domingo, 17 de janeiro de 2010

Bolo do Marcelo



Antes de ontem foi o aniversário do meu príncipe mais novo, o Marcelo. Ele agora anda vidrado no tema dos Carros. Não é muito falador, mas o 'carro' é uma palavra repetida diariamente. Queria fazer, eu  mesma, um bolinho para ele. Quer dizer, eu mesma não, eu e meu marido, o confeiteiro jeitoso profissional aqui em casa! Não fizemos festa nem nada - meus pais e meus sogros estão viajando - portanto fizemos só o bolo e umas coisinhas aqui para meus avós e meu cunhado, só mesmo pra data não passar em branco. A receita do bolo peguei do blog da queridíssima Marly, cheio de gostosuras! A foto não ficou assim, uma maravilha, mas dá pra ter uma ideia do que fizemos. E foi assim que comemoramos os 2 anos do nosso pequeno!!



Bolo de Festa

Massa

Ingredientes:

6 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo com fermento (se usar farinha sem fermento, acrescente à receita 1 colher de sopa de fermento em pó)
200 ml de água
100 ml de óleo

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar e bata até ficar um creme fofo. Ferva a água com o óleo, despeje-os ainda ferventes sobre a mistura e bata rapidamente (bati 5 segundos). Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo mexendo delicadamente com um batedor de mão (fouet). Asse em forma untada e enfarinhada e em forno médio, até que passe no teste do palito.

*Como eu usei duas fôrmas de  20 cm de diâmetro, fiz uma receita dessa inteira e dividi na metade, colocando meia xícara de chocolate em pó em um dos bolos.

Montagem:

Para o recheio, usei moça fiesta (estava com medo de errar o ponto do brigadeiro) de brigadeiro e de beijinho. Com o bolo já pronto, cobrimos com uma camada de chantili para nivelar e levamos ao freezer enquanto abríamos a pasta americana. Meu marido fez então a pista, a bandeira e a cobertura vermelha, depois colocamos um carrinho de verdade para ficar mais bonito!!!

PS: Tivemos um problema com o glacê real na hora de fazer a grama, ficaram algumas pelotinhas do açúcar de confeiteiro que acabaram furando o bico do saquinho com um furo mais grosso! Aí ficou um poudo diferente do que queríamos!

12 comentários:

Renata disse...

Re que bolo mais lindo! nao acredito que foi mesmo vcs que fizeram, esta profissional!!!
Meus votos de felicidades pro pequeno aniversariante!

Marly disse...

Oh, my goodness!
Quando vi a foto do bolo, já esperava ler algo como "encomendamos" (desculpe!), aí vejo que foram vocês mesmos que o fizeram?! Mas... ficou espetacular!!
Não resta nenhuma dúvida sobre a habilidade dos dois, parabéns! E parabéns e muitos carinhos ao Marcelinho.
E quanto à massa, gostaram? O segredo dessa massa é fazer com que ela seja mais ou menos "cozida" pelo leite com o óleo quente (tendo o cuidado de, antes do leite/óleo, não mexer muito a mistura de ovos, para que eles garantam a fofura). Mas, realmente, é o leite/óleo quente que fazem com que o bolo fique fofo e simultaneamente firme, sem baixar, nem reduzir depois que sai do forno (que é um problema comum nos bolos caseiros muito fofos ou tipo pão-de-ló, de massa fria).

Beijinhos e felicidades aos pais e ao aniversariante!

Ah, na próxima vez que vocês forem fazer o glacê real, façam como as confeiteiras profissionais: Peneirem o açúcar de confeiteiro antes de adiciná-lo às claras (elas fazem isso duas vezes!). Porém, se você não tivesse falado, eu jamais diria que tiveram problemas com o glacê!

manjericota disse...

Tati linda!

Depois quero umas dicas suas. Em Março minha pequena faz niver e quero fazer um bolo lindo para ela. Esse teu ta maravilhosooo..

Bjo grande,
dani

Gi disse...

Amei! Mil parabéns para o super-tecnológico-automobilístico-fofildo que nunca vem no meu colo (só veio uma vez mas pq não prestou atenção que eu não era a mamãe) do meu coração! Estou aqui pesquisando para fazer o bolo da pequena aqui de casa... tô achando que vou encomendar! kkkkkkkkkkkkk! Estou naquela dos livros que vc sabe, mas com a cabeça nos bolos, confeitos...

Patricia Scarpin disse...

Quanto capricho, Renata! O bolo está magnífico!

tatiane disse...

Ficou lindo, Renata! Parabéns pelo trabalho, e parabéns pelo aniversário do Marcelo, imagino que ele deve ter amado quando viu o bolo!
beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Parabéns para teu filhinho e para os pais prendados que fizeram esse bolo lindo! Adorei.
Bjim
Léia

Mulher na Polícia disse...

Família que vai pra cozinha unida...

Muitas felicidades para o pequeno príncipe.

Tinha que ser principe... filho da raínha do lar e do rei da confeitaria.

Não duvido que esse menino decore o bolo do próprio aniversário no ano que vem.

rs rs rs

Parabéns à família.

angela disse...

parabens para a família, ficou divino,beijo no filhote!

Maíra Bezzi disse...

Amiga, que gracinha de bolo!... Coisa de profissional, hein? Lindo e deve ter ficado bem bom!
Obrigada pelo número da Dra Dulce. Mas não estou conseguindo falar... ela deve estar de férias ou algo assim. Biel ficou esquisito, mas agora está melhor. Ele também adora carros e carrinhos! e o filme tmbm, assiste um pouco e fica falando: Cacthau!!!!! Fofo...
Nina outro dia lembrou do Bruno e disse que queira ir à sua casa e eu disse que era pra vc vir aqui.... hahaha! Que tal semana que vem?
bj grande

Aqui na Cozinha disse...

Renata vc é uma artista, que bolo lindo.
Beijos
Patty Martins

Anônimo disse...

Nossa... Tô passada! O bolo ficou lindo, Renata! Parabéns mesmo! Parece pastar americana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...