sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Abobrinha Recheada


Essa receita é simples demais! Fiz em um desses almoços de correria durante a semana. Como não queria colocar carne, optei por um recheio de ricota, cebolinha, alho e creme de ricota, uma combinação simples mas super saborosa, o alho e a cebolinha dão um toque muito especial. Meu marido gostou tanto que comeu 3 no almoço e pediu pra eu fazer mais pro jantar!

Abobrinha Recheada

Ingredientes:

2 abobrinhas médias
100g de ricota
1 colher (sopa) de creme de ricota
1 dente de alho espremido
Cebolinha picada a gosto
Sal e pimenta
Molho de tomate (faço esse)
Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Lave as abobrinhas e corte-as no sentido do comprimento, tirando as pontas. Com uma colher, retire delicadamente as sementes. Reserve. Prepare um creme misturando a ricota, o creme de ricota, o alho, a cebolinha, o sal e a pimenta. Recheie as abobrinhas com o creme e forre o fundo de uma assadeira com o molho de tomate. Arrume as abobrinhas recheadas na assadeira e cubra com uma porção generosa de queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos, ou até gratinar o queijo.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Salmão Assado com Limão e Alecrim


Nem eu nem meu marido somos fãs incondicionais de alecrim. Tem alguma coisinha nessa erva que não nos apegamos, como aconteceu com o delicioso e agora inseparável tomilho. Na minha hortinha da janela tenho um pé de alecrim que é enorme. Tem o de tomilho, que não cresceu, e o de alecrim, que está quase virando uma árvore. Resolvi pegar um galhinho dele e colocar hoje no peixe, junto com um limão siciliano que comprei naqueles siricuticos que dão na gente, mas que até agora não tinha usado. O resultado foi esse peixe macio e saboroso, com o gostinho do limão e o aroma do alecrim que, por incrível que pareça, agradou a todos. E é daquelas receitinhas pá-pum, coloca na travessa, vai ao forno e pronto!

Salmão Assado com Limão e Alecrim
adaptada daqui

Ingredientes:

500g de salmão fresco, sem pele
Suco de 1 limão
2 limões sicilianos
4 raminhos de alecrim
Azeite para regar
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Lave o peixe com o suco de limão e tempere com o sal. Regue uma travessa, forrada com papel alumínio, com azeite de oliva, e disponha o filé na travessa (o meu eu cortei em 4 porções individuais). Arrume as fatias de limão por cima do peixe, coloque os raminhos de alecrim, regue com mais azeite, cubra com o papel alumínio e leve ao forno alto por 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar mais 10 minutos. Servi em uma cama de espinafres refogados no azeite e no alho.

PS: Da próxima vez, vou experimentar colocar uma colher de mel em cada porção, por cima das fatias de limão.


Update: Agora sim, com a fonte!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mousse de Chocolate


Eu sei, outra mousse. Mas essa realmente me surpreendeu, tanto pelo sabor quanto pela rapidez da preparação. No final de semana passado, recebemos minha querida amiga Tamy e seu respectivo marido para um jantar. A Tamy ficou responsável pela sobremesa e trouxe o creme de leite, o chocolate e uma caixinha de morangos. Qual não foi a minha surpresa da praticidade - e delícia dessa mousse. Adorei, e já anotei para fazer mais vezes!

Mousse de Chocolate

Ingredientes:

350g de creme de leite fresco
350g de chocolate - usamos um blend de ao leite com meio amargo
1 caixa de morangos cortados

Modo de Preparo:

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria e misture, delicadamente, com o creme de leite batido. Monte, nas tacinhas, uma camada de morangos e uma camada da mousse. Assei uns cookies para enfeitar. Bom demais!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cappelletti in Brodo


Vou ter que revelar um segredo pra vocês: esse foi o primeiro caldo caseiro que preparei. A partir de agora vou pensar muito bem antes de comprar aqueles cubinhos. Ainda mais porque, depois do trabalho nulo de preparar esse caldo super saboroso e sem aquela tonelada de sal, vimos que versão caseira é infinitamente melhor do que a industrializada. Infinitamente. Mas, como nem tudo é perfeito, os cappellettis foram comprados no supermercado. Mas eles não perdem por esperar a minha versão feita em casa!

Cappelletti in Brodo

Ingredientes:

1 pacote de capelletti (usei de frango)
1,5 litro de água
1 peito de frango, lavado com limão, sem pele nem ossos
1 cenoura
1 cebola
3 dentes de alho
2 talos de salsão
Ervas variadas - usei tomilho, manjericão, sálvia e cebolinha
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de páprica picante

Modo de Preparo:

Coloque a água para ir esquentando na panela. Corte, em pedaços grandes, a cenoura, o salsão e a cebola e descasque os dentes de alho. Junte todos os ingredientes na panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 1 hora. Coe o caldo e volte à panela, agora adicionando o cappelletti. Deixe cozinhar até que a massa fique al dente (aproximadamente 15 minutos) e sirva.

domingo, 25 de setembro de 2011

Couve-Flor Gratinada


Receitinha super básica para acompanhar uma carne no jantar. É aquele tipo de comidinha que pode ser feito em cima da hora, rapidinho de fazer. E dá uma outra cara para a couve-flor!

Couve-Flor Gratinada

Ingredientes:

Meio buquê de couve-flor
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 xícaras de leite morno
Sal e pimenta a gosto
Parmesão para gratinar

Modo de Preparo:
Separe os buquês de couve-flor, lave bem e cozinhe em água salgada até que fique al dente. Prepare o bechamel: Refogue a cebola na manteiga. Quando a cebola ficar transparente, adicione a farinha. Mexa bem e junte o leite. Mexa com um fouet para evitar de empelotar. Abaixe o fogo e deixe ferver até que o molho engrosse. Tempere a gosto com sal e pimenta. Disponha a couve-flor em uma travessa e cubra com o molho. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno alto para gratinar. Eu ainda polvilhei tomilho fresco.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Panquecas Vegetarianas


Desde que nos mudamos para essa casa maior passamos a contar com uma ajudinha extra que se tornou indispensável pra mim: a nossa secretária do lar. Quem me conhece há mais tempo sabe que eu era a mais fervorosa defensora do 'faça você mesmo', não deixava ninguém entrar na minha cozinha, limpar minha casa, passar minhas roupas, enfim, eu mesma era a própria doméstica. Mas aí comecei a trabalhar, o tempo começou a apertar, as roupas começaram a se acumular e eu decidi contratar alguém. Aí que achei uma pessoa ótima, que, de cara pegou minhas manias e faz tudo do jeitinho que eu gosto. Mas, como nem tudo é perfeito, ela ficou grávida no começo do ano. E trabalhou até a neném nascer. Semana passada. Desde então estou tendo que me virar para limpar, lavar, passar, e, principalmente, fazer o almoço. Me organizei e decidi: congelar o feijão, fazer arroz para a semana inteira e deixar pronto, de véspera, as verduras limpas e cortadas para o almoço do dia seguinte. E nessa correria bolei as panquecas para a segunda-feira: fiz a massa no domingo de noite, fiz as panquecas, lavei o espinafre e deixei tudo prontinho para montar na segunda. E assim vamos seguindo, na correria mas muito felizes de almoçar todos os dias em casa uma comida quentinha.

Panquecas Vegetarianas:

Para as panquecas:

1 e 1/2 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de queijo ralado
Sal

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira ou panquequeira com óleo e, com a ajuda de uma concha, coloque a massa distribuída uniformemente na frigideira. Vire a panqueca e reserve.

Para o recheio:

Milho verde e requeijão - Usei meia lata de milho verde e 1/2 copo de requeijão. Misturei e recheei metade das panquecas.
Ricota com Espinafre - Usei meio maço de espinafre e 1/4 de uma ricota. Refoguei o espinafre até ficar macio e misturei com a ricota, já desmanchada e temperada com sal e pimenta. Acrescentei, também, uma colher de requeijão para deixar o recheio mais macio.
Para o molho, usei a mesma receita desse.

domingo, 18 de setembro de 2011

Tiramisú


Fiz esse tiramisú a pedido do meu cunhado, que passou 2 meses na Itália e já voltou morrendo de saudade da sobremesa. Na verdade eu não sou a maior fã de tiramisú, talvez por causa do café, enfim, certamente se fosse com chocolate eu ia adorar! Mas o importante é que ele gostou! Falou, inclusive, que ficou bem parecido com o que ele comeu na Europa!

Tiramisú
do livro Cook: Step by Step

Ingredientes:

Para o creme de mascarpone:

6 gemas
60g de açúcar de confeiteiro
500g de queijo mascarpone
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para umedecer o biscoito:

150 ml de café espresso
4 colheres (sopa) de licor de café
4 colheres (sopa) de whisky
1 pacote de biscoito champagne
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de café em pó instantâneo
Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, bata as gemas de ovo com o açúcar. Encaixe a tigela em uma panela com água quente, sem que o fundo da tigela entre em contato com a água. Bata até que a mistura cresça e tome uma tonalidade clara, por volta de 5 minutos. Retire a tigela do calor e continue batendo por mais 2 minutos, ou até que fique morna. Em uma outra tigela, misture o mascarpone e a baunilha, mexendo com uma espátula até ficar cremoso. Junte o queijo à mistura das gemas com o açúcar e misture até que fique bem incorporado. Para umedecer os biscoitos: Em uma tigela rasa, junte o café, o licor e o whisky. Molhe os biscoitos e vá montando o tiramisú, fazendo camadas de biscoito, creme e salpicando o café em pó e o cacau por cima de cada camada. Termine com uma camada do creme e decore com mais uma camada de cacau, café e açúcar.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conchiglione com Recheio de Ricota e Milho


Sempre que via essa linda massa ficava pensando em vários tipos de recheios e molhos que podia usar com ela. Com uma ressalva: nunca tinha visto uma caixinha dela pra vender. Mas isso mudou. Semana passada, enquanto comprava o que faltava para a minha festa, fui surpreendida por uma caixa dessa belezinha. Não demorou pra eu fazer - no mesmo dia que comprei - essa massa que tinha visto, de relance, no blog da Karen. E foi tiro certeiro. Os meninos adoraram, e meu marido comeu até o que não cabia mais. Agora, com a metade do pacote sobrando, estou matutando outro ingrediente para rechear essa massa tão charmosa.

Conchiglione com Recheio de Ricota e Milho
adaptada daqui

Ingredientes:

250g de conchiglione
Sal

Recheio:

1 lata de milho verde no vapor
1/2 ricota
2 colheres (sopa) de requeijão
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola picada
Sal e pimenta a gosto

Molho de Tomate:

1 lata de tomate pelado
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de manteiga
Tomilho a gosto
1 colher (café) de açúcar
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa em água salgada até que fique al dente (aqui levou 12 minutos). Escorra e reserve. Prepare o recheio: Em uma panela, refogue a cebola na manteiga. Junte o milho e a ricota esfarelada. Mexa bem e acerte o sal. Junte o requeijão, mexa e desligue o forno. Para o molho: Refogue o alho e a cebola na manteiga. Junte a lata de tomate sem pele e, com uma espátula, vá amassando os tomates até que o molho fique grossinho. Junte as folhinhas de tomilho, acerte o sal e acrescente o açúcar para quebrar a acidez do molho. A montagem é simples: pegue uma colher do recheio e preencha o conchiglione. Faça uma cama de molho e coloque a massa por cima, regando, no final, com mais molho se necessário. Polvilhe parmesão ralado e leve ao forno alto para gratinar.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uma Festinha de Aniversário


Sexta-feira passada foi meu aniversário. E, para comemorar, fiz tudo o que tinha direito: ganhei presente do Bernardo e dos pimpolhos, almocei com meus pais, e, para terminar o dia, fiz uma reuniãozinha para a família aqui em casa. Fiz um bolo, cookies, pão de queijo, cachorro-quente, quiche da vovó, salgadinho, enfim. Parecia até festinha de criança! Como as receitas já estão todas disponíveis no blog, vou só linkar mesmo. 


Para o bolo, usei essa receita da Marly, fazendo os dois bolos de chocolate. Recheei com uma lata de doce de leite e 15 pés-de-moleque grosseiramente triturados (no meu caso, martelados!). Cobri com uma camada de chantilly e usei pasta americana para fazer a modelagem.

Para o suspiro, usei essa receita e adicionei uma colher (café) de corante rosa em pó.


Para as tortinhas de limão, triturei meio pacote de biscoito de leite e mel e prensei nos copinhos. Cobri com o recheio dessa torta.


Os docinhos, fiz duas receitas básicas de brigadeiro e uma de brigadeiro branco. Alguns copinhos tinham só o preto e alguns o docinho branco embaixo e o preto em cima.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mini Cupcakes de Chocolate com Marshmallow


Hoje não tem receita, só uma dica de como servir lindos mini cupcakes. Esses eu fiz no mesmo dia da focaccia aqui embaixo. A receita que eu usei é a mesma desse bolo aqui e, para cobrir os bolinhos, usei aquela mistura pronta de marshmallow que é só bater. Para enfeitar, confeitos metalizados. Os meninos, que não deram muita bola no dia que fiz, devoraram os 10 que sobraram na outra tarde em um piscar de olhos!

PS: Usei meia receita e tive um rendimento de 36 mini cupcakes.

PS2: Encontrei na internet esses wrappers, no site www.icedjems.com.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Focaccia Super Fácil


Que eu sou fã de uma receita rápida e fácil vocês estão carecas de saber. Mas o que vocês não sabem é como essa focaccia é gostosa e versátil. Fiz a massa no dia que a Tamy veio passar a tarde com a gente e modelei a focaccia. Em pouquíssimo tempo tínhamos nosso lanche pronto. O restante da massa deixei na geladeira, e, quatro dias depois, foi transformado em duas pizzas deliciosas! A receita da massa peguei lá do blog da Cris, recheado de coisa boa!

Focaccia

Ingredientes:

1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte natural
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

Modo de Preparo:

1. Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.
2. Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.
Para montar a focaccia: Unte uma forma retangular com manteiga ou óleo e fubá (ou farinha de milho fina tipo milharina, polentina etc). Separe metade da massa e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com +-1,5 cm de altura. Transfira para a forma untada.
Com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal. Espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a  230°C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.