quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Salmão Assado com Limão e Alecrim


Nem eu nem meu marido somos fãs incondicionais de alecrim. Tem alguma coisinha nessa erva que não nos apegamos, como aconteceu com o delicioso e agora inseparável tomilho. Na minha hortinha da janela tenho um pé de alecrim que é enorme. Tem o de tomilho, que não cresceu, e o de alecrim, que está quase virando uma árvore. Resolvi pegar um galhinho dele e colocar hoje no peixe, junto com um limão siciliano que comprei naqueles siricuticos que dão na gente, mas que até agora não tinha usado. O resultado foi esse peixe macio e saboroso, com o gostinho do limão e o aroma do alecrim que, por incrível que pareça, agradou a todos. E é daquelas receitinhas pá-pum, coloca na travessa, vai ao forno e pronto!

Salmão Assado com Limão e Alecrim
adaptada daqui

Ingredientes:

500g de salmão fresco, sem pele
Suco de 1 limão
2 limões sicilianos
4 raminhos de alecrim
Azeite para regar
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Lave o peixe com o suco de limão e tempere com o sal. Regue uma travessa, forrada com papel alumínio, com azeite de oliva, e disponha o filé na travessa (o meu eu cortei em 4 porções individuais). Arrume as fatias de limão por cima do peixe, coloque os raminhos de alecrim, regue com mais azeite, cubra com o papel alumínio e leve ao forno alto por 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar mais 10 minutos. Servi em uma cama de espinafres refogados no azeite e no alho.

PS: Da próxima vez, vou experimentar colocar uma colher de mel em cada porção, por cima das fatias de limão.


Update: Agora sim, com a fonte!

15 comentários:

Unknown disse...

Rê, se você não é chegada num alecrim, eu já sou o contrário...adoro!

Infelizmente o meu da janela morreu coitado...rsss...

Minha amiga, seu salmão faria sucesso aqui, limao e alecrim, eu ia me deliciar!

Rachel disse...

Menina, não tem sabor melhor que de uma ervinha fresca, principalmente se for colhida na hora como você fez, por isso a aceitação ao sabor do peixe foi geral.

Fiquei encantada com seu capeletti in brodo, ficou muito apetitoso, com certeza o caldo preparado em casa é muito mais rico e saboroso.

Bjuss!!!

Marly disse...

Oi, Re,

Eu sou do time que usa alecrim com parcimônia, pois acho que ele tem gosto de remédio, rsrs. Contudo, acho também que ele faz ótima combinação com outras ervas, quando usado com moderação, rsrs. O seu peixe ficou com um aspecto muito gourmet, que lindo!

Beijoca e, desde já, bom fim de semana!

tatiane disse...

Também não tenho grande amor por alecrim, minha mãe coloca em tudo, acho o cheiro muito forte. E esse peixe ficou lindão, comeria com alecrim, mesmo!
beijos

Gina disse...

Sou fã incondicional do alecrim e do salmão, mas sabe que minha microfamília não tem a mesma opinião? A conclusão é que faço muito menos salmão do que gostaria. Adoro!
bjs.

"Manjares da Manu" disse...

Hummm, tb sou muito fã de ervas, mas tb não sei pq não sou fã de alecrim, mas este peixinho me deu água na boca!!!

Bjs...

Fernanda Giuliani disse...

Re, eu gosto de alecrim, mas assim como qualquer erva...tem que tem moderação!!rsrs Tem gente q exagera mesmo...daí não tem como não torcer o nariz né!?!kkkk Em geral eu curto colocar um pouco de alecrim nos pratos - principalmente os de carne!
Adorei seu salmão!!!
Bjao querida

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Renata,
FIcou bonito e , com certeza, delicioso.Pra mim o alecrim sempre dá um gostinho especial.
Bj,
Lylia

Carla Maicá disse...

OI, Renata!

Nossa, alecrim é a minha erva favorita! Ontem mesmo tive que comprar umas mudinhas novas para colocar na horta.

Hmmm, limão siciliano e alecrim = sucesso. Adorei.

Beijos,

Carla Maicá, do Cucina Artusiana

Monica Uehara disse...

Re, sabe que eu também não curtia muito alecrim. Todo mundo fala tão bem e eu achava que não combinava com comida, achava que estava mais para banho, sabonete, rsss. Acho que foi porque eu usei shampoo de alecrim durante um tempo. Mas, agora também estou descobrindo as maravilhas desta erva tão festejada e estou adorando. Adorei a receita.
bj.

Trainee de Cozinheira disse...

Maravilha de Salmão meu marido ia adorar!!!bjs
Maura

Tamy disse...

Vi essa receita em algum lugar... hahahaha beijos amiga!!!!

Renata disse...

Rê, menina, se vc tiver o tomilho em pé aí na sua horta eu troco no ato pela minha árvore de alecrim! Kkkkk!
Beijo!

Rachel, com certeza as ervinhas da horta fazem toda a diferença! Além de serem grátis! :D Sobre o caldo de galinha, menina, vou demorar pra comprar caldos prontos agora!
Beijos!

Marly, meu marido tem verdadeiro abuso de alecrim por causa disso!!! Kkkkk!
Beijão!

Tati, por via das dúvidas comi sem o limão e o alecrim!!! :D
Beijo!

Gina, aqui em casa já todo mundo gosta de peixe. Desde o pequeno até o meu marido, e o preferido é o salmão!
Beijo!

Manu, que bom que vc gostou!
Beijo!

Fê, tinha um restaurante que a gente ia que sempre fazia um frango com alecrim. Mas era tanto alecrim que criamos um abuso com ele.. Agora só pra dar um cheirinho!
Beijo!

Lylia, com certeza a erva dá um toque especial, né?
Beijo!

Carla, fico feliz que vc tenha gostado!
Beijo!

Monica, kkkkkkkk, ainda bem que esse shampoo não chegou por aqui! :D
Beijo!

Maura, faz pra ele e me conta se foi sucesso!
Beijo!

Tamy amiga, kkkkk, já coloquei o link pro seu blog!!!!!!!!!!! :P
Beijo!

manjericota disse...

Tati, Estou levando esta comigo tbém!

Bjos, Dani

Renata disse...

Dani, alem de super simples faz bonito na mesa! Faz e depois me conta!!

Beijo!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...