segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolo de Doce de Leite



Antes de ontem foi aniversário do meu irmão mais novo. Aí eu perguntei pra ele se ele queria um bolo. Ele disse que queria, e que queria que eu usasse minha imaginação para fazer um bolo pra ele. Decidi usar mesmo a imaginação e inovar. Fiz um bolo com massa de doce de leite, recheio de doce de leite, chocolate ao leite e meio-amargo. Fiquei com muito medo do bolo ser muito doce, já que leva a quantidade normal de açúcar adicionada ao doce de leite. Mas, na verdade, o bolo ficou bem suave, nada doce em excesso. Posso dizer que foi bastante elogiado, e o visual do marshmallow queimado deu um toque todo especial. Bom, eu almocei o pedacinho que trouxe pra casa ontem, precisa dizer mais alguma coisa?! =D


Bolo de Doce de Leite
receita do bolo daqui

Ingredientes:

Bolo:

1 xícara de doce de leite
100ml de óleo 
160g de açúcar
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
160g de farinha de trigo
Uma pitada de sal

Recheios:

200g de creme de leite
170g de chocolate ao leite
170g de chocolate meio-amargo
1 xíc. (chá) de doce de leite

Marshmallow:

3 claras de ovo
3/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de cremor tártaro
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Bolo - Na batedeira, bata o doce de leite, o óleo e o açúcar até homogeneizar. Acrescente os ovos, batendo um a um. Peneire a farinha com o fermento e o sal sobre a mistura e deixe bater até misturar bem. Despeje a massa em duas fôrmas redondas, de 20 cm, untadas e enfarinhadas, e leve ao forno preaquecido a 180oC. Asse por cerca de 30 minutos em fogo médio, ou até o bolo passar no teste do palito. Depois de assar, deixe esfriar sobre uma grade e, depois de frio, desenforme.

Recheios - Derreta os chocolates no micro-ondas e misture, cada um, com 100g de creme de leite. Deixe-os na geladeira até que firmem, mas não endureçam, cerca de 20 minutos. Reserve.

Cobertura - Leve as claras, o açúcar e o cremor tártaro para aquecer em banho maria, mexendo sempre com um fouet. Assim que o açúcar dissolver e a mistura ficar aquecida, retire do fogo e leve à tigela da batedeira, batendo em velocidade baixa, aumentando gradativamente, até que o marshmallow forme picos firmes e brilhantes, o que deve levar aproximadamente 5 minutos. Junte a baunilha, bata para incorporar e reserve. 

Montagem - Corte os dois bolos ao meio e recheie a primeira camada com doce de leite, a segunda com chocolate meio-amargo e a terceira com chocolate ao leite. Deixe-o na geladeira para firmar e só então cubra-o com o marshmallow, passado rusticamente com uma espátula. Queime com o maçarico para o efeito tostado.

Um comentário:

Dafne Augusto disse...

Olá Renata

Eu adoro bolo recheado com doce de leite. Na massa eu ainda não experimentei, mas a julgar pelo visual deve ter ficado uma delicia.

beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...