segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Red Velvet Cupcake e Feliz Ano Novo!


Um bolinho fofinho e saboroso para desejar um ano novo doce e maravilhoso para todos os que passam por aqui! E que venha 2013 com mais momentos deliciosos! =D

Red Velvet Cupcake

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
2 1/2 colheres de sopa de cacau em pó natural (de preferência)
1colher de sopa de extrato de baunilha
1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de chá de vinagre branco
1/2 xícara de buttermilk (Significa: 1/2 xícara de leite + 1 colher de chá de vinagre. P.s. Além do vinagre que a receita já pede!)

Para o corante: Bata o buttermilk com uma beterraba crua e coe para ter 1/2 xícara de buttermilk de beterraba

Modo de Preparo:

Pré- aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes. Misture o corante (ou a beterraba em pó), a baunilha e o cacau e faça uma pastinha. Peneire a farinha 2 vezes. Na batedeira misture em velocidade média alta a manteiga e o açúcar até ficar cremoso, uns 3 minutos. Acrescente o ovo e aumente a velocidade para máxima. Bata até estar bem incorporado. Junte ao creme de manteiga a misturinha de cacau e baunilha e bata bem em velocidade média. Não esqueça de raspar as laterais durante o processo. Diminua a velocidade para baixa e alternadamente acrescente o buttermilk e a farinha. Bata até que estejam bem combinados. Acrescente o vinagre, o bicarbonato e o sal. Bata rapidamente em velocidade baixa o suficiente para incorporar bem os ingredientes. Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar no meio da grade do meio do forno. Asse por 20 minutos. Faça o testo do palito para ver se estão bons mesmo. Retire forno, deixe esfriar na própria assadeira por 5 minutos e então transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Cobertura de Cream Cheese:

Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
150g de cream cheese (uma caixinha)
2 - 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bata a manteiga e o cream cheese na batedeira, em velocidade média, por aproximadamente 3 minutos, ou até que a mistura fique homogênea. Adicione a baunilha e misture bem. Vá acrescentando o açúcar e testando o sabor e a textura. Na minha cobertura coloquei pouco mais de uma xícara.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quibe de Quinoa e Peixe com Salada de Pepino e Iogurte


Não é novidade que ando aproveitando bastante as minhas férias. Entre uma acordada do Caio e outra, arrumo a casa, leio meus livros e assisto a vários programas na televisão. Uma noite dessas, assistindo junto com meu marido, passamos pelo canal onde a Rita Lobo estava fazendo um quibe de peixe. Já tinha o peixe em casa, e achei que tinha também o trigo. Mas não tinha. Quando fui atrás, vi que meu potinho estava vazio. Tive que improvisar. Peguei a quinoa que tinha comprado pra essa receita e fiz a receita do quibe normal, com a quinoa. E olha, ficou muito gostoso mesmo! O sabor da quinoa até realçou o peixe do quibe! E pra completar, conforme sugestão do programa, acompanhamos com essa saladinha de pepino com iogurte, que minha mãe gostou tanto que quase lambeu o potinho!

Quibe de Peixe


Ingredientes:

500g de pescada limpa
½ xícara (chá) de hortelã
1 xícara (chá) de quinoa, cozida em água com sal por 20 minutos
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite para regar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o hortelã, a cebola e o alho. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve. Junte o peixe, a quinoa, o sal e a pimenta. Misture bem. Unte uma forma refratária com 1 colher (sopa) de azeite. Cubra o fundo da forma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Com uma faquinha, risque o quibe desenhando losangos. Regue a massa com bastante azeite. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente.

Salada de Pepino com Iogurte

Ingredientes:

2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
15 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Sobre uma tábua, usando um mandolim (ou com uma faca), corte o pepino japonês em rodelas bem finas. Com a faca, corte também as folhas de hortelã em tirinhas finas. Reserve. Numa tigelinha, misture bem o iogurte e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte a hortelã e as rodelas de pepino e misture bem. Sirva a seguir, acompanhando o quibe de peixe.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bolo de Nozes e Feliz Natal!


E aí, como foram de ceia de Natal? Espero que bem! Hoje passei bem rapidinho, só pra deixar a receita do bolo de nozes da minha mãe, bolo que fazia parte do repertório minúsculo de comidinhas que ela fazia. Muito gostoso, pedaçudo de nozes e bem molhadinho. Ia fazer junto com a baba de moça, que não deu certo. Aí cobri com uma calda de açúcar de confeiteiro, que ficou fina demais, e finalmente com uma polvilhada do mesmo açúcar. Aí deu certo!

Bolo de Nozes

Ingredientes:

4 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
170g de margarina
2 xícaras (chá) de nozes trituradas
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata as claras em ponto de neve e reserve. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, a manteiga e as gemas. Bata bem até que a mistura vire um creme branco. Acrescente o leite, as nozes, a farinha de trigo, o amido de milho, o chocolate em pó e bata bem. Desligue a batedeira e adicione o fermento e as claras, misturando delicadamente até que incorpore bem. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 40 minutos, ou até que, quando inserido um palito no centro do bolo ele saia limpo.

* Essa receita rendeu dois bolos na minha fôrma de bolo inglês.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bolinhos de Abobrinha


Um prato principal perfeito para os dias sem carne. Os bolinhos ficam super macios, e a estrela do prato, contrariando a quantidade de abobrinhas, é a cebolinha. É bem na linha desses bolinhos de milho, o tipo de receita que vai bem como acompanhamento, prato principal e até um aperitivo quando estamos sem tempo para uma coisa mais elaborada. Deliciosamente aprovados!

Bolinhos de Abobrinha

Ingredientes:

500g de abobrinha (aproximadamente 2 unidades)

1 colher (chá) de sal
2 talos de cebolinha, picados
1 ovo grande
Pimenta do reino moída
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
Azeite de oliva para fritar


Modo de Preparo:

Retire as extremidades das abobrinhas e rale-as em ralo grosso. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes. Na frigideira, coloque o azeite para esquentar - aproximadamente 2 colheres (sopa). Com uma colher, coloque porções da massa na frigideira. Vire os bolinhos quando estiverem dourados e deixe fritar o outro lado. Enquanto estiver fritando o restante da massa, mantenha os bolinhos já fritos no forno aquecido.
Aqui em casa, quando sobra pro jantar, eu frito de novo. Ficam deliciosos, parece até que acabaram de sair do forno!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pull-Apart Bread


Suspendam as rabanadas! Aqui está uma substituição perfeita para aquelas deliciosas fatias caloricamente fritas. Já estava namorando esse pãozinho há tempos, vi que a Gina postou e, como tinha uma receita dele na fila, resolvi colocar em prática. E o resultado não podia ser mais gostoso. Desde aquele cheirinho maravilhoso que tomou conta da casa até as fatias fofas e cobertas da mistura pecaminosa de açúcar, canela e manteiga. Por sugestão do meu marido, vamos fazer de novo para levar para a ceia de natal. Os meninos - que não são fãs de canela - adoraram a novidade, comeram no lanche e como sobremesa do jantar! =D


Pull-Apart Bread


Massa:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de açúcar 
10g de fermento biológico seco
1/2 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/3 xícara (chá) de leite
1/4 xícara (chá) de água
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:

1 xícara (chá) de açúcar 
2 coheres (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz-moscada
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida

Modo de Preparo:

Misture o leite e a manteiga e leve ao micro-ondas por 40 a 50 segundos, ou até que a manteiga se incorpore totalmente ao leite. Reserve. Na tigela da batedeira, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Adicione, lentamente, a mistura da manteiga e do leite e bata na batedeira em velocidade baixa. Acrescente a água, a baunilha e os ovos, e bata até que a massa fique homogênea e comece a desgrudar da tigela da batedeira. Se necessário, acrescente mais farinha. Em um outro recipiente untado com manteiga, coloque a massa e cubra com papel filme. Deixe descansando até que dobre de volume - aproximadamente 1 hora -, em um local aquecido e sem corrente de vento. Para o recheio, misture o açúcar, a canela e a noz-moscada. Derreta a manteiga em uma panela até que fique levemente dourada - cuidado para não deixar queimar. Abra a massa em um retângulo grande, de aproximadamente 20x30com, pincele com toda a manteiga e recheie com o açúcar e a canela. Corte a massa em seis tiras de larguras iguais. Empilhe as tiras e corte-as em seis quadrados de tamanhos iguais. Na fôrma de bolo inglês, previamente untada e enfarinhada, organize as os quadrados verticalmente, Deixe a massa descansar por mais 40 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 180o.C por aproximadamente 30 minutos, ou até que comece a dourar. Para servir, basta puxar as fatias do pão, que deverão sair facilmente. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Torta Folhada de Espinafre com Queijo Branco


Essa torta fica ótima servida em um lanche da tarde, ou até mesmo como acompanhamento do almoço. A da foto serviu de complemento para o peixinho aí embaixo! A massa folhada dá um toque amanteigado especial na torta, que ficaria maravilhosa também com uma massa podre! E o recheio, eu sempre improviso com o que tenho na geladeira!

Torta Folhada de Espinafre com Queijo Branco

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada
200g de queijo branco, ralado
2 ovos
1 caixa de creme de leite
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 xícara (chá) de espinafre, cozido e picado
50g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:

Abra a massa folhada em uma fôrma com fundo falso. Misture os demais ingredientes até que a mistura fique homogênea. Despeje o recheio sobre a massa e asse em forno médio-baixo por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície comece a dourar.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Peixe Crocante com Quinoa


Um peixinho simples, mas que surpreendeu no sabor. Essa foi a primeira vez que experimentamos a quinoa, esse hit nutricional que vem fazendo sucesso há um tempo. E realmente é uma delícia, os grãos cozidos lembram a textura do couscous marroquino e, nessa receita, formam uma casquinha super saborosa no peixe! Amanhã compro mais peixe para repetirmos a receita!

Peixe Crocante com Quinoa

Ingredintes:

Peixe: 

800 gr. de filé de peixe (usei saint peter)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 ovos ligeiramente batidos
Sal , pimenta
1 colher de sopa de azeite

Quinoa:

100 gr. de quinoa mista em grãos
Sal

Modo de Preparo:

Cozinhe a quinoa na água salgada durante 20 minutos. Peneire e deixe esfriar. Tempere os dois lados do peixe com sal e pimenta. Passe um lado do peixe na farinha de trigo, nos ovos e empane com a quinoa. Frite o peixe no azeite do lado da quinoa até tostar e vire.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bolo de Pão de Mel


Caio tem mamado muito, por isso ultimamente ando comendo igual um animal. Tudo que chega aqui em casa eu devoro com uma vontade enorme. Pra vocês terem uma ideia, tem dias que eu chego a comer 3 pratos de comida no almoço (!), tamanha a necessidade por alimento. Mas sei que já isso passa e, assim que o pimpolho normalizar as mamadas, volto a comer como uma pessoa quase normal. Semana passada encontrei pra vender no mercado um vidrinho de cravo em pó. Eu sempre procurava esse vidrinho, mas nunca tive a sorte de encontrá-lo. Na hora, peguei um e pensei no belo pão de mel que ele podia virar. Da última vez que fiz pão de mel, tive que bater os cravos no liquidificador, método que acabou estragando o plástico do copo. Aí procurei uma receita de um bolo - não queria ter o trabalho de fazer os pãezinhos individualmente, e encontrei essa receita maravilhosa, hehehe, do Edu Guedes. Enquanto fazia, pensei que a receita estava com algum erro, pois não havia ovos no preparo. Qual não foi minha surpresa, quando tirei do forno e cortei, aquele bolo super úmido e aromático. Surpreendentemente delicioso!

Bolo de Pão de Mel

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de cravo-da-índia em pó
6 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

2 xícaras (chá) de doce de leite

Cobertura:

½ kg de chocolate meio-amargo fracionado

Modo de preparo:

Massa - Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa, deixando o fermento por último. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês, despeje a massa e leve ao forno médio a 180°C por aproximadamente 20 minutos. Depois de assado e frio, corte o pão de mel ao meio, recheie com o doce de leite.

Cobertura - Derreta em banho-maria o chocolate. Misture bem. Cubra o pão de mel e leve à geladeira.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Trança Recheada


Já é a segunda vez que faço essa receita. Da primeira vez testei dois tipos de formato: o pão fechado e essa trança aberta. Chegamos à conclusão de que essa trança ficou bem mais gostosa, o pão mais macio e úmido e o recheio pareceu mais gostoso também. Apesar da montagem ser meio chatinha, porque vaza recheio pra todo lado, a massa do pão é super fácil e o resultado é gostoso demais! Vale a pena!

Trança Recheada

Ingredientes:

Massa (é a mesma desse pãozinho):

500g de farinha de trigo
50g de açúcar
50g de manteiga
250g de leite morno
20g de fermento fresco ou 1 colher (sobremesa) de fermento seco
1 pitada de sal
1 gema, para pincelar

Recheio:

200g de presunto
200g de queijo mussarela
Orégano seco a gosto

Modo de Preparo:

Dissolva o fermento fresco no leite morno. Coloque o restante dos ingredientes numa bacia. Junte o leite aos pouquinhos e vá amassando com a batedeira elétrica, com as pás de amassar. Cubra a massa com dois panos e deixe levedar durante 40 minutos ou até a massa ter dobrado de tamanho. Divida a massa em duas partes iguais. Abra cada parte em um retângulo e recheie com o presunto, o queijo e o orégano - eu geralmente trituro tudo junto no processador -, deixando as bordas sem recheio. Enrole como um rocambole. Com uma faca afiada, corte a massa, que agora está em formato de rolo, no sentido do comprimento, apertando bem antes de cortar para firmar o recheio. Alterne as camadas de massa, de forma que pareça uma trança. Leve os pães ao forno médio pre-aquecido por aproximadamente 15 minutos. Retire os pães do forno e passe, com um pincel, a gema por cima das tranças. Devolva ao forno até dourar, cerca de 10 minutos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Chegada do Caio e Biscotti de Brownie


Chegou, no dia 15 de novembro, nosso terceiro pimpolho! Lindo, loirinho, cheiroso e muito dorminhoco! Agora mesmo está tirando uma soneca aqui no carrinho enquanto escrevo. Logo antes dele nascer, nessa vibe do faça você mesmo, eu e Bernardo nos encarregamos de fazer as lembrancinhas de maternidade do pequeno. Compramos, pela internet mesmo, essas caixinhas de acetato e enchemos de jujubas. Bernardo fez a etiqueta no computador, do mesmo tema do chá de fraldas, e colocamos uma fitinha para amarrar. Agora todo mundo que vem visitar o Caio ganha uma lembrancinha de boas-vindas do nosso menino!


Agora sobre o delicioso biscotti de brownie: já de volta à cozinha, resolvi testar essa receita, inspirada em um biscotti que vi no Natal Bem Simples. Aliás, essa licença-maternidade tem me servido para assistir muitos programas de tv e resgatar meus livros de receita. Esses biscoitos são uma ótima ideia para presentear no Natal! Ou podem servir como um ótimo aperitivo para uma mamãe faminta!

Biscotti de Brownie
do Livro 400 Sensational Cookies

Ingredientes:

2 e 3/4 xíc. de farinha de trigo
2/3 xíc. de chocolate em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
4 ovos
3/4 xíc. de açúcar cristal
3/4 xíc. de açúcar mascavo
1/2 xíc. de manteiga derretida
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3/4 xíc. de gotas de chocolate meio-amargo
3/4 xíc. de nozes picadas

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Reserve. Bata, na batedeira, levemente, os 4 ovos. Adicione o açúcar cristal e o açúcar mascavo e continue batendo até incorporar, aproximadamente 2 minutos. Junte, gradualmente, a manteiga, até que a mistura fique homogênea. Acrescente a baunilha e junte a farinha, pouco a pouco, em velocidade baixa. Com uma colher, incorpore as gotas de chocolate e as nozes. Em uma fôrma previamente forrada com papel manteiga, coloque a massa, com uma colher, imitando a forma de um tronco. Essa receita rende dois 'troncos'. Leve ao forno pré-aquecido a 180o. por aproximadamente 30 minutos, até que o biscoito esteja firme quando pressionado. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Retire o biscoito do papel manteiga e corte em fatias de 1 cm, na diagonal do tronco. Leve ao forno novamente, por 7 minutos. Vire os biscottis e volte ao forno por mais 5 minutos. Retire do forno e deixe que esfriem completamente.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sanduíche de Frango com Salada


Uma saída super rápida e deliciosa para um lanche. Aqui em casa foi o jantar de terça, já que estamos sem almoço pelo menos até a filha da moça que trabalha aqui melhorar da catapora. =/ Os meninos gostaram tanto que ontem, protestando contra a sopa do jantar, imploraram por mais desse sanduíche!

Sanduíche de Frango com Salada

Ingredientes:

15 fatias de pão de forma sem casca
2 peitos de frango, cozidos em caldo de legumes e desfiados
1 colher (sopa) de maionese
5 colheres (sopa) de creme de leite
2 talos de cebolinha picados
Alface e tomate
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Misture o peito de frango desfiado, a maionese, o creme de leite, a cebolinha e tempere com o sal e a pimenta. Passe essa mistura em uma fatia do pão. Acomode outra fatia por cima, coloque uma camada generosa do alface com o tomate e complete com mais um pão. Para essa quantidade de frango, a receita me rendeu 5 sanduíches. Sucesso absoluto!

domingo, 21 de outubro de 2012

Curau de Milho


Essa semana me deu uma vontade louca de comer curau de milho. Esperei pacientemente chegar o sábado, fui à feira e me deparei com lindas espigas orgânicas. Comprei logo 2 bandejas cheias e vim pra casa feliz da vida pra fazer o meu curau. A receita é da minha sogra, que faz um curau que eu acho  o mais perfeito de todos!

Curau de Milho

Ingredientes:

5 espigas de milho
1 garrafa 200 ml leite de coco
1 pitada de sal
1 colher (sopa) manteiga
4 colheres (sopa) de açúcar
Menos de 1/2 litro de leite

Modo de Preparo:

Retire os grãos de milho da espiga, com uma faca. No liquidificador, coloque o milho e bata com um pouco de leite. Bata bem até que a mistura fique homogênea. Peneire a mistura para que fique bem liso. Em uma panela, coloque a mistura do milho, o leite de coco, o sal, a manteiga e o açúcar. Coloque o leite de acordo com o seu gosto: se quiser o curau mais cremoso, coloque o meio litro. Se não, coloque um pouco menos. Vá mexendo até que a mistura engrosse, com uma consistência de mingau grosso, aproximadamente 15 minutos. Despeje a mistura em potinhos - não precisa untar. Eu gosto geladinho, mas quente também é uma delícia, ainda mais com bastante canela!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chá de Fraldas do Caio!


Há algumas semanas, eu e meu marido concretizamos uma festinha que já estava nos meus pensamentos há tempos. Em nenhuma das outras vezes que fiquei grávida tive vontade de fazer um chá de fraldas, mas dessa vez era tanto carinho de todo mundo que resolvi juntar as pessoas para comemorarmos mais um pimpolho chegando na família. Passei meses procurando na internet fotos e detalhes da festinha, que, apesar do trabalho, ficou 1000%. E foi tudo do jeitinho que eu queria: comidinha caseira, uma decoração bem fofa e lembrancinhas que fossem a nossa cara, tudo feito pela gente!

E afinal, o que teve?


Espetinhos Caprese, com mussarela de búfala, uma folha de basílico e um tomatinho uva. Ali atrás uma cesta de pães com cream cheese, pasta de queijo com ervas finas e geleias.


Aqui fizemos uns sanduichinhos de queijo com presunto enrolados - inspiração aqui - e também alguns cookies de baunilha com gotas de chocolate.


Bem na esquerda, na tigela vermelha, sanduíches de salame no pão integral, alguns salgadinhos, gougères deliciosas que minha sogra fez e um café ali atrás.


Na bandeja preta, endívias recheadas com uma salada de grão-de-bico. Na taça grande, espetinho de uva com morango. Ali na tábua, um sanduíche de queijo brie com geleia de damasco na baguete integral. Algumas coisinhas que fizemos e não saíram na foto: mini-hamburguer de frango com salada - também inspirado nesses - e uma quiche maravilhosa de tomate seco que minha avó trouxe!



De lembrancinha: latinhas recheadas de confeitos de chocolate coloridos.


Brigadeiros - feitos pela minha mãe! - nos potinhos de vidro.


Tubinhos com balas.


Biscoitos de leite condensado decorados com pasta americana com as letrinhas do nome dele.


E um bolo lindo de fraldas - feito todinho pelo Bernardo!

Só para explicar um pouco do meu sumiço: ando passando super mal do estômago, o que tem me impedido de entrar na cozinha com a mesma frequência de antes. É o dia inteiro com queimação e, além de tudo, o barrigão já está enorme, não ando tendo muita disposição para a maratona que envolve cozinhar, lavar e secar tudo depois. Agora é a hora de organizar tudo para o pimpolho que está chegando!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fricassê de Frango


Depois de um período de muita gripe e tosse, estou de volta! Não me julguem pela minha receita brega, mas é porque esse fricassê é realmente uma delícia, além de, como todas as receitas que eu adoro, ser muito prático de preparar. Basta um liquidificador, uma panela e pronto! Um almoço ou jantar em menos de meia hora! E olha, preciso dizer: faz o maior sucesso com os convidados!

Fricassê de Frango


Ingredientes:

1 lata de creme de leite
1 lata de milho verde
1 copo de requeijão cremoso
100 g de azeitona sem caroço
3 peitos de frango cozidos e desfiados
200 g de mussarela fatiada
100 g de batata palha
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o milho, o requeijão e o creme de leite. Misture o creme do liquidificador com o frango desfiado, as azeitonas e o sal. Coloque a mistura numa assadeira, cubra com mussarela e leve ao forno até o queijo derreter. Sirva com a batata palha.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bolinhos de Milho do Bill Granger


Se tem uma coisa que eu sou apaixonada, e vocês já sabem, é receita fácil. Vi há tempos essa receita no programa do Bill Granger, mas só agora resolvi fazer. E fiz mesmo porque estava planejando fazer umas panquecas de queijo, mas, pra variar, estava sem queijo, sem leite, sem manteiga, enfim, sem nada que fizesse valer as panquecas. Pesquisei rapidinho na internet e vi que esses bolinhos não usavam nenhum dos ingredientes em falta em casa. Aí foi só preparar, com a maior facilidade, essas belezinhas que completaram o almoço divinamente! Aprovadíssimos!

Bolinhos de Milho do Bill Granger


Ingredientes:

5 espigas de milho - reserve os grãos de uma espiga
1 cebola roxa pequena picada
2 ovos
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Sal e pimenta a gosto
Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Debulhe o milho das espigas e junte com a cebola, os ovos, a farinha e o fermento no processador. Processe até que a mistura fique homogênea. Desligue o processador e tempere com o sal e a pimenta. Bata mais um pouco para incorporar. Em uma tigela, misture o creme de milho com o milho separado. Em uma frigideira em fogo médio, aqueça 1 colher (sopa) de óleo, e vá colocando, a colheradas, a mistura dos bolinhos. Vire os bolinhos quando estiverem corados para dourarem dos dois lados. Repita o processo até terminar a massa. A minha receita rendeu 8 bolinhos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Camafeu de Nozes


Entrei no site do Bem Simples procurando uma receita que eu vi a Palmirinha fazendo em uma propaganda do programa dela. Era de um bombom de morango com brigadeiro branco e chocolate. Mudei logo de ideia quando vi as fotos desse camafeu, que juntou a lombriga com a disponibilidade dos ingredientes. Apesar de ter ficado meio transparente o fondant, decidi que iria publicar mesmo assim, porque o docinho ficou delicioso!

Camafeu de Nozes


Ingredientes:

1 lata de leite condensado 
200g nozes moídas 
Nozes sem casca (para decorar)

500g de açúcar de confeiteiro
100 ml de leite 
Limão (a gosto)


Modo de Preparo:

Em uma panela em fogo baixo, coloque o leite condensado, as nozes moídas e mexa até desgrudar do fundo. Em um bowl, untado com manteiga ou margarina, coloque a massa do camafeu e deixe esfriar. Num outro bowl, coloque o açúcar de confeiteiro e adicione o leite aos poucos para não passar do ponto (Acho que coloquei muito leite. A mistura deve ficar pastosa suficiente para dar o ponto de banhar os docinhos). Pingue algumas gotas de limão para manter o fondant bem branquinho. Leve ao banho-maria para o açúcar derreter. Unte suas mãos com manteiga e boleie a massa do camafeu. Reserve. Passe o camafeu pelo fondant, deixe escorrer o excesso e coloque meia noz para adornar. Deixe secar em superfície untada.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Serpentini com Molho de Espinafre


Uma massinha simples para acalentar dias tardios de muito frio que decidiram chegar por aqui. Enquanto Bernardo se deliciava com um sanduíche de carne de soja que eu acho horrível, eu e Marcelo comíamos felizes nossos pratinhos de macarrão, que, pela cor, parecia até aqueles que já compramos coloridos! Puro ferro!

Serpentini com Molho de Espinafre
inspirada nessa receita

Ingredientes:

200g de espinafre - um maço -, lavado, cozido e escorrido
300 ml de leite
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
1 colhes (sopa) de cebola ralada
Sal e pimenta a gosto
250g de serpentini, cozido al dente

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa com água e sal e reserve. No liquidificador, bata o espinafre, o leite, o amido de milho e a cebola. Leve ao fogo até encorpar. Tempere com sal e pimenta e incorpore à massa. Misture bem e sirva com parmesão ralado na hora.

domingo, 19 de agosto de 2012

Rosca Doce


Minha máquina de pão quebrou. Por isso não faço pão já há bastante tempo, ando com muita preguiça de sovar massa. Na máquina era tudo mais fácil, só colocar os ingredientes, esperar e pronto. Agora o papo é outro. Sovar, esperar crescer, criar um ambiente sem vento, enfim, mais alguns fatores que me dão certa preguiça de pensar. Mas não essa semana. Estava com uma super vontade de fazer um pão doce. Fui atrás de uma receita na internet e achei essa, muito rápida e muito gostosa!

Rosca Doce
daqui


Ingredientes:

3 ovos
3 colheres de sopa de margarina
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite morno
30 g de fermento fresco - usei 10g de fermento seco
5 colheres (sopa) de açúcar
700 g de farinha de trigo
Manteiga e açúcar para o recheio
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os seis primeiros ingredientes por 1 minuto. Despeje em uma tigela grande e adicione a farinha de trigo aos poucos, sovando bem a massa, até obter uma massa lisa e macia (Fiz todo o processo de sova na batedeira, usando o batedor de gancho). Deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa em espessura fina como se fosse para pizza. Polvilhe a massa aberta com manteiga e açúcar e enrole como se fosse um rocambole. Corte fatias e coloque na forma, um perto do outro. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com a gema de ovo misturada com leite e leve para assar por aproximadamente 35 minutos em forno médio ou até ficarem dourados.

PS: O meu pão não ficou muito doce. Quem gostar mais doce, pode banhá-lo em uma calda com leite condensado, leite e talvez um coco ralado. =D

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gelato de Manga com Banana


Alguns dias da semana me dou ao luxo de assistir televisão. Geralmente são dias que as crianças resolvem dormir cedo aí não tenho que dividir o meu espaço na cama com pimpolhos e desenho animado. Dia desses, já tarde da noite, estava passando um programa da Donna Hay. E nesse programa ela preparou essa beleza de sorvete, ou um gelato, como ela chamou. E os ingredientes, mais simples impossível. No outro dia comprei o iogurte e mais tarde já estava me deliciando com o sorvete. Delícia! E o melhor: nem precisei tirar a sorveteira do armário!

Gelato de Manga com Banana
adaptada daqui

Ingredientes:

3 bananas, descascadas, em rodelas
2 mangas, descascadas e picadas
280g de iogurte natural
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Após cortar as frutas, leve-as ao freezer até que congelem completamente. Bata, no liquidificador, o iogurte, as frutas congeladas e o açúcar. Se necessário, adicione mais iogurte. Despeje a mistura em uma tigela e leve ao congelador até que fique firme. Retire o gelato do freezer 5 minutos antes de servir.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Espaguete ao Alho e Óleo com Brócolis e Medalhão de Filé Mignon


Meu marido tinha pedido pra eu fazer um macarrão ao alho e óleo, porque ele estava com vontade de comer. Fui ao mercado, comprei um belo brócolis japonês e coloquei na massa. Além disso, grelhei alguns medalhões de filé mignon, frutos de uma invenção que fizemos aqui em casa para testar o formato! Jantar delícia em menos de 30 minutos!

Espaguete ao Alho e Óleo com Brócolis e Medalhão de Filé Mignon

Ingredientes:

300g de espaguete
Algumas flores de brócolis japonês
5 dentes de alho
4 colheres (sopa) de óleo
400g de filé mignon
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

O primeiro passo aqui é deixar o filé no formato de medalhão. Pegue um pedaço inteiro de filé, já limpo, e enrole repetidamente em uma folha de papel filme, apertando bem para manter o formato. Aqui em casa congelamos o filé já embrulhado no papel, na hora de usá-lo, deixei descongelar um pouco e cortei os medalhões, mais ou menos da largura de 3 centímetros. Reserve.

Cozinhe a massa al dente, escorra e reserve. Cozinhe também as flores de brócolis na água e sal e reserve. Em uma panela, refogue o alho e o óleo até que o alho fique dourado, porém claro. Junte o brócolis e a massa e misture bem, até incorporar todo o molho. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e algumas folhas de tomilho.

Grelhe os medalhões, já temperados com o sal e a pimenta. Sirva com a massa.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Torta de Abobrinhas


Essa torta é uma das favoritas aqui em casa. Apesar de simples, a combinação da massa folhada com a abobrinha é supimpa! Até o Bruno, que não come legumes nem amarrado, pediu pra eu comprar abobrinhas pra fazer a torta! Vale a pena!

Torta de Abobrinhas
Inspirada em uma receita do Livro 6 da Coleção A Grande Cozinha

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada
1 abobrinha grande
Folhas de tomilho
Fatias de mussarela de búfala
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte a abobrinha em fatias finas. Abra a massa folhada em uma assadeira - a minha tinha 22 cm. Disponha as fatias de abobrinha, regue com azeite, tempere com o sal e a pimenta e espalhe as fatias de mussarela. Salpique o tomilho e leve ao forno médio-alto por aproximadamente 30 minutos, ou até que a borda da massa comece a corar. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sanduíche de Atum


Pode parecer besteira, mas esse sanduíche salva vidas quando estamos sem tempo de preparar um lanche mais elaborado em casa. De novo, não tem receita, só uma ideia de um lanche legal que, em geral, agrada ao pessoal. Eu uso uma lata de atum sólido conservado em água escorrido, 2 colheres (sopa) de maionese e um pacote de pão de fôrma sem casca. Recheio os sanduichinhos com o patê de atum e corto ao meio. Vai dizer se tem lanche mais prático?

domingo, 5 de agosto de 2012

Bolo-Cookie com Gotas de Chocolate


Eu não comentei aqui, mas enquanto estivemos ausentes, passamos também por uma reforma em casa. Reformamos os banheiros e a cozinha, que agora estão lindos, brancos e, finalmente, do meu jeito. Depois da reforma eu fiquei muito mais cuidadosa, principalmente com a minha cozinha. Morro de ciúmes do meu piso novo, dos meus utensílios e de todo o conjunto lindo e limpo. Agora, toda vez que eu faço uma comida, já imediatamente lavo as louças e limpo tudinho. O que não foi difícil de fazer depois de preparar esse bolo: o gosto delicioso dos cookies combinado com a praticidade de um bolo. Muito prático, super rápido de fazer e ainda delicioso. Ótimo para visitinhas em casa, rendem para um batalhão!


Bolo-Cookie com Gotas de Chocolate
copiado da Pat

Ingredientes:

2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
2/3 xícara (133g) de açúcar granulado
¾ xícara (131g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (340g) de gotas de chocolate meio-amargo
1 xícara (115g) de pecãs, picadas

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de 32x22cm, forre com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel alumínio também.
Na tigela grande da batedeira, misture a farinha, os açúcares, o sal, a canela e o bicarbonato de sódio e, usando o batedor em formato de pá, misture em velocidade baixa até combiná-los bem. Junte a manteiga e continue a misturar em velocidade baixa, somente até que gruminhos pequenos e úmidos se formem, cerca de 1 minuto – a mistura vai parecer cobertura streusel, aquela farofinha que vai sobre alguns bolos e cucas. Junte o ovo e a baunilha e bata em velocidade baixa somente até a mistura se tornar uma massa coesa. Aumente para a velocidade média enquanto adiciona as gotas de chocolate e as pecãs, 22-30 segundos. Espalhe colheradas de massa na forma preparada e espalhe com uma espátula de silicone. Cubra toda a massa com um pedaço de filme plástico e alise com as mãos, distribuindo a massa por todos os cantinhos da forma.  Asse até que o bolo doure e pareça mais sólido do que macio quando pressionado no centro, 37-40 minutos – não asse demais, pois o bolo vai firmar enquanto esfria. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Com jeitinho, usando as alças de papel alumínio como auxílio, solte o bolo das laterais da fora. Inverta-o sobre a gradinha e remova todo o papel alumínio. Inverta-o novamente sobre uma tábua e corte em quadradinhos ou barrinhas para servir.


- Mudei algumas coisinhas: não tinha pecãs, usei nozes normais. Ao invés do papel alumínio, usei uma folha de papel manteiga, e não untei. O meu bolo ficou mais ou menos 30 minutos no forno.

sábado, 4 de agosto de 2012

Salada Mediterrânea


Tá, se é mediterrânea ou não eu realmente não sei. Mas que os ingredientes remetem muito às receitas que dizem ser típicas da Grécia e daquela região, ah isso sim! Saladinha delícia e refrescante, perfeita para um acompanhamento de uma carne, frango, peixe, torta, enfim. E hoje nem tem receita: um punhado de tomatinho cereja, algumas fatias de cebola roxa, rodelas de pepino, quejo branco em cubinhos e azeitonas pretas. Para acompanhar, um azeite aromatizado com tomilho e alho. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Creme de Espinafre


Esse creme, pra mim, tem gostinho da minha casa quando eu era pequena. O hábito era jantarmos, todos os dias, o mesmo do almoço. Alugns dias, no entanto, tínhamos esse creme para o jantar. Pelo que eu consigo me lembrar, era a única sopa que comíamos bem mesmo, eu adorava! Ao contrário da bebida aqui embaixo, é perfeito para quem gosta de se aquecer no friozinho do inverno!

Creme de Espinafre

Ingredientes:

150g de espinafre - folhas e talos
1 e 1/2 xíc. de leite morno
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola pequena ralada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o espinafre em água e sal, escorra e reserve. Faça um molho bechamel: refogue a cebola na manteiga até que a cebola fique transparente. Junte a farinha e vá adicionando o leite, mexendo sempre para não empelotar. Junte o espinafre e deixe cozinhar por uns 5 minutos, ou até que engrosse. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. Tempere com o sal e a pimenta. Se necessário, adicione mais leite.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Spritzer de Limão Siciliano


Aqui em casa não somos muito de sentir o clima. No meio do inverno é a época que nos entupimos de sorvete e outras guloseimas super geladas. Já o calor sempre vem acompanhado de sopas e risotos. E com essa bebida foi assim mesmo: limão siciliano e água com gás dando sopa, uma ótima pedida para uma bebida super gelada no meio da noite! Fiz duas porções, mas o Marcelo quis tomar a minha sozinho! :D

Spritzer de Limão Siciliano

Ingredientes:

Suco e raspas de 2 limões
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de Club Soda (ou água com gás)
Gelo

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, em fogo baixo, misture o suco de limão, as raspas e o açúcar, até que fique uma mistura homogênea e o açúcar dissolva completamente. Reserve. Coloque gelo até a metade em um copo. Coe o xarope de limão e divida a quantidade para 2 copos. Complete com a água com gás. e sirva com fatias de limão.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Crepe de Banana com Queijo


Todo sábado é a mesma coisa: acordo cedinho e vou à feira fazer as compras da semana. Sempre muito orgânico e frutas e verduras hiper frescas. E toda semana também compro as mesmas coisas. Entre elas muita banana, aqui em casa todo mundo gosta, além de ser uma fruta muito versátil na cozinha. Ontem me bateu um desejo de comer crepes de banana com queijo, uma imitação de um crepe que existia em uma lanchonete muito xexelenta que tinha do lado da minha casa quando eu era criança. Cheguei em casa do trabalho, catei uma receita de crepe em um dos meus livros e fui pra cozinha. E o resultado foi esse crepe delicioso, comemos todos os 9 até a hora do jantar!

Crepe de Banana com Queijo
Receita adaptada do Grande Livro de Receitas de Claudia 

Ingredientes:

2 ovos
1/2 xíc. + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 xíc. de açúcar
1 xíc. de leite
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
5 bananas
9 fatias de queijo mussarela
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo: 

Crepes: No liquidificador, bata todos os ingredientes em velocidade lenta, só para misturar. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Em uma frigideira untada, coloque 1/2 concha de massa, espalhe-a por igual e frite por 1 minuto, até o crepe secar e escurecer um pouco. Repita até terminar a massa.

Montagem: Recheie a metade do crepe, com a banana fatiada e uma fatia de queijo. Salpique açúcar e canela. Leve ao fogo baixo, tampado, para que o queijo derreta.

PS: Apesar dessa massa ser um pouco temperamental, é excelente para crepes. Unte bem sua frigideira para que ela não grude.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Confit de Tomatinho


Certa vez, não muito tempo atrás, tentei fazer uma fornada de tomate seco. Claro que não deu certo. Usei um método de fazer no forno, que demorava horas para ficar pronto. O problema não foi bem o gosto do tomate, que ficou até parecido com aqueles que compramos prontos. O problema foi a textura, meio borrachuda, parecia só a casca do tomate, sem nenhuma umidade. Esqueci do assunto. Essa semana, no entanto, com um carregamento de tomate tipo sweet grape orgânicos que comprei, fui atrás de uma receita na qual pudesse usá-los. Logo de primeira encontrei uma receita no blog da Andrea, que eu adoro! E qual não foi a minha supresa ao constatar que aquele mínimo de trabalho me rendeu uma tigelinha com os mais deliciosos tomatinhos idênticos ao tomate seco que compramos no mercado. Mas ah, se eu soubesse, já tinha feito há muito tempo!

Confit de Tomatinho
adaptado daqui

Ingredientes:

500 g de tomate sweet grape
1 ramo grande de tomilho
2 dentes de alho inteiros e sem casca cortados ao meio
1/2 de xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio e disponha-os em uma assadeira deixando a parte cortada para cima. Polvilhe-os com um pouco de sal, junte as ervas e os dentes de alho. Regue com azeite. Leve-os ao forno baixo por aproximadamente 40 minutos ou até que os tomatinhos estejam bem cozidos, mas sem desmanchar. Armazene-os em geladeira.