quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cupcake Red Velvet com Cobertura de Cream Cheese


Não sou dessas que usa corante a dar com o pau. Na verdade tenho um pouco de medo de usá-lo, por achar que faz mal, mas acho que nem faz esse mal todo que eu acho. Aí que, como vocês sabem, um dia desses fiz um cupcake red velvet com beterraba, ao invés do corante. Mas achei que não tinha ficado verdadeiramente vermelho, só um pouco arroxicado. Tudo bem. Ano passado, quando estivemos em Londres, experimentei um cupcake da fashion Hummingbird Bakery. Escolhi um red velvet de verdade, já que eu só tinha comido aquele que eu mesma tinha feito. A realidade é que eu não gostei muito do bolinho. Apesar de lindo, achei muito doce, e com a cobertura muito amanteigada. Um pouco de coração partido. Essa semana decidi tentar a receita da famosa confeitaria em casa. E tenho que confessar que o resultado foi muito animador. Um bolinho extra macio, delicioso e com sabor de baunilha, e uma cobertura deliciosa do cream cheese com o açúcar, que combina perfeitamente com os bolinhos delicados. Com certeza ganhou meu coração e, mesmo com o corante - que, por sorte, usei pouquíssimo -, comi mais de 5 cupcakes sem culpa nenhuma!


Cupcake Red Velvet com Cobertura de Cream Cheese

Ingredientes:

60g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
150g de açúcar refinado
1 ovo
3 gotas de corante vermelho - uso o gel
20g de cacau em pó
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
120ml de buttermilk*
150g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 colher (chá) de vinagre branco

Cobertura:

300g de açúcar de confeiteiro, peneirado
50g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
125g de cream cheese, em temperatura ambiente

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Forre uma fôrma com capacidade para 12 cupcakes com fôrminhas de papel e reserve. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até que a mistura fique clara e fofa. Acrescente o ovo e bata novamente. Em outra tigela, misture o cacau, o corante e a baunilha, até que vire uma pasta grossa. Misture à manteiga para incorporar. Diminua a velocidade da batedeira e misture metade do buttermilk. Acrescente a metade da farinha, alternando com o buttermilk. Misture então o bicarbonato e o vinagre à massa. Preencha as fôrminhas com a massa - enchendo cerca de 3/4 da capacidade, e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito.
Enquanto isso, prepare a cobertura: Bata todos os ingredientes na batedeira, até obter uma cobertura cremosa, com o açúcar totalmente dissolvido. 
Montagem: Retire os cupcakes do forno e deixe-os esfriar. Com um saco de confeitar com o bico redondo, faça montinhos da cobertura nos cupcakes. Decore com farelos de cupcake.

*Para fazer 120ml de buttermilk, acrescente 1/2 colher (sopa) de vinagre branco a 120ml de leite integral e deixe descansar por 10 minutos. Utilize como pede a receita.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Renata!!
Nossa, amei demais a receita! Nunca comi um cupcake com cream cheese, mas eu acho que os ingredientes super combinaram =)
Também não gosto de usar corante na culinária, mas confesso que ficaram lindos, rsrsrs..
Bjss, Amanda

www.amorasdebatom.com

Anônimo disse...

Boa tarde, meninas, adorei o post, e os bolinhos devem ser maravilhosos...
Só para constar: não precisar ter medo não, o corante alimentício é feito à base de água, não tem cheiro e nem gosto... Sendo assim, à base de água não precisa preocupar....
Vou tentar fazer a receita... Beijos...
Andréa

Anônimo disse...

Oi Renata, fiz essa receita para experimentar e como não tinha o corante fiz sem. Ficou maravilhoso, muito fofo e úmido. Renata, vi que tem bastante tipos de corantes vermelho, qual vc usou?
O meu cupcake ficou bem escuro do chocolate, será q o corante vai predominar? O seu ficou com uma cor liiiinda!
Vc saberia me dizer com qtos dias de antecedência posso fazer o cupcake sem a cobertura sem q perca a textura? Abraço, Cintia

Renata disse...

Oi Cintia! Que bom que você gostou!

Bom, eu uso um corante cor "Red Red" da Wilton, mas já usei também um da Mix, um vermelho escuro - não lembro o nome. Uso sempre em gel, porque pega melhor e não afina a massa. A cor vermelha, além do corante, é oriunda da mistura do bicarbonato, vinagre e cacau, por isso ele deve pegar sim, mesmo você achando que tenha ficado muito escuro.

Eu costumo fazer os bolinhos no dia anterior, se feitos muito antes podem ressecar.

Beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...