quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Panquecas Vegetarianas


Desde que nos mudamos para essa casa maior passamos a contar com uma ajudinha extra que se tornou indispensável pra mim: a nossa secretária do lar. Quem me conhece há mais tempo sabe que eu era a mais fervorosa defensora do 'faça você mesmo', não deixava ninguém entrar na minha cozinha, limpar minha casa, passar minhas roupas, enfim, eu mesma era a própria doméstica. Mas aí comecei a trabalhar, o tempo começou a apertar, as roupas começaram a se acumular e eu decidi contratar alguém. Aí que achei uma pessoa ótima, que, de cara pegou minhas manias e faz tudo do jeitinho que eu gosto. Mas, como nem tudo é perfeito, ela ficou grávida no começo do ano. E trabalhou até a neném nascer. Semana passada. Desde então estou tendo que me virar para limpar, lavar, passar, e, principalmente, fazer o almoço. Me organizei e decidi: congelar o feijão, fazer arroz para a semana inteira e deixar pronto, de véspera, as verduras limpas e cortadas para o almoço do dia seguinte. E nessa correria bolei as panquecas para a segunda-feira: fiz a massa no domingo de noite, fiz as panquecas, lavei o espinafre e deixei tudo prontinho para montar na segunda. E assim vamos seguindo, na correria mas muito felizes de almoçar todos os dias em casa uma comida quentinha.

Panquecas Vegetarianas:

Para as panquecas:

1 e 1/2 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de queijo ralado
Sal

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira ou panquequeira com óleo e, com a ajuda de uma concha, coloque a massa distribuída uniformemente na frigideira. Vire a panqueca e reserve.

Para o recheio:

Milho verde e requeijão - Usei meia lata de milho verde e 1/2 copo de requeijão. Misturei e recheei metade das panquecas.
Ricota com Espinafre - Usei meio maço de espinafre e 1/4 de uma ricota. Refoguei o espinafre até ficar macio e misturei com a ricota, já desmanchada e temperada com sal e pimenta. Acrescentei, também, uma colher de requeijão para deixar o recheio mais macio.
Para o molho, usei a mesma receita desse.

6 comentários:

Sandra Reis disse...

Ah, querida, também amei essas panquecas...vegetariana é pra mim mesmo!
mais beijos!

Marina Mott disse...

Renata, oi! parecem ótimas!!
E estão lindas! Beijo!

Amanda disse...

hummm
vou fazer essa aqui em casa!
ai tiro foto pra voce ver ;)
beijao!

Fernanda Giuliani disse...

Re eu sou do seu "clube" " faca vc mesmo"...rsrs...mas acredito fielmente que e' pq tenho tempo de fazer , minha casa e' pequena e nao tenho filhos....rsrsrs......
Adorei as panquecas!!!!
(aquele nhoque de grao-de-bico que fiz e' 'ooootimo para congelar! quebra um galhao!)
Bjaozao querida

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Renata,
Sei bem como é isso.Mas, graças a Deus tudo passa. E, como vc, adoro almoçar em casa,nem que tenha que fazer.
Nos dias de hoje, comer em casa, é até um luxo.Mas, antes de tudo um prazer.
BJ,
Lylia

Renata disse...

Sandra, lembrei de vc!!
Beijo!

Marina querida, obrigada!
Beijos!

Amanda, faz mesmo! Comidas vegetarianas são a sua cara mesmo!
Beijo!

Fê, já comprei o grão de bico! :D
Beijo!

Lylia, realmente, isso é um luxo que, pra mim, vale muito a pena. Não troco meu almocinho em casa por nada nesse mundo!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...