma coisa com o pãozinho recheado de calabresa e queijo: meu marido gostou tanto que comeu mais de 8, só no lanche. E, finalmente, os enroladinhos de queijo, que fiz pra comemorar o aniversário de uma neném muito fofa que passou por aqui. Não vou dizer que foi rápido, mas com certeza muito fácil de fazer!
Enroladinho de Queijo
Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de óleo
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 quilo de queijo minas padrão
1 gema (para pincelar)
Modo de Preparo:
Com um garfo, misture o açúcar, o sal, o óleo, os ovos e o leite. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Aos poucos, vá juntando os ingredientes secos aos outros. Mexa com o garfo e se prepare para colocar a mão na massa. Amasse bem e vá colocando farinha aos poucos, até soltar da mão. Transfira para uma superfície limpa, seca e enfarinhada e sove bem. Depois, coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo. Deixe descansar por uns 40 minutos. Enquanto isso, corte o queijo em pequenos retângulos, ou do tamanho que desejar. Com a ajuda de um rolo, abra a massa, corte em tiras finas e enrole os pedaços de queijo. Pré-aqueça o forno a 200o e coloque os salgadinhos, já pincelados coma gema, em uma assadeira e deixe-os descansar, aproveitando o calor do forno, por mais uns 10 minutos. Asse até que fiquem dourados (cuidado para não assar demais, a massa pode ficar ressecada).
PS: Ainda fiz uns bolinhos pra cantarmos parabéns pra princesinha Mariah, filhota da da minha querida amiga Carol, que faz os brigadeiros mais gostosos que já comi!
20 comentários:
Obrigaada Rê!! Adoramos a festinha!!! Estava tudo uma delíiiicia! Bjao minha amiga querida!!
Carol
ficaram lindos! grata pelo seu super gentil comentário lá no pitangas. bj
e a vontade de comer, a essa hora? rsrsrs
Beijos
Nós a Dois
Renata, ficaram muito bonitos!
Não sou boa com massas, mas vou tentar fazê-los! bjs
Oi Renata,
Coincidentemente estava à procura de uma receita assim. Acho que vou experimentar hoje mesmo.
Depois te conto.
Bj e bom fim de semana,
Lylia
lindos...lindos..bjus
Fazer pão pode ser complicado no início mas depois que a gente pega o jeito vicia! Nada se compara a pãezinhos caseiros, do cheirinho que toma conta da casa quando está assando e de comer ainda quentinhos! Seus pães ficaram super apetitosos e já anotei aqui para testar na primeira oportunidade! Bjss e obrigada pela visita!
Não sou muito de fazer salgados desse tipo, mas os seus ficaram tão lindos que dá vontade de arriscar!
Ah, nunca fiz manteiga de amendoim caseira, tenho medo do processador não aguentar :(
beijos
Rê,
Que carinha boa tem esse pãozinho!
Nada como um jeitinho especial de enrolar uma boa massa, pra gente se empolgar.
Tenho uma lista infindável de pães para publicar, mas o seu vai pra lista.
Bom final de semana!
Humm
Que delicia!
Bom findi!
Beijo Jê
Carol, nós que adoramos passar essa data tão importante ao lado de vcs!
Beijo!
Ângela, imagina querida, eu adoro mesmo as tuas receitas de pão, sou a maior fã!
Beijo!
Aline, kkkk, vai ter que fazer então! :P
Beijo!
Beta, confesso que tb não sou a mestra da padaria. Mas essa fez sucesso!
Beijo!
Lylia, faz mesmo depois me conta!
Beijo!
Iliane, obrigada querida!
Beijo!
Akemi, meu marido não pode sentir cheiro de pão caseiro, ele adora!
Beijo!
Tati, eu morria de medo de ficar aquela massa dura e farelenta. Mas essa é mesmo ótima! E outra, minha manteiga de amendoim fiz no liquidificador.. Kkkkk, pode?! :D
Beijo!
Gina, perto dos seus pães esses são super simples!!
Beijo!
Jê, que bom que vcs gostaram!
Beijo!
Boa tarde. Me tire uma dúvida, esse envelope de fermento para pão que você fala na receita é aquele pacotinho de 10g de fermento seco, ou é o de fermento fresco? Se for o fresco qtas gramas são? Obrigada, Flávia.
Oi Flavia!
É aquele envelope do fermento biológico seco instantâneo, de 10g!
Um abraço!
Ficou ótimo aqui... e só mistrei a farinha o feremnto, sal e açucar primeiro. Depois mistrei o óleo, leite e ovos, esqentei tudo. Depois misturei devagar os primeiros com os últimos, fico PERFEITO HEHE
Misturei td menos a farinha, fui colocando aos poucos.... Ficou delicioso, fiz de presunto e queijo, salsichas, e de banana com leite condensado e canela... Hummmm top! Obrigada pela escrita! :)
Misturei td menos a farinha, fui colocando aos poucos.... Ficou delicioso, fiz de presunto e queijo, salsichas, e de banana com leite condensado e canela... Hummmm top! Obrigada pela escrita! :)
Misturei td menos a farinha, fui colocando aos poucos.... Ficou delicioso, fiz de presunto e queijo, salsichas, e de banana com leite condensado e canela... Hummmm top! Obrigada pela escrita! :)
Ola boa tarde posso fazer essa massa a maquina de pão?
Ola boa tarde posso fazer essa massa a maquina de pão?
Olá Morenaah! Pode sim! :)
Postar um comentário