domingo, 18 de setembro de 2011

Tiramisú


Fiz esse tiramisú a pedido do meu cunhado, que passou 2 meses na Itália e já voltou morrendo de saudade da sobremesa. Na verdade eu não sou a maior fã de tiramisú, talvez por causa do café, enfim, certamente se fosse com chocolate eu ia adorar! Mas o importante é que ele gostou! Falou, inclusive, que ficou bem parecido com o que ele comeu na Europa!

Tiramisú
do livro Cook: Step by Step

Ingredientes:

Para o creme de mascarpone:

6 gemas
60g de açúcar de confeiteiro
500g de queijo mascarpone
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para umedecer o biscoito:

150 ml de café espresso
4 colheres (sopa) de licor de café
4 colheres (sopa) de whisky
1 pacote de biscoito champagne
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de café em pó instantâneo
Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, bata as gemas de ovo com o açúcar. Encaixe a tigela em uma panela com água quente, sem que o fundo da tigela entre em contato com a água. Bata até que a mistura cresça e tome uma tonalidade clara, por volta de 5 minutos. Retire a tigela do calor e continue batendo por mais 2 minutos, ou até que fique morna. Em uma outra tigela, misture o mascarpone e a baunilha, mexendo com uma espátula até ficar cremoso. Junte o queijo à mistura das gemas com o açúcar e misture até que fique bem incorporado. Para umedecer os biscoitos: Em uma tigela rasa, junte o café, o licor e o whisky. Molhe os biscoitos e vá montando o tiramisú, fazendo camadas de biscoito, creme e salpicando o café em pó e o cacau por cima de cada camada. Termine com uma camada do creme e decore com mais uma camada de cacau, café e açúcar.


9 comentários:

Isadora disse...

hummmm que lindo e gostoso!

eu adoro café mas não gosto de sobremesa com café não!! mas este tiramissu tá tão lindo que sou capaz de tirar um pedaço pra provar!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Quéroul disse...

eu comi uma vez tiramisú, e nunca mais. achei excelente, super queria fazer... mas nunca cheguei nos finalmente para tal.

quem sabe, né?
=****

Renata disse...

Rê ficou perfeito, profissional...rsss

Que maravilha, adoro isso, mas sabe que comer na Itália sai mais barato? rssss...um potinho de mascarpone aqui em BH custa os tubos!!!!

tatiane disse...

Comi tiramisu uma só vez, achei tão bom. Ficou lindão o seu!
Pena que mascarpone é tão caro, como falou a Renata: em SP também custa os tubos!
beijos!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Tiramisu é uma das minhas sobremesas preferidas.Adorei a receita.
Bj e boa semana,
Lylia

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hummm, não bebo café, mas sou fã de tiramisú!
Excelente receita.
Bjos
Léia

Renata disse...

Isa, pois é o meu caso. Adoro café, mas na sobremesa prefiro um chocolate!
Beijo!

Quéroul, é só criar coragem pro queijo ($$$$$$$$$)! Depois é super fácil!!!
Beijo!

Rê, aqui também é um horror de caro. Mas, como eu queria testar a receita, deixei a economia pra lá.. Kkkkk! Daqui a pouco tá mais barato IR lá comer do que comprar as coisas aqui!!!
Beijo!

Tati, é isso mesmo amiga. Quase 50 pratas o potinho do mascarpone.. :( Mas eu, de curiosa, experimentei o queijo sozinho: é uma delícia, tem gostinho daquela nata bem cremosa. Amei!!!!
Beijo!

Lylia, então essa receita é perfeita pra vc!
Beijo!

Léia, comigo já é o contrário!! Adoro o café e não gosto muito da sobremesa!! :D
Beijos!

Sandra Reis disse...

Re, tiramissú é uma dos meus doces favoritos...sempre peço nos lugares que tem essa sobremesa. Curiosamente o pior e o melhor tiramissú que já comi foram ambos na Itália.
Tenho uma receita ótima, da mãe de um amigo, uma senhora francesa, D. Eveline, que é leitora do meu blog e me passou...mas empaco no preço do mascarpone também...dói muito o bolso...rsrs
Amei o seu, comeria inteiro!

Beijos

Renata disse...

Sandra, kkkkk, agora só vou poder fazer outro no ano que vem!!! $$$$$
:D
Depois me fala qual é essa receita, também vi uma que, ao invés do creme de gemas, levava chantilly!
Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...