domingo, 27 de abril de 2014

Bolo de Cenoura com Cobertura e Recheio de Cream Cheese


Lá nos Estados Unidos fomos a um famoso restaurante de frutos do mar. A comida estava uma delícia, especialmente os biscuits da entrada, uns pãezinhos deliciosos com queijo, que derretiam na boca. De sobremesa, pedi um bolo de cenoura, sem saber bem o porquê deles estarem ali naquele cardápio de sobremesa, já que aqui é mais conhecido como lanche. Na hora que provei a primeira garfada, entendi. O bolo era delicioso e cheio de especiarias, com uma cobertura cremosa divina. Muito, muito bom. Voltei pra casa e, folheando meu livro, encontrei uma foto exatamente igual a do bolo que eu comi lá. Reproduzi a receita e bingo! Era aquele mesmo bolo delicioso e rico que comi no restaurante! Delícia!

Bolo de Cenoura com Cobertura e Recheio de Cream Cheese
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

150g de nozes
450ml de óleo de girassol
6 ovos
2 colheres (chá) de essência de baunilha
450g de açúcar mascavo
350g de cenoura, raladas em ralo fino
150g de passas brancas
550g de farinha de trigo com fermento, peneirada*
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
Raspas de 1 laranja

Cobertura:

150g de manteiga, amolecida
150g de cream cheese
600g de açúcar de confeiteiro
Raspas de 1 laranja
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bolo - Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte e enfarinhe 2 fôrmas de 22cm de diâmetro e reserve. Coloque as nozes em uma assadeira e leve-as para assar por cerca de 5 minutos, até que fiquem levemente coradas. Retire-as do forno e reserve. Na tigela da batedeira, coloque o óleo, os ovos, a baunilha e o açúcar. Bata até que a mistura fique leve e clara. Aperte a cenoura ralada com as mãos, para retirar a água. Acrescente a cenoura à massa e misture bem. Adicione, então, as nozes picadas e as passas. Junte a farinha, o sal, as especiarias e as raspas de laranja. Misture somente até incorporar. Despeje a massa nas assadeiras untadas e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. O bolo estará pronto quando passar no teste do palito. Retire do forno e reserve até esfriar.

Cobertura - Bata todos os ingredientes na batedeira, até que a mistura fique clara e fofa. 

Montagem - Corte cada bolo ao meio e aplique o recheio nas camadas. Cubra o bolo com o glacê restante. Leve à geladeira para firmar.

*Farinha com Fermento - Adicione 2 colheres (chá) de fermento para cada 150g de farinha de trigo usada na receita. Dica daqui.

Um comentário:

D Augusto disse...

Eu MORRO de vontade de fazer (e comer) esse bolo. Ele fica lindo. O seu está super cara de capa de revista. Muito lindo Renata.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...