segunda-feira, 14 de abril de 2014

Doughnuts na Airfryer


Uma vez, há muitos anos, tentei fazer uma receita de doughnuts assados. Ainda não me dava tão bem com a panificação, e associei isso aos doughnuts solados e mal assados. Deixei aquilo de lado e comecei a fazê-los fritos mesmo, e outros pãezinhos doces e assados. Quando ganhei a máquina, decidi então procurar a receita de tudo o que era frito e eu adoro, o que inclui, no primeiro parágrafo, as rosquinhas. Achei uma receita deles assados e decidi fazê-los na airfryer. A surpresa ficou por conta do pãozinho macio e crescido que saiu dali, ainda mais gostoso quando coberto por uma camada generosa de açúcar com canela. Realmente de enlouquecer!

Doughnuts na Airfryer

Ingredientes:

400g de farinha de trigo
2/3 xíc. (chá) de leite integral morno
1 e 1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/3 xíc. (chá) de açúcar refinado
1 ovo médio, levemente batido
1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida
Sal

Para polvilhar:

3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xíc. (chá) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de canela em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, coloque 4 colheres (sopa) do leite e adicione o fermento. Deixe descansar por 5 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o açúcar e uma pitada de sal e, em uma tigela separada, a manteiga e o restante do leite. Misture bem, acrescente o ovo, a mistura de leite e manteiga e, por último, o fermento. Sove por cerca de 10 minutos, ou até que a massa comece a desgrudar da tigela - se ela continuar muito grudenta não tem problema. Depois de sovada, leve a massa para descansar em uma tigela untada com óleo por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e sove novamente até que ela fique homogênea. Abra em um retângulo com cerca de 1,5 cm de espessura e corte as rosquinhas - aqui em casa usei um cortador menor e um maior. Deixe as rosquinhas descansarem por cerca de 40 minutos em uma assadeira. Pré-aqueça o airfryer por 3 minutos a 160oC. Coloque as rosquinhas na bandeja da máquina - somente uma camada por vez - e asse por cinco minutos a 160oC. Depois disso, ajuste o tempo necessário, se achar que ainda está cru. Depois de pronta, pincele a manteiga na rosquinha e passe pela mistura de açúcar e canela. Sirva morno.

No forno: Asse as rosquinhas em forno pré-aquecido a 190oC por 8 minutos. Não asse demais, nesse caso não ficarão fofinhos por dentro. 

4 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Renata,...que deliciosa sugestão!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Gabriella Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriella Rodrigues disse...

O ovo entra em que momento da receita?

Renata disse...

Pronto, acabei de consertar, Gabriella!

Obrigada!

Beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...