quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Risoto Milanês


Há muito tempo, pedi por telefone em um mercado um arroz pra risoto. Eis que chega na minha casa um arroz pra risoto milanês, que até então ignorei totalmente o que era e fiz uma receita qualquer - de funghi, eu acho. Depois, descobri que o risoto milanês á aquele que leva pistilos de açafrão, por isso aqueles fiapinhos dourados que foram veementemente desconsiderados na minha receita de risoto com o dito arroz. Acontece que bateu aquele curiosidade, misturada com a vontade irresistível de comer um risoto. O resultado foi esse risoto super perfumado, com essa cor linda, que acabou virando um arancini não menos delicioso no dia seguinte. Fala se risoto não é demais?

Risoto Milanês

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de caldo de galinha

2g de pistilos de açafrão
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz para risoto (arbório, carnaroli, etc)

4 colheres (sopa) de vinho branco seco
Sal a gosto

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça a água com o caldo de galinha e o açafrão. Esquente, em fogo médio, uma frigideira grande com a manteiga cuidando para não queimar e refogue a cebola por 3 minutos ou até murchar. Adicione o arroz e mexa por 3 minutos para todos os grãos incorporarem a manteiga. Acrescente o vinho, mexendo até evaporar. Despeje o caldo, aos poucos, aproximadamente 1/2 concha por vez, mexendo sem parar até o caldo secar ou até ficar al dente e cremoso. Polvilhe com o parmesão e sirva em seguida.

11 comentários:

Unknown disse...

Menina, isso tá chic hein?

Coisa mais linda!

Mesa pra gourmet nenhum botar defeito!

manjericota disse...

Res, achei um luxo esse risoto com pistilo. Arrasou!!!

Bjocas, Dani

Bruna Leite disse...

Renata, adoro risoto milanês e o seu está ótimo, adorei!! beijos e bom fim de semana

Sandra Reis disse...

Bom Re, aqui em casa rola risoto direto pq minha filhota chique não come arroz comum. Adoro risoto milanes, e vendo o seu me deu uma vontade quase incontrolável de comer um. Delícia!

Beijocas e bom finde

Renata disse...

Rê, obrigada querida! E vc anda muito sumida, viu?!
Beijo!

Dani, eu tb achei chiquérrimo!
Beijo!

Bruna, obrigada pelo carinho!
Beijo!

Sandra, mentira que sua filha não come arroz normal! Aqui em casa é justamente o contrário, os meninos não curtem muito risoto! :P Vai entender, né?!
Beijo!

Queila disse...

Oi,
há um tempo tenho acompanhado o seu blog e me deliciado virtualmente com os pratos deliciosos postados aqui.
Gostaria de fazer esta receita, mas só encontri açafrão em pó e não os pistilos. Será que fica muito diferente?

Um abraço,
Queila.

Luiza disse...

Aiii... espero que vc nao se aborreça com os meus comentarios ehehheeh.. Mas vivendo ha 10 anos em Milao, conheço bem algumas coisas... uma è o risotto... que eu particularmente adoro... no finalzinho, temos a tradicional 'mantecatura', ou seja acrescenta-se umas colheradas de manteiga para que o risoto resulte cremoso... e um toque diferente è acrescentar cubinhos de queijo defumado, o que tiver por ai... ou, no lugar do açafrao, adicionar no final gongonzola... outro queijo aqui da regiao...
Ahhh o teu espaço è lindooo... tanta receitas otimas!

: ))

Renata disse...

Luisa, imagina! Obrigada pelos detalhes, adorei saber do queijo defumado no final, deve ser muito bom! Sobre a mantecatura, eu costumo pular só por causa do acréscimo de gordura, mas sei que os bons risottos levam essa manteiga no final! Mas muito obrigada pelo carinho, espero que volte mais vezes!

Beijo!

Renata disse...

Oi Queila, desculpe a falta de atenção!!! Olha, eu acho que vc pode fazer com o açafrão em pó sim, aí vc vai colocando com moderação e provando, até ficar do seu gosto. Acho que uma colher de sopa deve ser suficiente!

Beijos e desculpe pela demora!!

Luiza disse...

Olà! Tudo bem?

Mas sim, eu tambem quando quero fazer um risotto mais light coloco uma colherinha de nada de manteiga ou nem isso. Aqui usamos o açafrao em pò e se è aquele puro, nao serve mais do que 15 g desmanchado em uma das ultimas conchas de caldo (para cada porçao de risotto). Nos restaurantes mais tipicos de Milao esse risotto vem servido com o ossobuco, prato muito sostancioso, perfeito pro nosso inverno rigososo : )) Tenha um otimo dia!

Renata disse...

Luisa, uau, essa descrição que vc fez me deu até água na boca! Certamente quando for a Milão vou ter que experimentar esse risoto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...