quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ovos Beneditinos


Na verdade eu só fiz esses muffins pra testar essa receita de ovos beneditinos. A bem da verdade eu já fiz esses ovos uma vez, mas a foto - que eu mesma tive que tirar - ficou tão feia que eu nem cogitei publicar. Dessa vez preparei os ovos de manhã, no final de semana, especialmente para ter o trabalho do meu fotógrafo preferido. O ovo ficou perfeito, e o molho hollandaise, amanteigado e aerado completou o prato com o muffin torradinho na frigideira. Um início de dia ideal para o final de semana!


Ovos Beneditinos

Ingredientes:

Molho

100g de manteiga sem sal
1 gema
1/2 colher (sopa) de vinagre
Sal e pimenta a gosto

Montagem:

1 ovo pochê
1 fatia de peito de peru defumado ou bacon
Páprica para decorar

Modo de Preparo:

Molho - Leve ao micro-ondas uma tigelinha com a manteiga para derreter. Reserve. Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver. Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione 1 colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria.  Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida aos poucos, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho (precisa estar quente). Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver (para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho). Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Ovo Pochê: Leve uma frigideira alta com bastante água ao fogo médio, quando ferver, abaixe o fogo.  Recorte 1 quadrado de filme de 30 x 30 cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado para formar uma trouxinha.  Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares (isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito). Passados 3 minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água. Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer 30 segundos.


Montagem - Aqueça o muffin em uma frigideira com manteiga, coloque a fatia de peito de peru por cima, o ovo, o molho e a páprica.

Um comentário:

Dafne Augusto disse...

Tenho essa receita marcada num livrinho aqui em casa faz um tempão. Tenho certeza que irei gostar. A sua foto ficou muito apetitosa Renata, parabéns.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...