quinta-feira, 10 de março de 2011

Espaguete ao Limão, Parmesão e Manjericão

Dia desses estava com uns limões siciliano sobrando. Apertou na hora do jantar e eu resolvi procurar na internet alguma massa que usasse os lindos limõezinhos da minha fruteira. Acabei encontrando esse aqui da Rita Lobo, delícia! Os meninos adoraram - surpreendentemente - e o quase meio quilo de macarrão desapareceu todinho no jantar. Vale a pena! Só aconselho colocar bastaaaaaante manjericão, porque a combinação com o limão é fantástica!

Espaguete ao Limão, Parmesão e Manjericão

Ingredientes:

500 g de espaguete
Suco de 1/2 limão
Raspas de 1 limão
100 ml de creme de leite fresco
100 ml de azeite de oliva
150 g de queijo parmesão ralado
2 punhados de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente.Pra fazer um charme, polvilhei com pecorino.

10 comentários:

Lari/Jê disse...

Ver essa receita perto do almoço deu mais fome ainda!!! Imagino que tenha ficado mto saboroso esse macarrão...

Beijos
Lari

Figos & Funghis disse...

Ah, que delícia de massa Rê! E eu tentando entrar numa dieta...ai ai
Beijos,
Fabi

cucchiaiopieno.com.br disse...

Essa massa é do jeitinho que eu gosto! Hummmm...
Um abraço
Léia

Fabiana disse...

Re,
Adorei a receita.
Queria dar um tempo no molho de tomate das massas, e esse veio a calhar.
beijos

Quéroul disse...

afe, quero agora. mas vou esperar sábado, pra arrumar manjericão, que os limões estão ali, sentadinhos e lindos esperando pra virar uma delícia!

yey!

Saam! disse...

Nossa Re, que delícia! Ah que pena que já dei cabo aos meus lindos limõezinhos sicilianos =/ mas me deu uma baita vontade. E que bela combinação!
Ficou lindo, e nada surpreendente que tenha acabado rápido!

Beijos

Monica Uehara disse...

Hum, Renata! Que delícia! Adoro massa com limão. Aliás, acho o aroma do limão um dos melhores que existem. fiquei com vontade de provar!!

Renata disse...

Lari, perto do almoço é crueldade mesmo! Aproveita e faz!!!
Beijos!

Fabi, que dieta o quê menina! Essa massinha é 'light' =D
Beijos!

Léia, beijão!

Fabi, é bom mesmo às vezes dar uma variada!
Beijos!

Quéroul, oba!!! Essa tenho certeza que vc vai adorar!
Beijos!

Saam, tenho certeza que dá pra fazer com o limão taiti também!
Beijos!

Monica, eu também adoro tudo que tenha limão! E o siciliano ainda é mais aromático, eu amo!
Beijos!

Tamy disse...

Rê, que delicia... tenho que fazer um desses aqui em casa... hmmmm!!! bj

Gi disse...

Renata! Hoje meu bonito chega de viagem... tenta descobrir o que vou preparar para o jantar? Adorei! Sou fã, super fã de um limãozinho e hoje comprei manjericão fresquinho! Obrigada por essas receitas maravilhosas que você compartilha conosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...