terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Croque Monsieur, e, de Quebra, uma Ciabatta Maravilhosa


Um dia desses, mexericando no Pinterest, achei um pin de uma pessoa dando dicas para o café da manhã. Como agora sou uma pessoa que precisa alimentar 3 crianças nesse turno, fui ver as ideias da pessoa, que, na verdade, era um post do site da Martha Stewart. A única vez que tentei fazer croque monsieur foi um fiasco. O pão ficou super empapado, e, pra vocês verem como a situação foi feia, nem o Bernardo comeu (!) Aí desisti por algum tempo, até encontrar essa dita receita da Martha Stewart, que me levou a preparar, além do sanduíche, o próprio pão que o constitui. Acreditem em mim quando eu digo: essa ciabatta é deliciosa! Macia e aerada, não deixou devendo pra nenhuma padaria por aqui! E o croque, agora sim, uma coisa profissional! Não foi café da manhã, mas foi um jantar de domingo perfeito!


Ciabatta
do Step by Step Baking

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de azeite
450g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
350 ml de água

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, dissolva o fermento e acrescente o óleo. Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Despeje a água com fermento por cima da farinha, misturando bem. Retire a massa da tigela e coloque sobre uma bancada. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos. Ela deve ficar lisa e um pouco pegajosa. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com um plástico filme e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de volume. Após o descanso, vire a massa na bancada e sove-a para retirar o ar. Divida-a em duas e molde-a como uma ciabatta - formato clássico de chinelo. Cubra com um plástico filme e deixe descansar por mais 1 hora, ou até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno a 230oC. Retire o plástico filme de cima dos pães, borrife-os com água e leve-os ao forno por aproximadamente 30 minutos, borrifando-os a cada 10 minutos. Retire as ciabattas do forno e sirva em temperatura ambiente.

Croque Monsieur

Ingredientes:

1 e 1/4 xíc. de leite integral morno
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de folhas de tomilho
Sal e pimenta a gosto

1 ciabatta
2 colheres (sopa) de mostarda dijon
150g de presunto fatiado
1 e 1/2 xíc. de queijo gruyère ralado
1/2 xíc. de parmesão ralado

Modo de Preparo:

Prepare o bèchamel: Em uma panela, coloque a manteiga e a farinha de trigo, mexendo sempre. Acrescente o leite, misturando com um fouet, e abaixe o fogo até engrossar. Acrescente a metade das folhas de tomilho e tempere com o sal e a pimenta. Reserve.

Retire a casca superior do pão. Corte-o ao meio, longitudinalmente, como um sanduíche de metro. Passe a mostarda, a camada de queijo gruyère e o presunto. Feche o sanduíche e leve-o ao forno alto pré-aquecido até que o queijo tenha derretido e o pão esteja dourado. Retire do forno e despeje o molho bèchamel por cima do sanduíche. Adicione o queijo parmesão e leve ao grill para tostar - ou, como eu, leve ao forno elétrico na temperatura super alta. Enfeite com o restante do tomilho e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...