quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pão de Queijo


Já faz bastante tempo que eu comecei a fazer pão de queijo em casa. O Marcelo gosta bastante, e eu gosto de fazer, afinal sei exatamente de onde vem tudo o que vai no pãozinho feito aqui em casa. Mas o que aconteceu essa semana foi diferente. Sempre uso uma receita específica, retirada aqui da internet mesmo, que usa polvilho doce. Sem querer, comprei no mercado o polvilho azedo. Não fosse a embalagem, nunca ia saber uma receita de pão de queijo usando esse polvilho. Então fomos eu e Marcelo ontem para a cozinha preparar o pão de queijo dele. O resultado? Milhões de vezes mais gostoso e mais leve do que o pão feito com o polvilho doce. Vai entender!

Pão de Queijo (Com Polvilho Azedo)

Ingredientes:

500g de polvilho azedo
1 e 1/2 xíc. de leite
1 xíc. de óleo (usei um pouco menos)
4 ovos levemente batidos
300g de queijo minas meia-cura ralado (sempre uso o minas padrão, acho o gosto do meia-cura muito forte)
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Coloque o polvilho em uma bacia grande. Leve à fervura o leite, o óleo e o sal. Assim que levantar fervura, despeje a mistura sobre o polvilho. Misture bem com uma colher de pau e deixe descansar por 20  minutos (pulei essa parte!). Acrescente, sempre mexendo, os ovos e, por último o queijo. A minha massa ficou muito mole, por isso levei à geladeira antes de moldar os pães. Após enrolá-los, leve ao forno médio por 20 minutos, ou até que comecem a dourar.

Eu fiz todo o processo de sova na batedeira. Moldei os pãezinhos, congelei e só depois assei. Essa receita me rendeu quase 70 pães pequenos.

A receita não está super bem escrita porque meu digníssimo marido jogou fora o pacotinho!! =(

12 comentários:

Amanda disse...

Hummm quero fazer isso tbm :)
Adorei seu blog, ta lindo!
Serei frequentadora de agora em diante :)

Beijos!

Fabiana disse...

Renata,
Também aconteceu comigo, comprei o azedo ao invés do doce..kkkkk
mas no meu caso, foi na dúvida...
porque lembrava que a receita ía polvilho, mas não lembrava qual era.
Mas a minha sorte é que encontrei várias receitas que podiam usar qualquer uma delas, mas não sabia da diferença que vc citou.
beijos

Quéroul disse...

eu quero fazer esse pão de queijo que tem a parte líquida quente, mas nunca fiz... dizem que ele fica bem mais macio e puxa por dentro, com a casquinha durinha.

e tem lá as diferenças sim do polvilho doce e azedo - alguma coisa da fermentação ou congênere. tem explicação, e tem diferença no uso. mas eu esqueci. :P

pãezinhos lindos. adoro pão de queijo.
=***

Fernanda Giuliani disse...

Re querida, eu sou uma vergonha sabia! rsrs Nunca fiz pão de queijo em casa (minto- uma vez comprei uma "mistura"de pão de queijo..kkkk) Adorei sua receita!
Bjs Fe

Tamy disse...

Oi Rê, adoro pão de queijo, mas ainda não me animei de fazer em casa, tenho medo de não dá certo! Tbm estou com saudades, estou doida para ir ao café Suplicy, mas ainda não arrumei companhia... topas? beijos

Rachel disse...

Olá Renata, vim agradecer a visita e logo de cara encontro essa tortura de pãezinhos de queijo, babei.
Gostei muito de suas receitas e até copiei duas, quando fizer te conto, ok?!
Seja sempre muito bem vinda!
Bjuss!!!

Figos & Funghis disse...

Rê, adorei seus pãezinhos de queijo! Minha mãe faz muito na casa dela, mas eu nunca fiz pãezinhos de queijo caseiros. Acho que vou tomar coragem e testar os seus para o final de semana. Delícia viu!
Beijos,
Fabi

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Que sintonia a nossa!
Pão de queijo e biscoito de queijo são as minhas paixões. O duro é encontrar o polvilho aqui. So' acho quando vou a Roma ou a Milão, pois na minha cidade não tem loja de produtos importados!
A tua foto ficou linda.
Bjim
Léia

Téia disse...

Rê, estamos sumidas mesmo, que coisa...Olha, suas receitas estão ótimas as fotos lindas, parabéns. Acredita que nunca fiz pão de queijo,você me inspirou, hum...adoro comê-los. Suma não. Bj grande. Téia.

Andréa Potsch disse...

Pão de queijo é tudo de muito bom!! Ano passado testei uma dúzia de receitas, mas ainda não publiquei nenhuma! hihihi O seu está lindinho!
bjs

Renata disse...

Oba, Amanda! Tô sempre antenada nas suas receitas tb!
Beijão!

Fabi, eu tentei achar receitas, mas confesso que fui logo na do pacotinho! Mas eu achei esse bem melhor!
Beijo!

Quéroul, é super simples de fazer! Beijão!

Fê, hehehe, toma vergonha! Que massa pronta o que, menina!
Beijos!

Tamy querida, é só combinar! Me manda um mail?
Beijo!

Rachel, conta sim, viu?!
Beijão!

Fabi, testa sim e depois me conta!
Beijão!

Léia, sintonia total mesmo!
Beijos!

Téia, obrigada querida! Vc tb vê se aparece!
Beijos!

Andréa, ah não!!!! Essa fila de receitas tem q andar! Hehehehe!
Beijos!

Gina disse...

Renata,
Como pão de queijo com muita frequência. Sucesso total aqui em casa!
Bom final de semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...