quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bolo de Cenoura com Especiarias


Esqueça aquele bolinho simplório de cenoura com cobertura de chocolate. O lance agora é muito mais complexo. Fiz esse bolo pra comermos no café-da-manhã que fiz no dia dos pais e ele foi, sem dúvidas, uma das estrelas da mesa. É um bolo macio e molhadinho, cheio de especiarias, que me fez lembrar desse bolão delicioso. A cobertura cremosa e com um toque azedinho do cream cheese e da laranja combinou perfeitamente com esse bolo super aromático. Comi o último pedacinho que sobrou hoje, e posso dizer que ele ficou ainda mais delicioso com o passar dos dias!

Bolo de Cenoura com Especiarias
adaptado do Step by Step Baking

Ingredientes:

Massa

175g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de mixed spice
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
50g de nozes picadas
50g de passas brancas
100g de açúcar mascavo
150ml de óleo vegetal
2 ovos
75g de mel ou karo
125g de cenouras, raladas no ralo grosso
Raspas de 1 laranja

Cobertura

75g de açúcar de confeiteiro
100g de cream cheese, em temperatura ambiente
1-2 colheres (sopa) de suco de laranja
Raspas de 1 laranja, mais um pouco para a decoração

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma fôrma quadrada de 20cm com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, a canela, o mixed spice, o bicarbonato, o açúcar, as nozes e as passas. Em uma tigela separada, misture o óleo, os ovos e o mel. Incorpore a mistura líquida aos secos, misturando bem. Acrescente a cenoura e as raspas de laranja. Mexa bem e despeje a mistura na fôrma. Leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até que passe no teste do palito. Reserve.

Cobertura - Coloque os ingredientes na batedeira, exceto o suco de laranja. Bata bem e acrescente o suco de acordo com a necessidade, de forma que a cobertura fique firme. Espalhe sobre o bolo, corte-o em quadrados e enfeite com as raspas de laranja. Conservei em geladeira depois de pronto.

Um comentário:

Executiva de Panela disse...

Menina, que bolo é esse? Que original e lindo! Lendo os ingredientes, até se esquece que leva cenoura. E o aroma pela casa com as especiarias? Hmmmm... Até favoritei! Quero fazer! Beijos, Paula

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...