quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bolinhos de Chocolate


Não resisti quando vi essa fôrma charmosa de mini bundt cake pra vender. Já fiz algumas receitas nela e, ainda bem, todas saíram ilesas, sem grudar nem queimar. Estava procurando uma receita diferente para aplacar uma vontade insana de comer chocolate que me deu essa semana. Encontrei essa na internet, e, mais de 10 da noite, lá fui eu pra cozinha. O resultado foi esse bolinho macio e delicioso, ótimo quentinho, mas melhor ainda no café da manhã do dia seguinte! 

Bolinhos de Chocolate
adaptados daqui

Ingredientes:

105g de farinha de trigo
3/4 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
30g de cacau em pó
1/2 xíc. (chá) de half and half - usei creme de leite porque não tinha leite, mas o ideal seria 1/4 de xícara de leite e 1/4 de xícara de creme de leite
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
60g de chocolate meio amargo derretido
90g de manteiga, em temperatura ambiente
210g de açúcar - achei muito, usei só a metade
2 ovos

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal e o cacau em pó. Misture bem até que os ingredientes fiquem homogêneos. Reserve. Em outra tigela, coloque a mistura de leite e a essência de baunilha. Na tigela da batedeira, bata o açúcar com a manteiga por cerca de 5 minutos, ou até que vire uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente os ovos, um a um, raspando as beiradas da tigela após cada adição. Coloque o chocolate e continue batendo, em velocidade baixa, alternando a mistura líquida com a de farinhas. Bata rapidamente para incorporar após a última adição. Coloque a massa nas fôrminhas, untadas com óleo, até encher cerca de 3/4. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar. Retire, com cuidado e com o auxílio de uma colher, os bolinhos das fôrminhas. Sirva com chantilly e raspas de chocolate.

*Essa receita rendeu exatamente 12 bolinhos na minha assadeira.

Um comentário:

Dafne Augusto disse...

Eu gosto de bolos de chocolate assim. Mais simples sem mil coberturas e recheios.
Ficaram lindos.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...